DSCA aprova venda à Holanda de 106 kits Mk.54 de conversão de torpedos
O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) para a Holanda de 106 kits MK.54 de conversão de torpedos.
A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) disse em uma declaração de 31 de julho que a Holanda solicita a compra de 106 kits de conversão de torpedos Mk.54 de guerra antissubmarino (ASW).
A aprovação inclui contêineres de torpedos, acessórios de lançamento aéreo para aeronaves de asa rotativa, sobressalentes, bem como outros equipamentos e suporte, e estão avaliados em aproximadamente US$ 169 milhões.
A Royal Netherlands Navy pretende atualizar seus atuais torpedos Mk.46 para o Mk.54 com a compra desses kits. A Holanda não terá dificuldade em absorver os torpedos Mk.54.
O contratado principal será o Raytheon Integrated Defense System, Portsmouth, Rhode Island. Não existem acordos de compensação conhecidos propostos em relação a esta venda potencial.
SAIBA MAIS:
Baita Upgrade…
O Mk54 é uma evolução do Mk46, otimizado para combate em águas rasas.
Deveríamos desenvolver um modelo leve de torpedo e u modelo pesado. Sei que pode demorar. Porém se ledo engano já tivemos uma antiga fábrica de torpedos a qual se pretendia desenvolver a fabricação deste artefato. A fábrica ficava no antiga Ponta da Armação na Ponta da Areia em Niterói, RJ. Um torpedo desenvolvido localmente seria um avanço e tanto em tecnologia. Porém isto não depende apenas da minha opinião e sim das prioridades da MB.
Já temos em andamento um projeto de torpedo pesado nacional.
Obrigado Sr. MK 48.