Royal Navy se despede dos helicópteros Sea King
Em 19 de setembro de 2018, os céus da Cornwall (Reino Unido) viram os helicópteros Sea King da Royal Navy voando pela última vez.
Os Sea King estão sendo aposentados depois de quase 50 anos de serviço. Para reconhecer o papel, alguns dos helicópteros restantes realizaram uma turnê de despedida de três horas pelos céus de Cornwall e Devon. A decolagem foi da base RNAS Culdrose (Reino Unido) às 11 horas (hora local) e o pouso por volta das 14 horas.
Os helicópteros de vigilância e controle aéreo Sea King Mk7 são conhecidos em toda a Marinha Real Britânica como ‘baggers’. O grande radome no lado da fuselagem abriga o grande sistema de radar do Searchwater 2000.
Os Mk7s têm sido os “olhos no céu” da Royal Navy desde 2003, em busca de ameaças aéreas à frota ou movimentos suspeitos no solo em apoio às forças terrestres.
Os Sea Kings são antigos e, portanto, a capacidade que os baggers forneceram será transferida em breve para o mais moderno Merlin Mk2.
FOTOS: Royal Navy
NOTA DO EDITOR: a saída do Sea King Mk7 deixará uma lacuna na capacidade de alerta aéreo antecipado na Royal Navy até que o sistema Merlin Crowsnest (imagem abaixo) esteja operacional até o final de 2020.