Sigma 10514 do México está 78% concluída
A primeira Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA), da Marinha Mexicana, está 78% completo, já que a superestrutura – o último módulo construído pelos holandeses – chegou ao estaleiro ASTIMAR 20 em Oaxaca no final de agosto.
A Marinha Mexicana anunciou na quarta-feira que o módulo foi instalado e que o lançamento cerimonial do navio está marcado para 23 de novembro.
A POLA é baseado no projeto de embarcação SIGMA 10514 da Damen, capaz de navegar a velocidades de até mais de 25 nós e permanecer no mar por mais de 20 dias.
O construtor naval holandês Damen e a Marinha Mexicana concordaram em construir duas das seis seções modulares do navio na Damen Schelde (DSNS) em Vlissingen, na Holanda, com os quatro módulos remanescentes a serem construídos localmente no México.
No início deste ano, o governo dos EUA autorizou o México a comprar uma gama de armas e sistemas para o navio. Estes incluem mísseis anti-navio RGM-84L Harpoon Block II, mísseis superfície-ar Air-Frame Missile (RAM) Block II, torpedos leves MK 54 Mod 0 e um lançador MK56 VLS de 8 células juntamente com Evolved Seasparrow Missiles (ESSM).
Uma vez lançado em novembro, o navio de 107 metros continuará com mais equipamentos e testes em 2019, enquanto a entrega e o comissionamento são esperados para 2020.
NOTA DO EDITOR: Um navio baseado na Sigma 10514 concorre no Programa das Corvetas classe Tamandaré pelo Consórcio Damen Saab Tamandaré.
A mesma empresa que fabricou as cavernas do submarino SBR poderiam fabricar partes de um navio patrulha ou corveta sendo fabricado de forma modular e depois montados e algum estaleiro o no arsenal da MB depois da reforma
O poder naval últimos dias está aguçando a nossa vontade!
Os Mexicanos fizeram uma bela escolha e partiram para a execução. Parece que o fantasma da procrastinação não habita adelas paragens. Belo caminho a ser seguido. A Damem-SAAB se credencia como fornecedor capaz e confiável.
A Damen/SAAB parece estar bem focada na concorrência Tamandaré; já vi várias matérias pela internet sobre o consórcio.
La 3er imagen es de mi autoria, en flickr pueden encontrar imagnes ilustrativas mas actualizadas de la POLA Sigma 10514. Saludos.
https://www.flickr.com/photos/130635973@N06/29985669027/
Gracias, Blosk!
30 de outubro se aproxima . . . Quem SAAB . . .
Lançaram um boato dizendo que será antecipado para o dia 08/10. Vários emails foram recebidos hoje na CCSM.
Não estou sabendo de nada, mas tem gente que comenta aqui que saberia dizer se é verdade ou não.
Se será 08 de outubro certamente alguém desse espaço SAAB . . .
Mas se for esse o caso, que se Damen os prazos originais?
Que belo navio !!!!
Tem que comprar 4 logo, pode copiar o projeto do México, podem construir uma parte no Brasil, mas o casco lá na Holanda. Chega de velharias. Abandonem logo o canhão 114mm e partir pra um super rapid 76mm na frente, 4 lançadores de Mansup, 6 tubos de torpedo, 2 bofors MK 4 Trinity as laterais, e lançador octuplo MK56 recheado de RAM
It’s a SAAB, SAAB story…
O Consórcio Damen Saab tem potencial para estar entre os treis finalistas.
8 de outubro? Duvido. Lembra MR-8.
1 – A construção começou quando ?
2 – Isto é uma corveta travestida de OPV, ou uma OPV travestida de corveta ?
É uma corveta com funções OPV. Os módulos começaram a ser construídos em agosto de 2017 no México e na Holanda em paralelo. O lançamento para a água seria em outubro deste ano.
O projeto Sigma e comandini meko A100 foram desde o princípio criado de modo Que podesse da origem OPV e corveta/fragata leve e no caso da Sigma o que diferencia os dois tipos são principalmente dois módulos (que nesse caso foram construídos na Holanda).
Qual radar vai no dos Mexicanos? O Thales Smart S 3d?
Qual é melhor (teoricamente) O Thales ou o Artisan?
No nosso caso a Damen está em parceria com a SAAB, portanto o radar oferecido parece ser o Sea Giraffe AMB em conjunto com o Sea Giraffe 1X.
O primeiro é PESA e de médio alcance, com capacidades bem similares ao Smart-S e ao Artisan.
Já o 1X é de curto alcance, porém AESA.
Nenhum dos 3 radares são de Longo alcance.
Todos eles (smart-s, artisan e Sea Giraffe amb) sao de médio alcance, cerca de 200 km.
E todos são considerados modernos.
Mas não sou especialista para opinar qual é o melhor.
Tem que vir 4 logo de prateleira, com canhão super rapid 76mm, 4 exocet, 1 CIWS Goalkeeper 30mm, lançador Mk 56 com Sea Ceptor e 6 tubos de torpedo. Pronto.
Quanto tempo mais ou menos leva pra construir 1 navio desse?supondo que ja ta em linha de produção
Bela Nau, na lista final certamente.
Não precisa inventar muto não, copia esse design do México, e troca os Harpon pelos Exocet Block III e Mansup. Daria uma alongada no casco apenas pra descolar 2000 Ton vazia, melhor para navegação no Atlântico.
Configuração do Brasl:
Oerlikon millenium gun em cima do hangar de helicóptero.
12X VLS com Aster 30
8X Exocet Block III
2 × triple 324-mm Torpedo launcher
canhão super rapid 76mm na proa
2 Reparos de .50 nas laterais
hangar qualificado pra SH60B
Com 6 dessas mais o Atlântico temos uma marinha respeitável.
Eu gostaria muito do Artes 30 ou de outro equivalente como o barak-er.
Porém o que foi divulgado até aqui fala de mísseis antiaéreas para defesa de ponto da frota, com alcance bem menor que o do aster-30.
Entre eles temos o ESSM, Sea Ceptor, barak-mr, vl-mica.
E parece que o Sea Ceptor é o favorito da MB.
Eu indicaria à MB tentar colocar o RAM ou SeaRAM no lugar do canhão secundário e substituir os Sea Ceptor por um missil de defesa de área como o Aster-30 ou o mais barato Barak-er.
Dada a condição brasileira de país soberano, amigo e longe de conflitos regionais e internacionais, dá ao Brasil tranquilidade e comodidade sem exigências contundentes de poderio militar. Entretanto, o país não pode parar no tempo e relaxar sob risco de sucateamento e perda de seu restrito poderio. Os vizinhos são nanicos e amigos, mas acho que precisamos ficar na frente e melhorar muito nosso arsenal militar. Quem sabe Bolsonaro não dará atenção a esse fato! Os outros candidatos eu não vejo possibilidade. Salve a MB, essa preciosa Instituiçao…
Impressionante a rapidez.
Do batimento de quilha até aqui, pouco mais de um ano…!!
Prefiro a Type-31 ou a corveta da Ficantieri.
Pessoal a Tmandaré virá com radar de Nitreto de Gálio AESA ou outro tipo? estava lendo que esses radares conseguem enxergar um pouco antes objetos STEALTH.
Acho q a Tamandare nem vem
Interessante o processo de construção sobre a água. Aqui deverá ser em dique seco. Claro, se a Saab-Damen ganhar.
Concordo com o Sr. _RR_ “Impressionante a rapidez…” Um ano. Pode ser feito aqui, sim. Dependendo sempre da boa vontade do governo federal, do MD e da própria MB( se esta estiver interessada e solicitar ao MD focando sempre no custo-benefício…) Abraços a todos.
Top, bicho bonito, construção rápida, modular , um dos meus favoritos!
A construção do casco, adotando a fórmula modular fica bem mais rápida. Vai depender do grau de modulariedade e da disponibilidade de verbas para manter o ritmo de trabalho. Os navios Liberty da segunda guerra eram fabricados em 20 dias, na média. Os barcos modernos com suas armas comandadas por meios digitais e integradas em programas de gerenciamento requerem mais tempo e recursos.
Parabéns ao México.
Vão substituir as Knox com o melhor que há.
É como trocar aquele velho Opala 4 cilindros por um Golf TSi:
+ econômico
+ veloz
+ estável
+ potente