Programa da Fragata Type 31e é suspenso
O Ministério da Defesa do Reino Unido foi forçado a atrasar o programa da fragata Type 31e.
De acordo com o Jane’s, o processo de aquisição original foi suspenso, pois não houve propostas compatíveis capazes de atingir £ 250 milhões por navio.
“A indústria foi avisada da decisão em 20 de julho em um comunicado da agência Defence Equipment and Support (DE&S). Enquanto os movimentos estão em andamento para desenvolver uma nova competição ‘simplificada’, a pausa significa que a data de entrada em serviço da Type 31e de 2023 agora é colocada em dúvida.”
Durante uma audiência do Comitê de Seleção de Defesa de 2016, o First Sea Lord, senhor Philip Jones, descreveu a embarcação que se tornaria a Type 31e como “um navio muito menos sofisticado. Ainda é um navio de guerra complexo, e ainda é capaz de proteger e defender e exercer influência em todo o mundo, mas é moldado deliberadamente com lições da indústria mais ampla e da tecnologia disponível no mercado para torná-lo mais atraente para atuar no extremidade inferior do espectro das operações da Royal Navy”.
O Jane’s descreveu o navio como uma “fragata crível” que cobrirá “segurança marítima, operações antiterrorismo marítimo e contra-pirataria, tarefas de escolta e apoio de fogo naval situadas entre a capacidade de ponta oferecida pela Type 26 e Type 45, e as missões realizadas pelos cinco OPVs Batch II da classe River planejados”.
Um gráfico de setembro de 2017 divulgado pela Royal Navy enfatizou a adaptabilidade modular e a construção flexível do design para oportunidades de exportação. Os requisitos essenciais da fragata Type 31e incluem canhão de 76 mm ou maior, sistemas de defesa de ponto, hangar e um convés de voo para o Wildcat ou helicóptero de dez toneladas, com por uma tripulação de cerca de 100 com espaço para mais 40 pessoas. Um preço de 250 milhões de libras por navio foi estabelecido para o primeiro lote de cinco fragatas, que deveriam entrar em serviço na RN a partir de 2023 para substituir cinco fragatas de uso geral Type 23.
Os dois navios concorrentes são a Arrowhead ofertada pela equipe Babcock/Team 31, e a Leander, da BAE/Cammell Laird.