A Fragata Niterói (F40) sofreu um alagamento e está adernada no cais da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).

A Niterói inclinou-se para boreste e tem a fragata Greenhangh (F46) a contrabordo, por bombordo.

Ainda não há informações da Marinha sobre o acidente.

Iremos atualizando este post à medida que mais informações estejam disponíveis.

Histórico

fragata Niterói – F 40, é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a cidade homônima, antiga capital do Estado do Rio de Janeiro. A Niterói foi a primeira de uma série de seis fragatas encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.

Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, foi lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. Fez-se ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de mar e máquinas que se estenderam até o final de maio, sob supervisão do construtor e do Grupo de Recebimento.

Foi aceita e incorporada em 20 de novembro de 1976 em cerimônia realizada no cais 47 do porto de Southampton. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Baptista Paoliello.

Atualização – 11h17

Chegou a informação extraoficial de que a água do mar teria entrado por um dos eixos do navio, devido ao estado de conservação do casco.

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments