Quem se lembra do Super Trunfo de Navios de Guerra dos anos 80?
Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis que consiste em tomar todas as cartas dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta (ex. velocidade, altura, peso, potência etc).
O jogo comporta de dois a oito participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada.
O jogo é caracterizado pela embalagem plástica simples que vem em uma cartela de papelão, as regras vêm encartadas no verso da própria etiqueta.
Tradicionalmente, estão em disputa 32 cartas, divididas em oito grupos de quatro cartas (1A-1D, 2A-2D,… 8A-8D), sendo que uma delas é a carta “Super Trunfo” que ao entrar em disputa pode ser invocada para tomar as outras cartas na mão dos oponentes.
O Super Trunfo era distribuído no Brasil pela Grow. Começou a ser produzido no Brasil nos anos 70, voltado a automóveis e outros veículos, e se popularizou nos anos 80.
Depois passou a contar com vários temas, entre os tradicionais sobre carros e aviões até os mais novos, como super-heróis. É uma versão do popular jogo de origem britânica Top Trumps.
A COPAG, produtora brasileira de baralhos, voltou a produzir o Super Trunfo com novos navios de guerra em 2009, mas não tinha nenhum da Marinha do Brasil.
Muito antes da Internet, o Super Trunfo marcou a vida de muitos entusiastas que começaram a conhecer navios de guerra por meio dele.