DGA recebe o BSAH Rhône, 2º Navio de Assistência e Apoio Offshore
A Agência Francesa de Defesa (DGA – Direction générale de l’armement) aceitou a entrega do segundo BSAH (Bâtiments de Soutien et d’Assistance Hauturiers ou Navio de Apoio e Assistência offshore) Rhône (A603) construído pela Kership, uma “joint venture” criada pelos estaleiros Piriou e pelo Naval Group, em julho 2018.
O terceiro BSAH – o Seine (A604), receberá seu novo comandante militar em setembro próximo em Concarneau. Sua entrega está prevista para o primeiro trimestre de 2019 e a entrega do 4ª navio – o Garonne (A605) – está prevista para o verão de 2019.
O sucesso deste programa para a Marinha Francesa é fruto do objetivo comum do Piriou e do Naval Group de criar um líder global em embarcações de padrão civil dedicadas à ação estatal em guarda costeira, polícia, polícia militar, alfândega etc., pela implementação de complementaridades industriais.
A Kership se beneficia da experiência do Naval Group em mercados de defesa naval e da Piriou para embarcações de padrões civis. Envolvida em vários programas importantes para o Estado francês, a Kership tornou-se em poucos anos o primeiro fornecedor de embarcações dedicadas à ação estatal no mar para a Marinha Francesa.
Observar também que:
- O BSAH Loire (A602), primeira unidade entregue em março de 2018, acaba de realizar seu desdobramento de longa duração.
- O BSAH Rhône chegou em abril de 2018 ao seu porto de origem em Brest, onde foram realizadas a integração dos sistemas de informação e comando, bem como os testes contratuais e de qualificação, juntamente com os recursos estatais fornecidos pela Agência Francesa de Defesa e pela Marinha Francesa.
Missões do BSAH
A diversidade das missões levou a Kership a propor um navio de abastecimento com uma capacidade de reboque de 80 toneladas de tração, uma velocidade de navegação de 14 nós e uma autonomia significativa de cerca de 30 dias sem reabastecimento ou ressuprimento durante as operações.
Eles serão equipados com um barco de 8 metros, vários RHIBs e um guindaste para carregar e descarregar contêineres. O BSAH poderá acomodar mergulhadores, transportar armas e munições, apoiar submarinos e navios de superfície, rebocar antenas submarinas, bem como lançar uma barragem de controle de poluição.
Principais características do BSAH
Comprimento Total: 70,30 m
Boca: 15,80 m
Calado: 5,00 m
Deslocamento: 2.700 toneladas
Área de carga no convés: 250 m²
Velocidade: 14 nós
Casco/superestrutura: Aço
Tripulação: 17 (tripulação) + 12 passageiros
Motor: 2 x 2 650 quilowatts
Geradores: 2 x 300 kWe
Sim, a MB já está dando um passo nesse sentido com os NApOc da classe Mearim. Mas um navio assim, projetado desde o ínicio para as necessidades modernas de uma marinha seria ainda mais interessante. Acho o conceito excelente, e me parece bastante útil ao Brasil, pois pode exercer diversas funções – uma espécie de Imperial Marinheiro do século XXI. Já falei em outro post, mas a Damen tem uma família de navios com o mesmo conceito, desde 660t (este inclusive com capacidade fluvial pelo seu baixo calado e hélices em túneis garantindo o fluxo de água em águas rasas) até… Read more »
Acho sensacional.
A Kership tem um projeto nessa linha.
http://www.kership.com/en/vessels/lspv-90
Muito interessante.
Reforça o acerto da MB em investir nos 3 AHTS .
São navios de apoio versáteis e econômicos de operar.
Belo navio!
Cadê o pessoal reclamando que ele é desdentado e querendo botar um VLS nele? Rsrsrs
É só esperar que vão sugerir um F-35 no convôo e perguntar se dá para colocar um Artisan 3D nele para apoiar o Atlântico enquanto as novas escoltas de propulsão nuclear e 35 mil toneladas de deslocamento não chegam…. rs
Comentarios perfeitos dos srs Almeida e Helio kkkkkkk sem mais kkkkk
Já que o projeto das Tamandaré parece que não vai sair a MB podia pensar em comprar navios desse tipo, ia dar menos problema e sairia mais barato, falando nas Tamandaré, pelo visto elas estão mais distantes, ao que parece nenhuma das participantes atenderam 100% do que era pedido no RFP, a short list deve atrasar pelo menos mais 30 dias do que o anunciado( 27 de Agosto) e o TCU parece que tá em cima questionando, periga dessa concorrência ser cancelada como alguns já vem falando por aqui, espero que isso não aconteça
Por favor, de onde o Senhor extraiu essas informações privilegiadas sobre o encerramento do Processo de obtenção da Classe Tamandaré? Poderia dividir a fonte conosco? Pois nem mesmo aqui o Oficialato da força e a mídia especializada teve talo informação.
Att
Bezerra (FN).
Adsumus
Esse BASH é uma versão um pouco mais parruda que o B2M, que os franceses já compraram 4.
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Navio sensacional.
http://www.kership.com/en/vessels/b2m
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Tenho profunda inveja dos novos projetos dos franceses, no tocante a patrulha. BASH, B2M e PLG são sensacionais…
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“A Kership se beneficia da experiência do Naval Group em mercados de defesa naval e da Piriou para embarcações de padrões civis.”
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A Kership também englobou a variante de Patrulha da família Gowind, dando origem a novas variantes baseadas no projeto do L’Adroit. Apenas a versão militar do navio ainda continua com o Naval Group.
Jr Nenhum concorrente cumpriu os requisitos mínimos desejados pela Marinha. Com isso a Marinha vai convoca-los para que corrijam as propostas. Acho mais fácil a Marinha se adaptar ao que lhe foi entregue do que os concorrentes mudarem suas propostas. Além disso, a judicialização de nosso país fez com que tudo seja questionado judicialmente. Eu aposto que, quando forem escolhidos os 3 finalistas. Os demais questionem judicialmente. Depois de alguns anos, quando o programa for retomado, e tiver um vencedor. Os outros 2 questionarao. Vão mesmo arquivar mais este programa. A Marinha errou em fazer concorrência. Deveria ter feito o… Read more »
Amigo, acho que a intenção não seja realizar uma licitação. Creio que a intenção seja selecionar a melhor proposta e contratar por dispensa de licitação. Além disso, com meras especulações, o senhor e o Jr estão concluindo algo que está apenas na cabeça de vocês e outros especuladores. O processo é isso aí mesmo. Pode e provavelmente irá ocorrer impugnações. Mas faz parte do processo e já é previsto pelo corpo técnico da MB. Por ora, o programa está seguindo seu curso e não há o que se falar em arquivamento. Quanto às propostas, se nenhuma agradar, a MB seguirá… Read more »
Especulação?
Leia a nova matéria aqui do Naval. Não fale do que não sabe e não acuse ninguém para não ser acusado.
Tenha respeito e educação ao contrapor um comentário.
Caro foca, pelo menos 4 propostas se equivalem ou superam os requisitos do Projeto CV3 deste certame, a data para divulgação da lista curta com os três finalistas está mantida e amplamente divulgada para a mídia externa e nos comunicados internos da força.
Att
Beserra (FN).
Adsumus
Companheiro FN,
Torço muito por esse programa e outros da Gloriosa. Ninguém mais do que nós de Marinha queremos utilizar equipamentos de ponta, mas parece que até os competidores jogam contra. Imagine então TCU e judiciário.
Adsumus
Motor: 2 x 2 650 quilowatts
Correto ?
Sim, isso dá algo como 3500 HP.
Aproveitando o assunto dessa matéria (Navio de Assistência e Apoio) Para fazer um questionamento:
-Alguém saberia informar o motivo do PHM Atlântico ter se desviado “centenas de milhas” e está indo para o porto das Ilhas Canárias, afinal foi dito que iria sair de Lisboa e iria direto para o Rio de Janeiro, e esse desvio de rota que fez não era programado. Pena não estar navegando com nenhum navio de apoio. Podem conferir a posição dele no link abaixo:
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-15.7/centery:28.7/zoom:7
Roger,
Não sei te responder, mas achei estranho desde o início que o tempo de trânsito programado de 18 dias do PHM Atlântico para sair de Lisboa para o Rio.
Essa informação que você postou explica a razão deste tempo tão longo de trânsito, mesmo considerando que ele esteja navegando em velocidade econômica para economizar no combustível.
O Atlântico deverá encontrar com a fragata Liberal, estas são as informações não confirmadas, vocês que tem acesso veja como a Liberal está empurrando águas. Veja rota se convergem.
Bem… estava aqui “escaneando” no marine Traffic, como procurar uma agulha no palheiro, e eis que encontrei atracado o NE Brasil (U27) no Porto de Las Palmas, será que houve alguma necessidade operacional deles ficarem tão próximos, visto que o PHM Atlantico passou ao lado do porto, mas não atracou ? Valeia checar isso.
Falando em barcos pequenos, os Suecos ainda possuem e fabricam umas lanchas torpedeiras com um Bofors 40 mm, a meia nau. e de cada lado um tubo lança torpedo. Na proa um lançados de míssil AA, deve ser um Bofors 70 ou coisa parecida.. Deslocando 50 nós a toda a máquina. Será que ainda existe outra marinha com esse equipamento?