Proposta da BAE Systems para o Canadian Surface Combatant

Proposta da BAE Systems para o Canadian Surface Combatant

Proposta da BAE Systems para o Canadian Surface Combatant
Proposta da BAE Systems para o Canadian Surface Combatant, baseada na Type 26

Três equipes de licitantes enviaram suas propostas finais para a construção de uma frota de novas fragatas para a Marinha Real Canadense no âmbito do Programa Canadense de Combatentes de Superfície.

As empresas receberam feedback para revisar suas propostas em maio e o prazo final para a apresentação das propostas finais foi na sexta-feira passada.

Um total de 15 navios CSC deverão ser construídos pela Irving Shipbuilding como contratados principais. O governo espera gastar entre CA$ 55 bilhões e CA$ 60 bilhões no programa, mas um número mais específico será conhecido assim que as empresas apresentarem suas propostas financeiras revisadas, que também deveriam ser divulgadas na sexta-feira.

O Canada’s Combat Ship Team – composto pela Lockheed Martin, BAE Systems e CAE, MDA, L3 Technologies e Ultra Electronics – apresentou sua proposta baseada no Global Combat Ship Type 26 que foi recentemente selecionado pela Austrália como o projeto preferido para o programa de construção de fragatas de vários bilhões de dólares.

“Com o programa Type 26 do Reino Unido à frente do CSC, nosso navio canadense se beneficiará das lições aprendidas nos programas do Reino Unido e da Austrália”, disse Anne Healey, diretora da BAE Systems no Canadá.

“Empresas canadenses como W.R. Davis Engineering em Ottawa, Rolls-Royce em Peterborough e L3 MAPPS em Montréal já começaram a trabalhar no fornecimento de sistemas de alta tecnologia para a Type 26 do Reino Unido, demonstrando as habilidades e capacidades disponíveis da cadeia de suprimentos canadense.”

Um dos outros dois concorrentes é a equipe liderada por Alion Science and Technology, com uma proposta baseada na fragata “De Zeven Provinciën” Air Defence and Command, que está em serviço com a Marinha Holandesa.

“Cada decisão que tomamos para a seleção de equipamentos e integração de sistemas focados em fornecer soluções econômicas que atendam aos requisitos, fornecendo conteúdo canadense robusto”, disse Bruce Samuelsen, diretor de operações da Alion, em dezembro de 2017, quando a Alion anunciou sua participação no programa. “Muitos fornecedores de sistemas originais estão construindo sistemas no Canadá, mas nossos parceiros do sistema de combate estão realmente criando empregos industriais para os canadenses”.

O terceiro licitante é o espanhol Navantia com seu design de fragata F-105. A empresa fará parceria com a Saab e a CEA Technologies para entregar os navios caso ele seja selecionado.

A construtora naval italiana Fincantieri tentou selar o acordo com o projeto da fragata FREMM em uma oferta fora do processo da licitação. A Fincantieri ofereceu a construção de 15 fragatas por um preço fixo de CA$ 30 bilhões, mas o governo disse que não aceitaria a “proposta não solicitada na hora final”.

O governo canadense e a Irving Shipbuilding devem anunciar as propostas vencedoras até o final do ano, com obras iniciadas no início dos anos 2020. Os combatentes da superfície estarão substituindo os destróieres de classe Iroquois do Canadá e as fragatas da classe Halifax.

A Alion Science and Technology oferece a proposta baseada na fragata De Zeven Provinciën Air Defence and Command, que está em serviço com a Marinha Holandesa
A Alion Science and Technology oferece a proposta baseada na fragata De Zeven Provinciën Air Defence and Command, que está em serviço com a Marinha Holandesa

FONTE: navaltoday.com

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments