Concepção em 3D da corveta classe Tamandaré

Concepção do projeto da corveta classe Tamandaré

Concepção da corveta classe Tamandaré projetada pelo CPN
Concepção da corveta classe Tamandaré projetada pelo CPN

Segundo uma fonte ligada à concorrência das corvetas classe Tamandaré ouvida pelo Poder Naval, a divulgação da “short list” das propostas não ocorrerá mais em 27 de agosto, mas deve ser adiada para o final de outubro.

Em 18 de junho de 2018, a Marinha do Brasil (MB) informou a entrega das propostas pelas empresas interessadas no Projeto Corvetas Classe “Tamandaré”.

A proposta vencedora será responsável por todo processo que envolve a seleção de fornecedores e tudo que envolve a construção e integração de sistemas e armamentos as corvetas.

A seleção considerará a melhor oferta para aquisição/construção no Brasil das quatro corvetas da Classe Tamandaré. Neste processo será analisada apenas uma proposta por fornecedor, que deverá considerar duas opções, onde a primeira trata-se do projeto de corvetas desenvolvido pela Marinha do Brasil, sendo de sua propriedade intelectual.

Na segunda opção a Marinha do Brasil abre a oportunidade da proponente ofertar um projeto de sua propriedade intelectual, o qual será denominado NAPIP (Navio de Propriedade Intelectual do Proponente). Porém, nesta segunda opção, caberá a empresa atender as seguintes condições exigidas pela Marinha do Brasil para aceitação do NAPIP:

  • O proposto deverá atender ou superar os requisitos/capacidades do projeto desenvolvido pela MB, com relação aos sistemas, subsistemas, sensores e armamentos previstos no projeto de concepção da força.
  • A proponente deverá ter construído navios com base no projeto do NAPIP, comprovando suas capacidades.

A classe Tamandaré – A Corveta Classe “Tamandaré” (CCT) foi projetada pelo Centro de Projetos de Navios da Marinha do Brasil (CPN) com detalhamento contratado à Vard. A CCT é uma evolução das classes “Inhaúma” e “Barroso”, e em relação a esta última, aproveitou a maior parte das linhas comprovadas do casco, diferenciando-se porém pela ampliação da boca (largura) em cerca de um metro e meio.

Nove propostas

Segundo a MB, foram recebidas, após a análise documental, 9 (nove) propostas comerciais que passaram desde então a serem analisadas sob os pontos de vista técnico, jurídico, fiscal e orçamentário/financeiro.

As referidas propostas indicaram a participação das seguintes empresas nacionais e internacionais, em formação de consórcios ou em grupos de empresas, as quais permanecem no processo de escolha da Melhor Oferta:

Type 31e da BAE Systems
Type 31e da BAE Systems
  • BAE Systems, CONSUB Defesa Tecnologia S.A. e MAC LAREN Oil Estaleiros Ltda.
Meko A100 Light Frigate oferecido à MB
Meko A100 Light Frigate da Thyssenkrupp
  • Consórcio “ÁGUAS AZUIS” – ATECH Negócios em Tecnologias S.A, EMBRAER S.A e THYSSENKRUPP Marine Systems GmbH, contando com as seguintes empresas subcontratadas: ARES Aeroespacial e Defesa S.A, Fundação EZUTE, OCEANA Estaleiro S.A, OMNISYS Engenharia Ltda, SKM Eletro Eletrônica Ltda e WEG equipamentos elétricos S.A.
Sigma 10514 oferecida para ser a classe Tamandaré
Sigma 10514 da Damen, em maquete da versão oferecida no programa da classe Tamandaré
  • Consórcio “DAMEN SAAB TAMANDARÉ” – DAMEN Schelde Naval Shipbuilding B.V e SAAB AB, contando com as seguintes empresas subcontratadas: CONSUB Defesa e Tecnologia S.A, WEG equipamentos elétricos S.A, e WILSON SONS Estaleiros Ltda.
Corveta da Fincantieri para o Qatar
Corveta da Fincantieri
  • Consórcio “FLV” – FICANTIERI S.p.A, LEONARDO S.p.A e VARD PROMAR S.A., contando com as seguintes empresas subcontratadas: Fundação EZUTE e ARES Aeroespacial e Defesa S.A.
Gowind 2500
Gowind 2500 do Naval Group
  • Consórcio “VILLEGAGNON” – NAVAL GROUP, ENSEADA Indústria Naval S.A e MECTRON S.A.
Concepção em 3D da Corveta classe Tamandaré
Concepção em 3D da Tamandaré. O Goa Shipyard Limited optou por concorrer com o projeto do CPN
  • GOA Shipyard Limited, INDÚSTRIA NAVAL DO CEARÁ (INACE), Fundação EZUTE e SKM Eletro Eletrônica Ltda.
Corveta proposta pelo GRSE
Corveta proposta pelo GRSE
  • GRSE – Garden Research Shipbuilder Engineers, ELBIT Systems Ltd e SINERGY Group Corporate.
Proposta da STM turca para a classe Tamandaré
Proposta da STM turca para a classe Tamandaré
  • STM, Estaleiro BRASFELS Ltda., Fundação EZUTE, THALES, e OMNISYS Engenharia Ltda.
Projeto 58300 Amazonas da Ukrinmash
Projeto 58300 Amazonas da Ukrinmash
  • UKRINMASH, THALES e AMRJ.

Cruzador classe Slava

Casco do cruzador Ukrayina da classe Slava
Casco do cruzador Ukrayina da classe Slava oferecido ao Brasil

A proposta mais inusitada é a oferecida pela Ukrinmash da Ucrânia, que além da corveta Project 58300 disponibiliza como offset o casco do cruzador Project 1164 classe “Slava”, que o jornalista Roberto Lopes divulgou em primeira mão no Poder Naval em 13 de julho.

O site Defesanet confirmou a informação ontem e incluiu dados adicionais da proposta:

“Transferência para a MB do cruzador de mísseis de “Projeto 1164” (“Atlant”), que será restaurado e desmilitarizado na Ucrânia para posterior entrega no Rio de Janeiro. De acordo com a decisão da Marinha quanto ao emprego do navio e sua nova configuração, esse importante meio naval será modernizado por especialistas ucranianos, já em solo brasileiro, com a implementação de um novo conjunto de documentos de projeto a ser desenvolvido pelo SRDSC, que incluirá modernos sistemas de combate e armamento, de comunicações, de navegação, dentre outros, a critério da MB. É importante notar que o cruzador permanece em água doce, sendo submetido a um programa contínuo de armazenamento e preservação em acordo com normas e procedimentos específicos.”

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