Marinha de Taiwan vai incorporar duas fragatas OHP
Taipei (CNA) — A Marinha da República da China (Taiwan) vai comissionar duas fragatas de mísseis guiados da classe “Oliver Hazard Perry” (OHP) que comprou dos Estados Unidos, informou um oficial da Marinha no dia 1 de Outubro.
Durante uma audiência legislativa, o vice-almirante Lee Chung-hsiao (李宗孝), chefe da equipe da Marinha, disse a parlamentares que o treinamento e as preparações estão em andamento para a entrada dos dois navios na Marinha em novembro.
Sobre a questão de como os novos navios ajudarão a melhorar a capacidade de defesa do país, Lee disse que eles são navios da classe Perry, o que significa que eles têm capacidades antissubmarino muito melhores que as oito fragatas da classe “Chengkung”, que foram baseadas na OHP, mas construídas em Taiwan nos anos 1990.
As duas fragatas que vão ser incorporadas, construídas na década de 1980 e nomeadas USS Taylor e USS Gary na Marinha dos EUA, foram entregues em maio de 2017.
Rebatizadas como Ming Chuan (銘傳) e Feng Chia (逢甲), elas se juntarão à 146ª frota da Marinha de Taiwan, localizada na remota ilha de Penghu e serão enviadas para patrulhar o Estreito de Taiwan, de acordo com a Marinha.
As fragatas da classe Perry têm alta mobilidade e estão equipadas com o sistema de combate de guerra submarina SQQ-89 e o sistema de sonar SQR-19, ambos os quais a Marinha disse que reforçarão suas capacidades antissubmarino.
Em dezembro de 2014, o presidente americano Barack Obama assinou um projeto de lei que autorizou a venda de quatro fragatas da classe “Oliver Hazard Perry” para Taiwan, que alocaram cerca de NT5,5 bilhões (US$ 174,8 milhões) para a compra de dois dos navios.
FONTE: Focus Taiwan