Saiba mais sobre as fragatas classe ‘Oliver Hazard Perry’
A “Oliver Hazard Perry” é uma classe de fragatas de mísseis guiados com o nome do Comodoro dos EUA Oliver Hazard Perry, o herói da batalha naval de Lake Erie. Também conhecida como a classe Perry, OHP ou FFG-7, os navios de guerra foram projetados nos Estados Unidos em meados da década de 1970 como navios de escolta de emprego geral, baratos o suficiente para serem comprados em grandes quantidades para substituir os contratorpedeiros da era da Segunda Guerra Mundial e complementar as fragatas da classe “Knox”.
No plano de frota “high low” do almirante Elmo Zumwalt, as fragatas FFG-7 eram os navios de baixa capacidade operando com os contratorpedeiros da classe “Spruance” servindo como navios de alta capacidade. Destinada a proteger forças de desembarque anfíbio, grupos de abastecimento e reabastecimento, e comboios mercantes de aeronaves e submarinos, as FFG-7 também foram posteriormente parte de grupos de ação de superfície e grupos de ataque de porta-aviões.
Ao todo foram construídos 55 navios nos Estados Unidos: 51 para a Marinha dos Estados Unidos e quatro para a Marinha Real Australiana (RAN). Além disso, 8 foram construídos em Taiwan, 6 na Espanha e 2 na Austrália para suas marinhas. Fragatas FFG-7 da Marinha dos EUA desativadas foram vendidas ou doadas para as marinhas do Bahrein, Egito, Polônia, Paquistão, Taiwan e Turquia.
A primeira das 51 fragatas Oliver Hazard Perry construídas pela Marinha dos EUA entrou em serviço em 1977, e a última remanescente em serviço ativo, a USS Simpson (FFG-56), foi desativada em 29 de setembro de 2015.
As FFG-7 da US Navy foram colocadas na reserva, algumas afundadas em exercício de tiro real e outras transferidas para outras marinhas. Algumas das fragatas da Marinha dos EUA, como USS Duncan (14,6 anos em serviço) tiveram carreiras relativamente curtas, enquanto algumas duraram mais de 30 anos no serviço ativo dos EUA, com algumas ainda por mais tempo depois de serem vendidas ou doadas a outras marinhas.
Projeto e construção
Os navios foram projetados pelo estaleiro Bath Iron Works, em Maine, em parceria com os arquitetos navais Gibbs & Cox, sediados em Nova York. O processo de design foi notável, pois o projeto inicial foi realizado com a ajuda de computadores em 18 horas, por Raye Montague, um engenheiro naval dos Estados Unidos; tornando-se o primeiro navio projetado por computador.
Os navios da classe Oliver Hazard Perry foram produzidos em variantes de “short hull” de 136 metros de comprimento (Flight I) e “long hull” com 138 metros de comprimento (Flight III). Os navios “long hull” (FFG 8, 28, 29, 32, 33 e 36-61) operam os helicópteros SH-60 Seahawk III, enquanto os navios “short hull” operavam os pequenos e menos capazes SH-2 Seasprite LAMPS I.
Além do comprimento de seus cascos, a principal diferença entre as versões é a localização do cabrestante de popa: nos navios de casco longo, ele fica um degrau abaixo do nível do convés de voo para fornecer espaço para o rotor de cauda dos helicópteros Seahawk mais longos.
Os navios de casco longo também carregam o sistema RAST (Recovery Assist Securing and Traversing), também conhecido como Beartrap, para o Seahawk, um sistema de gancho, cabo e guincho que pode auxiliar um Seahawk a pousar e decolar em piores condições de mar, expandindo o envelope de emprego do helicóptero.
As FFG 8, 29, 32 e 33 foram construídos como navios de guerra de “casco curto”, mas foram posteriormente modificados para navios de guerra “de casco longo”. As fragatas da classe Oliver Hazard Perry foram a segunda classe de navios de superfície (depois dos destróieres da classe Spruance) na Marinha dos EUA a ser construída com propulsão de turbina a gás.
A planta de propulsão de turbinas a gás era mais automatizada do que outras plantas de propulsão da Marinha na época e podia ser monitorada e controlada a partir de um centro de controle de máquinas remoto distante dos motores. O sistema de propulsão das turbinas a gás também permitia que a velocidade do navio fosse controlada diretamente do passadiço por meio de um controle de aceleração, o primeiro da Marinha dos EUA.
Estaleiros americanos construíram navios da classe “Oliver Hazard Perry” para a Marinha dos EUA e a Marinha Real Australiana (RAN). Os primeiros navios australianos construídos pelos americanos foram originalmente construídos como a versão de “casco curto”, mas foram modificados durante os anos 80 para o design de “casco longo”. Estaleiros na Austrália, na Espanha e em Taiwan produziram vários navios de “casco longo” para suas marinhas.
Embora os custos por navio tenham aumentado muito durante o período de produção, todos os 51 navios planejados para a Marinha dos EUA foram construídos.
Durante a fase de projeto da classe “Oliver Hazard Perry”, o chefe do Royal Corps of Naval Constructors, R.J. Daniels foi convidado por um velho amigo, o chefe do Bureau of Ships dos EUA, o almirante Robert C Gooding, para aconselhar sobre o uso de hélices de passo variável na classe. Durante o curso dessa conversa, Daniels alertou Gooding contra o uso de alumínio na superestrutura da classe FFG-7, pois acreditava que isso levaria a fraquezas estruturais. Vários navios desenvolveram rachaduras estruturais, incluindo uma fissura de 40 pés (12 m) no USS Duncan, antes que os problemas fossem sanados.
As fragatas da classe “Oliver Hazard Perry” foram projetadas principalmente como navios de guerra antiaéreos e antissubmarino destinados a fornecer escolta de navios de guerra anfíbios e comboios de navios mercantes em ambientes de ameaça moderada em uma potencial guerra com a União Soviética e os países do Pacto de Varsóvia.
Eles também poderiam fornecer defesa aérea contra aeronaves da década de 1970 e da década de 1980 e mísseis antinavio. Esses navios de guerra estão equipados para escoltar e proteger grupos de batalha de porta-aviões, grupos de desembarque anfíbio, grupos de reabastecimento em andamento e comboios de navios mercantes. Eles podem realizar operações independentes para tarefas como a vigilância e combate ao tráfico de drogas ilegais, operações de interceptação marítima e exercícios com outras nações.
A adição do Sistema de Dados Táticos Navais (NTDS), dos helicópteros LAMPS e do Tactical Towed Array System (TACTAS) deu a esses navios de guerra uma capacidade de combate muito além das expectativas originais. Eles são adequados para operações em regiões litorâneas e para a maioria dos cenários de guerra no mar.
Resistência a danos de combate
Em 14 de julho de 2016, a ex-USS Thach levou mais de 12 horas para afundar depois de ser usada em um exercício de tiro real SINKEX, durante o RIMPAC 2016. Durante o exercício, o navio foi atingido direta ou indiretamente com as seguintes munições: um míssil Harpoon de um submarino sul-coreano, outro míssel Harpoon da fragata australiana HMAS Ballarat, um míssil Hellfire de um helicóptero australiano SH-60S, outro míssil Harpoon e um míssil Maverick de uma aeronave de patrulha marítima dos EUA, outro míssel Harpoon do cruzador USS Princeton, um Hellfire adicional de um SH-60S americano, uma bomba Mark 84 de 2.000 libras de um F/A-18 Hornet da US Navy, uma bomba de 500 libras guiada por laser GBU-12 Paveway de um bombardeiro B-52 da Força Aérea dos EUA e um torpedo Mark 48 de um submarino da Marinha dos EUA. Confira no vídeo abaixo.
Não podemos esquecer também que durante sua vida em serviço na Marinha dos EUA, duas fragatas da classe Oliver Hazard Perry foram seriamente avariadas em combate, mas resistiram aos danos e voltaram a operar.
Uma delas foi a USS Stark FFG-31, atingida por dois mísseis antinavio Exocet AM-39 durante a Guerra Irã x Iraque, em 1987. A outra foi a USS Samuel B. Roberts, atingida por uma mina naval que partiu sua quilha, em 1988.