RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke

RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke

RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke
RFA Wave Ruler reabastecendo a fragata Type 23 HMS Iron Duke

Com reorganização da Frota de Apoio britânica, navio poderá ser negociado para venda

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

A troca de informações é, por enquanto, totalmente extraoficial. Mas parece bem assegurada.

A Marinha do Brasil (MB) foi informada de que um navio-tanque classe Wave será aposentado da Frota Real Auxiliar (Royal Fleet Auxiliary, ou RFA) no ano que vem, possivelmente ainda no 1º semestre; e os britânicos já sabem que a MB se interessa por essa grande unidade, de 196,5 m de comprimento, 31.500 toneladas de deslocamento e capacidade de transportar 16.000 m³ de líquidos e 150 toneladas de alimentos frigorificados.

A RFA opera o Wave Knight (A389) e o Wave Ruler (A390), que foram comissionados em abril de 2003, com apenas 19 dias de diferença.

Não se sabe qual deles irá de baixa, e ainda não houve visita de militares brasileiros a qualquer um dos dois. Não houve convite informal dos britânicos para tanto, e muito menos autorização da Royal Navy (RN) para isso.

Uma fonte da MB resumiu para o Poder Naval:

“Eles devem estar esperando a data de desativação do navio para avançar nas negociações, e agendaremos inspeção no navio. Nós sabemos que eles irão retirar o navio e eles sabem que nós o queremos.  É questão de ajuste de preço, forma de pagamento e da opinião pública britânica esquecer a venda do Ocean”.

A atitude discretíssima, tanto da Marinha Real quanto do Ministério da Defesa do Reino Unido, correspondem a exatamente isso: um esforço cuidadoso para que a desativação do classe Wave não submeta a área militar do governo Theresa May ao mesmo dilúvio de reclamações, lamentos e indignação que se produziu na Inglaterra após a notícia de que o porta-helicópteros HMS Ocean seria transferido à Marinha do Brasil.

HMS Ark Royal e RFA Wave Knight, em 2010
HMS Ark Royal e RFA Wave Knight, em 2010

 

Reorganização – Segundo o que foi dado aos militares brasileiros conhecer, no decorrer dos próximos dois anos, a RFA será reorganizada à base de seis navios: quatro novos Classe Tide, de 39.000 toneladas, que vem sendo construídos pelo estaleiro sul-coreano DSME (o primeiro, Tidespring, entregue em novembro do ano passado), o petroleiro de Esquadra Fort Victoria (A387), de 33.675 toneladas, comissionado em 1994, e o classe Wave que não for descomissionado.

A notícia de que a RFA vai disponibilizar um Wave foi passada à MB no fim do primeiro semestre, mas a história das ligações dessa classe com a MB é bem mais antiga.

Em outubro de 2010, quando a BAE Systems formalizou para os militares brasileiros sua disposição em disputar o PROSUPER (Programa de Obtenção de Meios de Superfície), Alan Johnston, Managing Director da divisão de Navios de Superfície da BAE Systems, assinou um comunicado oficial que dizia: “Acreditamos que essa abordagem de parceria estratégica, combinada com nossos comprovados projetos de navios, trará força à indústria brasileira e dará à Marinha brasileira confiança em nossa capacidade de oferecer solução acessível para atender às suas futuras necessidades de sua capacidade naval (…) a companhia [BAE] propôs uma variante do navio-tanque Wave Class, da frota da Royal Navy, adaptada para atender às necessidades específicas de aviação, estocagem e pessoal da Marinha do Brasil”.

No Rio, o assunto da obtenção do Classe Wave já está a cargo da nova Diretoria de Gestão de Programas da Marinha – DGePM –, antiga Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM).

Esvaziamento – Durante a atual gestão do almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira à frente da Força Naval, a vasta área de competência da Diretoria-Geral de Material da Marinha (DGMM) – que concentrava boa parte das atividades da Força em terra – já foi podada duas vezes.

A primeira aconteceu em novembro de 2016, quando a Marinha alterou a denominação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha para Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) – uma transformação que incorporou à nova Diretoria-Geral o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa Nuclear da Marinha (PNM), a ela agregando as organizações militares de gestão de CT&I da Marinha e de gestão do PROSUB e do Programa Nuclear da Marinha.

A DGDNTM foi entregue ao almirante (submarinista) Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, um dos oficiais de maior visibilidade do Almirantado atualmente.

A segunda perda na área de atuação da DGMM ocorreu no início deste ano, com a transformação da DGePEM na agora toda-poderosa DGePM (atualmente sob o comando do almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar).

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