Embarcações de R$ 17,6 bilhões enferrujam em estaleiros
Crise da Petrobras e corrupção levaram à suspensão de contratos bilionários
Matéria do jornal O Globo de hoje mostra que a euforia do setor naval na última década, a reboque da indústria do petróleo, deu lugar a um cenário melancólico em alguns dos principais estaleiros do país.
Eles se tornaram cemitérios de plataformas, sondas e navios petroleiros, essenciais para ampliar a exploração e a produção de petróleo e gás, sobretudo no pré-sal.
A crise financeira da Petrobras e os casos de corrupção envolvendo construtoras e fornecedoras do setor nos últimos anos levaram à suspensão de contratos bilionários. Embarcações que receberam investimentos de pelo menos US$ 4,3 bilhões (R$ 17,6 bilhões) enferrujam inacabadas no cais. Em alguns casos, a construção foi interrompida com 90% das obras concluídos.
Enquanto as autoridades do setor e o governo federal não encontram uma solução, pelo menos quatro sondas de perfuração, duas plataformas e três navios petroleiros estão abandonados em estaleiros na costa brasileira, entre o Sul e o Nordeste, sob o risco de virar sucata. Todo esse desperdício envolve recursos públicos. Nos últimos dez anos, o Fundo de Marinha Mercante (FMM) desembolsou R$ 34,4 bilhões em crédito subsidiado para o setor naval. Do total, R$ 2,4 bilhões foram destinados justamente à construção dessas unidades inacabadas, assim como à ampliação de estaleiros.
Os contratos interrompidos inviabilizaram financeiramente os estaleiros, alguns construídos do zero para atender à demanda do pré-sal sob o regime que privilegiava o conteúdo nacional na cadeia de petróleo e gás. Entre eles, o Enseada, na Bahia, e o Jurong, no Espírito Santo. Milhares de vagas foram fechadas.
Vice-presidente do Sinaval, Sérgio Bacci diz que todo esse equipamento parado corre o risco de virar ferro-velho se as obras não forem concluídas:
— É isso que estamos vendo na indústria naval. É tudo dinheiro público apodrecendo.
Sobre a responsabilidade de empresas do setor nos casos de corrupção, que envolveram pagamento de propina de fornecedores a diretores da Petrobras e forçaram a estatal a rever os contratos, Bacci diz que é preciso punir os executivos envolvidos, não as empresas.
Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e consultora da Fundação Getulio Vargas (FGV), concorda:
— Basta olhar o que acontece em casos de irregularidades nos Estados Unidos ou na Europa, onde se prende, pune e o envolvido paga, mas a empresa continua. Não podemos destruir toda essa infraestrutura que foi feita, com qualificação de pessoal. Mas avalio que não podemos ter tantos estaleiros.
Leia a matéria completa clicando aqui.
Isso é um país de m… mesmo viu!
Uma lástima e vergonha juntos!
E viva a Lava Jato! É hora de cobrar compromisso de c ada presidenciável.
Você está debochando da lava-jato?
Na minha opinião, esses problemas de navios inacabados é falta de bom senso.
No mínimo, alguém deveria ter providenciado a conclusão desses equipamentos.
Corrupção é uma coisa, obras inacabadas é outra.
Inclusive nos casos comuns em prefeituras no interior.
Deixar a obra parada quando já tem 50% concluída por exemplo…
É perder dinheiro.
Tem que haver soluções.
Nonato as obras não foram concluídas por que a lava jato não deixou . Puniu as empresas ao invés de punir os corruptos . Os trabalhos das empresas para crescimento do país tem que continuar . Agora funcionários ladroes dessas empresas maus funcionários tem que ser punidos e cadeia neles .
Viva mesmo! A reportagem só mostra o quanto a corrupção, a incompetência e a roubalheira causam de prejuízo à nação. Mas alguns “religiosos” que acreditam em partidos e ideologias que para eles são seitas com um semideus preso, acreditam que a culpa é de quem combate a a corrupção e não de quem a comete.
Quem combate com excesso de exibicionismo tem sua culpa, sempre cito a atuação da justiça alemão no caso de corrupção da Siemens em SP, em um acordo rápido sem exibicionismo multaram a empresa e puniram os responsáveis com a preocupação de não prejudicar a empresa, uma das cinco maiores da Alemanha. Se fosse no Brasil estariam fuçando a empresa para procurar mais corrupção ativa até falirem a empresa e teriam juizes dando entrevista mundo afora para se promover a custa dos empregos da empresa investigada. A LavaJato tem sim grande culpa na situação atual das empresas, pois o Ego dos… Read more »
O caso da Siemens é totalmente diferente da Petrobras. A Siemens é uma empresa privada a Petrobras não. A Petrobrás teve funcionários indicados por políticos e partidos no objetivo de roubar a empresa. A Siemens entrou em acordo pra se livrar das despesas e poder o mais rápido possível voltar a negociar. Já a Petrobras no início da lavajato, acredite, ela pagava os advogados dos funcionários corruptos que roubaram ela mesma. A siemens admitiu o comportamento errado a Petrobras não. Só adimitiu depois da lavajato fazer mais de dois anos, com a própria presidente indo na TV negando qualquer irregularidade,… Read more »
Deveria ser lei federal, servidor público que roubar acima de um salário mínimo, 30 anos de prisão, sem direito a fiança e progressão de pena, em cela COMUM!
Estaria determinante proibido de cumprir sua pena fora da prisão (como prisão domiciliar), e seria obrigado a trabalhar 8 horas por dia, 44 horas semanais para o Estado, para amenizar os prejuízos causados a sociedade.
Alessandro, você citou servidor público, ou seja, membro estável dos quadros da administração pública federal (caso citado), porém, vale lembrar que servidores públicos dificilmente estão envolvidos com corrupção, normalmente a raiz do problema são os cargos comissionados (não servidores), infelizmente nossa administração pública é gerida por cargos comissionados (pessoas de fora da administração, não-servidor, são os famosos indicados politicamente, ocupam cargos de chefia, coordenação, direção e assessoramento). Infelizmente esses são os chefes dos servidores estáveis (pessoas comuns que estudam, se preparam, passam em provas difíceis e concorridas) e depois são subordinados dessa gente de fora…normalmente pessoas desqualificadas, membros de partidos,… Read more »
Esses petroleiros nao poderao ser terminados e adaptados para a Marinha?
Sim, como porta aviões. As plataformas como LCS.
Nucleares… nucleares !!!!
isso que nem mencionamos os ValeMax. Os maiores do mundo e perdemos para os chineses. Procurem saber o que aconteceu e passaram mais raiva com os desgovernos dos nossos políticos.
Se o presidente da vale na época dos valemax fosse o antigo presidente, ele não teria vendido.
O outro presidente era fraco.
Não foi tão simples assim. A China é a maior importadora de minério da Vale e sempre usaram os próprios navios para transportar. O Valemax passou a concorrer com as empresas chinesas. Elas fizeram um lobby enorme e o governo chinês proibiu a atracação desses navios nos portos. A Vale para continuar vendendo para eles teve que vender os navios.
Nonato, a explicação do Davi mostra bem o que aconteceu. Não existe isto de presidente fraco, agora, que o Estado Brasileiro podia ter sido mais firme, poderia.
Lendo a reportagem parece que a culpa é da Lava-jato, da Transpetro e da Petrobrás.
Nem parece que os estaleiros das construtoras corruptas não cumpriram prazos, entregaram navios qualidade sofrível, sobrepreço, corrupção, excesso de estaleiros e etc.
O pior é que esses valores foram gerados com dinheiro da dívida publica que levaremos séculos para pagar. Para simular prosperidade os governos emitiram papagaios aos bilhões de forma irresponsável para se perpetuar no poder mediante fortunas criadas com a corrupção. E a grande maiorias está solta por ai com belas tornozeleiras como se nada tivesse acontecido. E os políticos estão fazendo valer essas fortunas para influenciar o processo eleitoral e voltar ao comando da roubalheira. Só no Brasil acontece isso. Essa corja já deveria ter sido fuzilada a muito tempo, junto com os seus cúmplices dos tres poderes.
Essa conversa de punir os e ecutivis e não as empresas está errada.
Os grandes beneficiários do esquema não foram os executivos, mas os proprietários das empresas. E salvo poucos casos em que os proprietários ocupavam cargos executivos, tem muita família que ganhou muita grana e não está respondendo por nada.
Enquanto a punição não atingir os proprietários, não dá para falar em salvar as empresas, pois seria o mesmo que recompensá-los depois de toda a @#$_& que fizeram com o país.
Mas isso só acontece pq os políticos fraudam as licitações públicas, concordo com vc que os executivos tbm deveriam ser punidos, mas lembre-se, eles não conseguiriam sem ajuda dos políticos corruptos!
*só corrigindo, onde escrevi executivos, o correto seria empresários.
Os mandantes dos crimes são as empresas, não os políticos, pior que o corrupto é o corruptor.
Hélio, discordo.
Os mandantes podem ser os políticos, os funcionários públicos e os empresários.
Cada caso é um caso.
Já ouviu uma expressão “criar dificuldades pra vender facilidades”? É quando funcionários públicos extorquem empresas privadas.
Meu pai já participou de concorrências públicas e na maioria das vezes ele perdia pq ou a concorrência já estava viciada ou então pediam propina a ele pra que a empresa dele vencesse, mesmo que ele tenha tido a melhor oferta. Resultado, desistiu das concorrências.
Cara, a maioria dessas empresas tem ações na bolsa com capital aberto. Até vc pode ser “dono” dela.
Quem administra e controla é quem recebeu as propinas.
Os acionistas foram lesados juntos.
Tanto é que a Petrobrás teve que pagar bilhões em indenizações a acionistas nos EUA pq pegaram os diretores roubando. Esse dinheiro que roubaram era pra ser dos acionistas tb, e eles sofreram perdas financeiras com esses roubos.
Nunca existiu “crise financeira” na Petrobrás. Houve um ataque especulativo e a consequente venda de 30 bilhões de dólares em ativos da empresa a um preço irrisório de 2 bilhões de dólares. O Governo Dilma financiou esses investimentos com o objetivo de aumentar a capacidade de refino, prospecção e transporte da Empresa. Esses ativos foram vendidos a preço de banana pela administração de Michel Temer, o que não estava pronto virou sucata. A venda desses ativos não paga nem o ultimo aumento concedido aos magistrados, de 16% do salário. Um crime. Se tivéssemos um aparato de inteligencia e contra-inteligência seriam… Read more »
Junto com os Illuminati, baseados na área 51.
E os reptilianos? esqueceu deles???
Hahahaha
E os bilhões de Reais que voltaram ao país que foram roubados da Petrobras? Vai dizer que não existe isso não?
Tem gente que nega o óbvio desde que seja conveniente.
A empresa continua. Continua sem encomendas? Não podemos ter tantos estaleiros. E por que esses estaleiros foram construídos? O que o Poder Naval ou a MB tem com isso? Exemplos de desgovernos? Desperdício escancarado? Enquanto a MB definha na idade e navega na incerteza dos contingenciamentos os políticos torram recursos públicos com negociatas? A MB pede poucos bilhões mas os governos perdem dezenas e dezenas de bilhões em apostas? Não tem novidade. Vivemos em um país corrupto ao extremo. Corrupção é um comportamento do agente público. Motivado sempre por alguém de fora que oferece participação. No caso da Lavajato a… Read more »
Nossa… de verdade, são essas notícias que fazem cada vez mais brasileiros defenderem a privatização da Petrobras e de todas as estatais. Quantas destas plataformas, sondas não tiveram desvios de dinheiro e/ou pagamento de propina na sua contratação? Ou mesmo não tendo corrupção, (ter suspeita é quase a mesma coisa – a imprensa e a opnião pública julga antes da justiça) quanto mais caro elas custaram para atender a porcentagem de conteúdo nacional? E no fim estão aí apodrecendo. . A solução talvez seja tentar vender estes ativos, para outras empresas petrolíferas, por preço de ocasião (melhor vender com prejuizo,… Read more »
Agora troquem “Embarcações ” por “estádios de futebol” .
Vcs vão ver que tudo o que foi construído de uns anos pra cá não foram feitos para serem usados. O motivo único de tudo isso era desvio de verbas públicas.
Estádios, olimpíadas, copa do mundo, faculdades federais, pasadena, petrobrás……
Tudo o que o povão achava lindo e maravilhoso, eramos putencia e afins….
Nada mais do que motivos para desvios de verbas.
Lamento em dizer mas esse país é um lixo . Acho um absurdo o Brasil ter todo esse território enquanto não consegue gerir nada estradas , educação e agora até nossa história queima no fogo do descaso como o museu no RJ .
Muito melhor seria se loteassemos esse país e virássemos colônia novamente já que nos mostramos incompetentes em quase tudo e com um povo extremamente mal educado , alienado , corrupto , sem valores básicos.
como diz a música ” Inútil a gente somos Inútil ”
Sergio
Como é de costume o dinheiro da nação foi para o saco. Nunca é demais repetir para não esquecer. Politico brasileiro não presta. Todos ladrões descarados.
O estado brasileiro é cheio de ladrões, ou melhor, somente ladrões e espertalhões cheios de privilégios.
Meu comentário fico preso.
O NOVO30 tem a proposta de, quando essas empresas forem pegas em delito, seus donos são despropriados das ações da empresa, seus bens particulares são vendidos, a empresa muda de nome e as ações confiscadas são vendidas na bolsa de valores.
Eu vejo aqui muitas homenagens à Operação Lava Jato. Não que não mereça, mas acho ela foi afetada por egos de juízes e dae a razão da sua letargia. Alguém escreve acima que em outros países, a operação começa, tem meio e fim. A Operação Lava Jato esta no Brasil e não nesses países. A destruição dessas embarcações vai junto com a destruição das construtoras ao qual infelizmente esta alicerçada a economia brasileira e dae essa massa de desempregados. Mas dirão que sou esquedopata, petista e afins. Triste ver o que o nosso país se tornou: Uma briga de duas… Read more »
isso nunca aconteceria se a Petrobras fosse privatizada a muito tempo. que venham todas empresas do mundo para o Pré Sal mas que paguem os royalties
Carlos Campos, disse tudo, se a PTrobrás tivesse sido privatizada desde que o Paulo Francis denunciava corrupção na empresa não estaríamos passando essa vergonha mundial e ver que nossos filhos, netos e bisnetos vão ter que pagar a conta que esses celerados fizeram, brincaram de gestores com dinheiro dos outros. Lembro de 2 navios-sonda que a PTrobrás pagou U$360 milhões por cada um, valiam no máximo U$80 mi e foram vendidos por U$20 mi. Foram os benefíciso que os funcionários recebem, falam mal do auxílio-moradia dos juízes, mas ganham muito mais que qualquer similar privado, existem funcionários da PTrobrás ganhando… Read more »
Planta….colhe.
R$17 bilhões / R$4,20
U$4,1 bilhões
Daria pra comprar 8 corvetas Tamandaré, 10 helicópteros e alguns mísseis anti navios e ainda sobrava para o caviar dos almirantes
concordo com sr. Ivan BC e outros indignados. cargos comissionados, aparelhamento do estado, ignorância na ocupação de u cargo de importância, falta de zelo com a coisa pública., corrupção, desvios de verbas e mais mazelas. Não há administração pública que aguente. resultado. Catástrofe, miséria, isto que gera o caos para se implantar um regime opressor e totalitário onde a meritocracia , o empreendedorismo e o saber pouco importa. Concordo com todos os revoltados.
Já imaginava tudo isso desde quando o tal do FHC foi presidente e depois, desgraça atrás de desgraça. Pobre Brasil, pobre povo brasileiro honesto e trabalhador. INTERVENÇÃO JÁ.
Todo o mundo quer tolerância zero. Para os outros.
Afinal, meu sagrado direito de estacionar em fila dupla (“só um segundinho…”) sem ser multado (“indústria da multa!”) é intocável!
Como os juizes com minúsculo que querem “moralizar” o país e recebem um salário acima do teto máximo do funcionalismo público e auxílio moradia quando moram em seu apartamento particular e ainda fazem como o juiz de SP que disse que precisa do auxílio moradia para pagar o caro condomínio de onde mora.
Infelizmente situações como essa são comuns em caso de falência e outras brigas judiciais maiores. Sinceramente acho uma visão obtusa dos juízes de em casos assim não leiloar os equipamentos rapidamente, antes da decisão final da ação, visto que a demora judicial simplesmente deteriora o bem.
Caso semelhante e bem público foi a falência da Varig e seus aviões espalhados em aeroportos de todo Brasil (inclusive CGH)
Correção: Aviões da VASP
Muitas destas compras foram feitas, apenas, para gerar propinas. Denunciei isso em revista do CREA, muito antes de estourarem as denuncias. Só não via quem não queria. Navios que eram cotados no mercado por 80 mmU$ eram comprados por três vezes esse valor. E, agora a Petrobras vai vender o que puder a preço de sucata. Quem colocou o nome no pedido/contrato é culpado. Não se contratam obras deste vulto sem aprovação nos altos escalões.