PHM Atlântico: características técnicas e operacionais
O projeto LPH do HMS Ocean emprega as linhas básicas de casco dos navios-aeródromo da classe “Invincible”, construído de acordo com padrões mercantes modificados para manter os requisitos da Marinha quanto à segurança, resistência do navio, integridade estanque e combate a incêndios.
O estaleiro Kvaerner Govan (agora chamada BAE Naval Systems Glasgow) construiu o casco para se adequar às Normas de Engenharia Naval e às Regras da Sociedade Classificadora, instalou as máquinas de propulsão e os sistemas de navegação e equipou parcialmente o navio. Após o lançamento, o HMS Ocean foi entregue ao estaleiro VSEL navegando com sua própria propulsão para ser equipado com armas, sensores e equipamentos de comunicação.
O projeto é reconhecidamente um derivado dos navios da classe “Invincible”, com uma superestrutura muito longa que percorre mais da metade do comprimento do navio a boreste. O convés de voo é ininterrupto de proa a popa sem o castelo de proa aberto como os navios da classe “Invincible”, que eram equipados com um lançador de mísseis Sea Dart e um ski-jump. O navio é movido por motores a diesel, em vez de turbinas a gás, e possui uma única chaminé em vez de duas dos “Invincible”.
O uso de uma única chaminé melhora as restrições na capacidade do convés do hangar, que era restrito nos “Invincible” pelo espaço necessário para as entradas de ar e escapamentos das turbina a gás. O convés de voo com seis spots operacionais tem 170 metros de comprimento e 32,6 metros de largura e possui dois elevadores de aeronaves. Quatro embarcações de desembarque de pessoal são montados em turcos laterais. O navio pode transportar até 40 veículos, mas não pode transportar tanques pesados.
Características operacionais
A principal missão do navio é facilitar o lançamento rápido de uma força de assalto por helicóptero e embarcações de desembarque.
O navio transporta uma tripulação de 255 militares, destacamento aéreo de 206 e 480 fuzileiros navais. Pode acomodar mais 320 fuzileiros navais em uma emergência a curto prazo.
Uma força militar de até 800 homens equipados com artilharia, veículos e suprimentos pode ser transportada e mantida a bordo. Geralmente, o navio é caracterizado por um alto grau de flexibilidade em suas características operacionais.
O convés do hangar (abaixo do convés de voo) tem capacidade para 12 grandes helicópteros como o Sea King Commando ou Merlin HC2 que transportam tropas. Podia operar com o Chinook também, mas este não cabia nos elevadores e portanto não podia ser hangarado no convés inferior.
No Brasil serão empregados os helicópteros UH-15 Super Cougar e SH-16 Sea Hawk, além dos AH-11B Super Lynx.
Se necessário, o navio pode transportar até 18 aeronaves adicionais. As aeronaves poderiam incluir no máximo mais seis helicópteros de transporte de tropas, seis helicópteros de ataque Lynx ou Apache AH.1 e até 12 aeronaves Harrier GR.7 ou Sea Harrier FA.2 de decolagem curta e pouso vertical (V/STOL), que poderiam ser reabastecidas, mas não suportadas.
Uma onda de seis helicópteros pode ser retirada do hangar e lançada em menos de 40 minutos. Em uma missão não militar, o navio tem a capacidade de transportar até 250 veículos de ajuda para uma zona de emergência e fornecer apoio de helicópteros.
Características principais | |
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Tipo | Porta-helicópteros de assalto anfíbio (LPH) |
Tonelagem | 21.500 toneladas |
Largura | 35 metros |
Comprimento | 203,4 metros |
Calado | 6,5 m |
Propulsão | 2x motores Crossley Pielstick 12 cilindros |
Velocidade | 10 nós (cruzeiro) 18 nós (máxima) |
Autonomia | 8.000 milhas a 15 nós (13.000 km) |
Armamento | 4× canhões de 30mm DS30M Mk2 |
Sensores | Radar Type 997 Artisan 3D Radar Type 1008 de navegação 2× Radares Type 1007 de controle aéreo |
Aeronaves | até 18 helicópteros |
Tripulação | 285 oficiais e marinheiros 180 pessoal de voo |
Carga | 40 veículos Até 800 soldados |