Incêndio a bordo do LSS Vulcano da Marinha Italiana
Um incêndio ocorreu no domingo, a bordo do navio de apoio logístico Vulcano, que está sendo construído no estaleiro Mugiano de Fincantieri, em La Spezia.
De acordo com relatos da mídia italiana, o incêndio ocorreu por volta das 22h30, hora local, e teve origem na praça de máquinas do navio.
O Corpo Nacional de Bombeiros da Itália disse na segunda-feira que o incêndio foi controlado após várias horas de esforços. A intervenção, que incluiu apoio aéreo e aquático, ainda está em andamento, o serviço acrescentou.
Relatórios da mídia local dizem que a embarcação inclinou para um bordo. A extensão dos danos ainda está por ser determinada.
Um porta-voz da Fincantieri confirmou que ninguém foi ferido no incêndio, pois ninguém estava a bordo no momento do acidente. O porta-voz disse ainda que era cedo demais para saber a extensão dos danos e causas do incêndio.
O LSS Vulcano é um navio de 193 metros de comprimento que foi lançado no mês passado em uma cerimônia na qual participaram o ministro da Defesa italiano e outros oficiais de alto escalão.
O navio foi programado para entrega à Marinha em 2019. Ainda não se sabe se o incidente afetará o cronograma de entrega.
NOTA DO EDITOR – Apesar das brincadeiras relacionando o incêndio ao nome do navio, incidentes desse tipo não são incomuns, já que navios em construção usam solda, cabos elétricos e material inflamável em espaços reduzidos. É preciso estar sempre atento, intercalando os turnos de pintura e solda e contar com uma boa equipe de combate a incêndio sempre de prontidão para debelar algum sinistro.