USS Harry S. Truman (CVN-75) em Portsmouth (UK)
USS Harry S. Truman (CVN-75) em Portsmouth (UK)
USS Harry S. Truman (CVN-75) em Portsmouth (UK)

O navio-aeródromo da Marinha dos EUA se juntará ao maior exercício da Otan, que será realizado na Noruega no final deste mês

Esta é provavelmente a primeira vez que um porta-aviões fará parte do Trident Juncture – um exercício cuja edição de 2018 é frequentemente referida como um dos maiores exercícios da OTAN até agora.

A participação do USS Harry S. Truman e seu grupo de ataque porta-aviões, que incluirá mais cinco navios de escolta, foi anunciada pelo almirante da Marinha dos EUA, James G. Foggo, chefe do Comando Conjunto das Forças Aliadas e comandante do exercício.

“Hoje tenho o privilégio de anunciar que o porta-aviões USS Harry S. Truman e seu grupo de ataque, incluindo seus navios e aeronaves, participarão do Trident Juncture, acrescentando cerca de 6.000 militares à mistura. Isso coloca nossa força total em 45 mais 5 – você pode fazer as contas ”, disse o almirante Foggo.

“A Marinha dos EUA está demonstrando sua capacidade por causa de nossa flexibilidade, nossa agilidade e nosso compromisso com a Aliança. E desdobramos o Harry S. Truman como uma função de nosso planejamento de emprego de força dinâmica em todo o mundo. E é uma das primeiras plataformas a participar efetivamente do emprego de força dinâmica. Ele veio ao teatro, voltou para os Estados Unidos e retornou apenas um mês atrás. Enquanto o Truman continua pronto para responder a qualquer crise em qualquer lugar, estou muito feliz em anunciar minha intenção de empregar este grupo de ataque muito capaz no Trident Juncture a partir de 25 de outubro.”

Foggo disse ainda que o tema central do Trident Juncture se resume a “três Ds – a OTAN é uma aliança defensiva, o Trident Juncture demonstra nossa capacidade de credibilidade, e juntos nós detemos potenciais adversários”.

O Trident Juncture terá a participação de 40.000 pessoas, cerca de 120 aeronaves e 70 navios. Todos os 29 membros da OTAN e nações parceiras, Suécia e Finlândia, estão participando.

“O exercício Tridente Juncture será realizado na Noruega e nos arredores de 25 de outubro a 7 de novembro. Temos sido muito abertos sobre essas datas e elas têm sido consistentes. Teremos atividades avançadas acontecendo dentro e nos arredores da Islândia de 15 a 17 de outubro ”, acrescentou Foggo. “O General Juneau supervisionará o exercício do Centro de Combate Conjunto da OTAN em Stavanger e eu viajarei por toda a região, estarei lá para as aterrissagens anfíbias, desembarque e realizarei um engajamento com líderes-chave e observarei o exercício que ocorrerá.”

Foggo observou ainda que o exercício seria usado para testar o ponto 30/30/30 – o que implica mover 30 batalhões, 30 esquadrões de aeronaves ou 30 navios em 30 dias. “A aliança aspira ser capaz de fazer isso extremamente bem, e demonstraremos isso com a capacidade logística pesada que será demonstrada neste exercício. Acho que já disse isso antes: a logística é o sexto domínio da guerra. E você pode ver isso acontecer através do Trident Juncture”, disse Foggo.

O USS Harry S. Truman está atualmente em uma visita portuária a Portsmouth, Reino Unido, depois de chegar ao teatro europeu.

FONTE: navaltoday.com

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments