GE LM2500 em box para uso naval

GE LM2500 em box para uso naval

GE LM2500 em box para uso naval
Turbina GE LM2500 em box para uso naval

GE planejava produzir turbinas para plataformas de petróleo

Em abril de 2011, o presidente da General Electric (GE) no Brasil, João Geraldo Ferreira, disse que a companhia tinha planos de produzir no Brasil turbinas para geração de energia em plataformas de produção de petróleo.

Segundo ele, com a exploração das reservas da camada pré-sal, a multinacional americana identificava demanda suficiente para essa atividade no Brasil.

“Temos planos de fabricar e, obviamente, de fazer a manutenção também”, limitou-se a dizer o executivo, que não quis indicar em quanto tempo a empresa pretendia concretizar esse plano, uma das formas que a companhia estudava para aumentar os seus contratos com a Petrobras, seguindo o robusto plano de investimentos da estatal de US$ 224 bilhões até 2014.

Ferreira afirmou que o objetivo da GE era aumentar a fabricação de equipamentos para o setor de óleo e gás no Brasil como forma de atender à política de contratação local estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) seguida pela Petrobras. Na época, a GE tinha um contrato de US$ 150 milhões para fornecer sistemas de compressão e geração de energia para duas plataformas.

“A nossa estratégia para o Brasil tem um componente muito forte de localização”, disse o executivo na ocasião. “Quando pensamos numa cadeia de suprimentos como a de óleo e gás, é fundamental ter elementos de localização, não só através de operação mais sólida localmente, mas de parcerias e aquisições. Nosso objetivo é aumentar o índice de localização.”

Com a crise que surgiu nos anos seguintes na Petrobras por causa da descoberta de esquemas de corrupção envolvendo a estatal, o plano de produzir turbinas no Brasil não foi adiante.

A General Electric LM2500 é uma turbina a gás industrial e marítima produzida pela GE Aviation. O LM2500 é um derivado do motor de aeronaves General Electric CF6.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments