Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA)
Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA)

A primeira Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA), da Marinha Mexicana, está 78% completo, já que a superestrutura – o último módulo construído pelos holandeses – chegou ao estaleiro ASTIMAR 20 em Oaxaca no final de agosto.

A Marinha Mexicana anunciou na quarta-feira que o módulo foi instalado e que o lançamento cerimonial do navio está marcado para 23 de novembro.

A POLA é baseado no projeto de embarcação SIGMA 10514 da Damen, capaz de navegar a velocidades de até mais de 25 nós e permanecer no mar por mais de 20 dias.

O construtor naval holandês Damen e a Marinha Mexicana concordaram em construir duas das seis seções modulares do navio na Damen Schelde (DSNS) em Vlissingen, na Holanda, com os quatro módulos remanescentes a serem construídos localmente no México.

No início deste ano, o governo dos EUA autorizou o México a comprar uma gama de armas e sistemas para o navio. Estes incluem mísseis anti-navio RGM-84L Harpoon Block II, mísseis superfície-ar Air-Frame Missile (RAM) Block II, torpedos leves MK 54 Mod 0 e um lançador MK56 VLS de 8 células juntamente com Evolved Seasparrow Missiles (ESSM).

Uma vez lançado em novembro, o navio de 107 metros continuará com mais equipamentos e testes em 2019, enquanto a entrega e o comissionamento são esperados para 2020.

Os módulos do POLA feitos no México
Os módulos da POLA feitos no México
O POLA recebendo o módulo feito na Holanda
A POLA recebendo o módulo feito na Holanda

NOTA DO EDITOR: Um navio baseado na Sigma 10514 concorre no Programa das Corvetas classe Tamandaré pelo Consórcio Damen Saab Tamandaré.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments