Irã revela novo míssil balístico antinavio
O Irã divulgou em 13 de agosto um novo míssil balístico anti-navio chamado Fateh Mobin. A nova arma é baseada no míssil Fateh 110 existente
TEERÃ (FNA) – O ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Amir Hatami, assegurou à nação que o país continuará avançando nos campos de defesa e mísseis, independentemente das ameaças e sanções dos inimigos.
“O poder de mísseis da República Islâmica do Irã é um poder de dissuasão defensivo e, como prometi a nosso querido povo, não pouparei esforços para aumentar as capacidades de mísseis do país e, certamente, aumentaremos nosso poder de mísseis diariamente”. Hatami disse, dirigindo-se a uma cerimônia para revelar um novo míssil de produção nacional chamado “Fateh Mobin” em Teerã, na segunda-feira, 13 de agosto.
Ele se referiu às ameaças dos inimigos contra o Irã por suas capacidades de mísseis e disse: “O que é dito sobre o poder de defesa e mísseis da República Islâmica é uma reivindicação barata e infundada e uma clara interferência, e a grande nação iraniana não permite a nenhuma potência estrangeira interferir em sua defesa e assuntos militares”.
O general Hatami descreveu o poder de defesa e mísseis do Irã como dissuasão e disse: “Se Deus quiser, vamos nos esforçar para fortalecer essa capacidade de defesa dia após dia”.
Ele também sublinhou a determinação do Irã de aumentar ainda mais seu poder de defesa em todos os campos, apesar das sanções, pressões e guerra psicológica dos inimigos.
Em declarações relevantes em julho, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Qassemi, renovou a posição do Irã sobre seu programa de mísseis e disse que as atividades de defesa do país são uma linha vermelha enquanto não representam ameaça para outros países.
“O Irã anunciou repetidamente que suas atividades de mísseis fazem parte da política de dissuasão da República Islâmica e foram perseguidas de acordo com os interesses nacionais do país e pela proteção de sua dignidade e território, como é o caso de qualquer outro país independente”, Qassemi disse.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã sublinhou que as atividades de mísseis do Irã não são contra nenhum país e só têm caráter defensivo.
FONTE: farsnews.com