Sigma 10514 do México está 78% concluída
A primeira Patrulla Oceánica de Largo Alcance (POLA), da Marinha Mexicana, está 78% completo, já que a superestrutura – o último módulo construído pelos holandeses – chegou ao estaleiro ASTIMAR 20 em Oaxaca no final de agosto.
A Marinha Mexicana anunciou na quarta-feira que o módulo foi instalado e que o lançamento cerimonial do navio está marcado para 23 de novembro.
A POLA é baseado no projeto de embarcação SIGMA 10514 da Damen, capaz de navegar a velocidades de até mais de 25 nós e permanecer no mar por mais de 20 dias.
O construtor naval holandês Damen e a Marinha Mexicana concordaram em construir duas das seis seções modulares do navio na Damen Schelde (DSNS) em Vlissingen, na Holanda, com os quatro módulos remanescentes a serem construídos localmente no México.
No início deste ano, o governo dos EUA autorizou o México a comprar uma gama de armas e sistemas para o navio. Estes incluem mísseis anti-navio RGM-84L Harpoon Block II, mísseis superfície-ar Air-Frame Missile (RAM) Block II, torpedos leves MK 54 Mod 0 e um lançador MK56 VLS de 8 células juntamente com Evolved Seasparrow Missiles (ESSM).
Uma vez lançado em novembro, o navio de 107 metros continuará com mais equipamentos e testes em 2019, enquanto a entrega e o comissionamento são esperados para 2020.
NOTA DO EDITOR: Um navio baseado na Sigma 10514 concorre no Programa das Corvetas classe Tamandaré pelo Consórcio Damen Saab Tamandaré.