Incêndio a bordo do LSS Vulcano da Marinha Italiana
Um incêndio ocorreu no domingo, a bordo do navio de apoio logístico Vulcano, que está sendo construído no estaleiro Mugiano de Fincantieri, em La Spezia.
De acordo com relatos da mídia italiana, o incêndio ocorreu por volta das 22h30, hora local, e teve origem na praça de máquinas do navio.
O Corpo Nacional de Bombeiros da Itália disse na segunda-feira que o incêndio foi controlado após várias horas de esforços. A intervenção, que incluiu apoio aéreo e aquático, ainda está em andamento, o serviço acrescentou.
Relatórios da mídia local dizem que a embarcação inclinou para um bordo. A extensão dos danos ainda está por ser determinada.
Um porta-voz da Fincantieri confirmou que ninguém foi ferido no incêndio, pois ninguém estava a bordo no momento do acidente. O porta-voz disse ainda que era cedo demais para saber a extensão dos danos e causas do incêndio.
O LSS Vulcano é um navio de 193 metros de comprimento que foi lançado no mês passado em uma cerimônia na qual participaram o ministro da Defesa italiano e outros oficiais de alto escalão.
O navio foi programado para entrega à Marinha em 2019. Ainda não se sabe se o incidente afetará o cronograma de entrega.
NOTA DO EDITOR – Apesar das brincadeiras relacionando o incêndio ao nome do navio, incidentes desse tipo não são incomuns, já que navios em construção usam solda, cabos elétricos e material inflamável em espaços reduzidos. É preciso estar sempre atento, intercalando os turnos de pintura e solda e contar com uma boa equipe de combate a incêndio sempre de prontidão para debelar algum sinistro.
Uma combinação de solda, tiner/ tinta fresca…. Uma centelha já era. Mas pode ser um curto, uma ligação elétrica errada ou mal feita. Tudo pode acontecer em um navio em construção principalmente se o cronograma estiver apertado.
Ou obrigaram algum operário a cumprir o aviso prévio. rsrs
O prejuízo foi bem grande pelo visto !!!
Com ctz o prazo de entrega vai ser bem postergado !!!
Não só o prazo de entrega como também o contrato pois pode ficar impagável este NT, o incêndio durou horas para ser contido, além de quilômetros de fiação e equipamentos a serem trocados, o fogo pode ter comprometido as propriedades físico químicas das estruturas e chaparia. A menos que tenha seguro.
Com certeza que este prazo não será cumprido.
realmente uma fatalidade horrível, mas que serve pra mostrar que acidentes acontecem em qq lugar.
imagina se fosse em um navio brasileiro? ia ter muita gente falando em sabotagem…
Ou se fosse em navio Chinês iriam dizer que é Ching Ling.
Trabalhei em estaleiro, o trabalho de acabamentos e bem difícil… Temos varias equipes fazendo vários serviços ao mesmo tempo e temos que prever todos eventos , se combinados ocorrem os perigos …….Mas para ter um incêndio realmente teve uma falha do pessoal de segurança em prever ou impedir que ocorressem serviços que não podem ocorrem…. Vai ter que ser trocada a superestrutura toda incendiada…..
Que navio lindo! Ainda bem que ninguém se feriu.
Não é porquê somos postulantes a um NT inglês mas, os da classe classe Wave são mais bonitos.
Um baita prejuízo num belo navio.
Uma pena, mas ninguém se feriu, o que é mais importante.
Coitados dos eletricistas pra saber qual cabo é qual ali naquela boleira de fio.
Esse já era
O que me faz refletir… A MB está correndo contra o tempo para entregar o primeiro submarino em dezembro. 24 horas por dia, 80 trabalhadores se revezando em turnos. Espero que nenhum erro aconteça por causa do calendário apertado.
Marcos,
Não vi nenhuma pista de haver desespero com calendário atropelando a segurança, quando estive lá.
Pelo contrário, os cronogramas foram dilatados mais de uma vez, por razões principalmente orçamentárias, algumas vezes técnicas, e não diminuídos.
Trabalho de chapas como no caso de navios não devem ser feitos em turno da noite. Salvo emergências. O trabalho noturno, se não habitual, provoca muitos erros a serem corrigidos no turno do dia. Dai cair muito a produtividade do turno da noite. Quer celeridade? Divide o trabalho em módulos e poe equipes distintas em cada módulo. Depois junta tudo. Assim vimos nas River. É o sistema que melhor rende. Incentivos a produção só em equipes de alta qualidade ou vira patifaria de má fé.
Onde está escrito que estavam realizando trabalhos num domingo a noite no navio ?
Se existem turnos, qquer tarefa pode ser executada, desde que com segurança e técnica na aplicação…Corrigir erros é retrabalho e não cremos que a MB tenha esta disposição no seu portfólio…vamos nos ater ao fatos reais não a elocubrações…
Passados dois dias do incêndio, silêncio quase absoluto da mídia italiana. Exceção a jornais da zona de La Spezie preocupados com o destino dos trabalhadores terceirizados (estima-se 500) que não terão direitos tutelados como os 50 operários que Fincantieri já deixou em casa.
Uma lição para nós, Brasileiros, que adoramos meter o pau nas nossas empresas e instituições: roupa suja se lava em casa!
Engraçado, a tua observação me fez lembrar de um amigo, pai de um grande amigo e que era espanhol da Galícia, que me disse algumas vezes que achava um grande erro o costume brasileiro de denegrir a imagem do país. A opinião dele era de que a nossa mídia fazia uma questão enorme de divulgar os nossos fracassos e que os sucessos não eram divulgados com o mesmo “entusiasmo”. Ele concordava de que a justiça sempre tinha que ser feita, mas sem o estardalhaço de divulgar para o mundo inteiro as nossas falhas. Ele adorava o Brasil e o defendia,… Read more »
A mídia brasileira trabalha contra o Brasil, basta ver a situação que chegamos. Gaste 5 minutos lendo G1, Uol, Folha etc…sem falar os blogueiros sujos ligados a partidos e jornais estrangeiros como BBC, MSN, Elpais. Leia isso e terá 2 consequências: depressão e desinformação.
Pelo que li na reportagem e no vídeo o navio deu PT, triste, tomara que eles consigam recuperá lo porque incêndio naval é complicado, a estrutura fica comprometida e a recuperação além de cara a embarcação nunca mais fica a mesma. E nem venham com “eles podiam cedê lo ao Brasil”, tirando o Atlântico e alguns outros navios a MB já tem muita sucata pra lidar.
Sem vítimas, ótimo.
Se na Itália foi com fogo, nos EUA foi com água…dias atrás o futuro USNS Miguel Keith (T-ESB 5)
que encontra-se em construção em San Diego teve a doca seca onde encontra-se, inundada, não houve feridos ,os danos estão sendo acessados e também não se sabe se haverá atraso na entrega do navio, originalmente programada para a segunda metade do ano que vem.
Prezado Dalton, ja estive envolvido na recuperaçao de instalaçoes eletromecanicas inundadas (varias) e/ou que sofreram incendio (algumas). Realmente sao eventos lastimaveis que , infelismente, ocorrem. Os efeitos de inundaçoes sao mais faceis de contornar se, como me parece ter sido o caso, o alagamento for relativamente lento; em suma, sempre é um trabalho ingrato e demorado, porque primeiro tem que remover tudo que tenha sido atingido e danificado e depois reinstalar. Se analisarmos sitemas de dutos, tubulaçoes, equipamentos mecanicos, estruturas em geral, em areas inundadas normalmente conseguimos recuperar integralmente. Paineis eletricos, em parte. Sistemas digitais ate alguma coisa recuperamos. Agora,… Read more »
No caso do navio americano Rommelqe, suspeita-se de uma pobre condição da doca seca onde ele está sendo construído, já antiga e que deveria ter recebido mais investimentos…de qualquer forma algo muito raro e não lembro de já ter lido algo semelhante como uma doca seca ser invadida pela água, deslocando o navio em construção e inundando-o o que foi facilitado por ainda estar em construção.
.
Já no caso de incêndios é bem mais comum, tanto durante a construção quanto durante períodos de manutenção e concordo com você que os danos serão mais significativos quando envolvendo fogo.
Prezado Dalton, como trabalho ha anos com hidreletricas, naturalmente estamos mais à mercê de inundaçoes. Mas, como disse, tambem ja tive que enfrentar rescaldos de incendios, nao necessariamente so em hidros (tambem ja trabalhei muito com outras instalaçoes industriais, inclusive termoeletricas).
No caso da doca seca, as comportas que contem a agua do mar possuem sistemas de vedaçao muito similares aquelas das usinas. Acho que faltou manutençao mesmo, concordo contigo! Grande abraço!
Naval Group e Fincantieri estão tentando formar uma aliança e meio que fundir suas operações de construção, pesquisa e comercialização de meios de superfície. Uma das intensões com essa aliança é que os franceses aparentemente, vão comprar 3 LSS Vulcano, com opção pra mais 1.
FREDA e o Porta Aviões aparentam ser os próximos passos.
O VULCANO fez jus a seu nome, entrou em erupção !
Tava realmente demorando algum “comentarista” fazer a piadinha pronta e sem graça.
Que falta de humor, hein?
Pensei exatamente a mesma coisa. O negócio é “lacrar” né…
O fato de não ter havido vítimas fatais é reconfortante. Aliás, pelas fotos, parece que a única vítima fatal foi a própria embarcação. Aguardemos notícias .
Esse meu comentário foi concordância ao escrito pelo mk48. Como eu e o Montana postamos quase ao mesmo tempo, ficou parecendo que concordei com ele, o que não é verdade. Também sofro desse mal: falta de humor em certas ocasiões.
A piada não foi ruim, foi até muito boa.
Qual o problema em fazer um pouco de graça? Morreu alguém? Não! Alguem se feriu? Não! Então, qual o problema? Aquilo ali, o navio, é só um amontoado de material inanimado…..aço, alumínio, plastico, tintas, fios, cabos…..queimou? Destruiu? Que pena! Mas, um pouquinho de humor inofensivo não faz mal a ninguém!
MK 48
Meu comentário sobre trabalho noturno se originou num post paralelo em que um dabatedor comentou que as obras do PROBUB estão tocadas no ritmo dia e noite. Ou a toque de caixa como se diz no popular. Abço.
Floriano, boa tarde. Eu tambem li o post ao qual você se refere e o Nunão prontamente respondeu dizendo que desconhecia o fato. Ocorre que salvo umas pouquíssimas pessoas, a maioria dos que escrevem aqui não fazem a mínima noção do que estão falando, inventam situações e chutam mesmo. Como o espaço do Blog é livre, escrevem qualquer besteira, misturam os assuntos, trazem suas ideologias e etc…… É uma pena, mas depois que o blog cresceu ficou assim, por mais trabalho que os mediadores tenham, sempre há muita besteira e desinformação escrita. Mas se serve de consolo, no FORTE é… Read more »
Mk48, os mediadores não desistiram de moderar, é que é muito trabalho para pouco tempo. No ForTe vamos melhorar. São 10 anos de Trilogia Forças de Defesa, mas seguimos adiante com paciência, apesar da ingratidão de alguns.
Galante,
Acompanho suas reportagens desde o tempo que só existia o site do Naval, não havia nada de Trilogi,apenas passei a comentar há pouco tempo.
Nesta condição foi que fiz minha crítica. Os elogios mais do que merecidos já os faço há tempos. Portanto não se trata de ingratidão, muito pelo contrário.
Ocorre que critica ninguém gosta de receber, mas fiz no intuito de alerta-Los sobre o que acontece hoje na Trilogia e em especial no FORTE.
Um abraço.
Bem, Vulcano ou Vesúvio, a destruição foi a mesma…
As forças do mundo livre ocidental sofreram uma pesada perda com o sinistro deste belo barco. Os italianos merecem nossa simpatia como incentivo para retomar os trabalhos, limpar a sujeira e concluir esta embarcação. O nome Vulcano evoca o deus das forjas e do trabalho com metais. Nada a ver com a montanha vulcânica. Nem deve ser motivo de deboche um fato tão lamentável.