Fragata classe Oliver Hazard Perry (OHP)
Fragata classe Oliver Hazard Perry (OHP)

Embora longe de ser novos, os navios ofereceriam à Ucrânia um impulso enorme e desesperadamente necessário nas capacidades navais

De acordo com reportagens da Ucrânia, os EUA estão procurando oferecer ao país um número desconhecido de fragatas Oliver Hazard Perry desativadas na tentativa de ajudar Kiev a reforçar sua presença no Mar Negro e, possivelmente, em torno da entrada do cada vez mais disputado Mar de Azov. Se a Ucrânia concordar em receber os navios, a transferência ocorrerá através do programa Excess Defense Property que comumente canaliza equipamentos militares dos EUA para aliados estrangeiros.

Atualmente, uma única fragata da classe Krivak III de 25 anos, a Hetman Sahaydachniy (U130), representa o navio de maior poder da Marinha da Ucrânia. Aquela embarcação desloca 3.500 toneladas, enquanto uma fragata classe Perry desloca 4.200 toneladas, para uma comparação. Também vale a pena notar que nada menos que 17 navios foram deixados para trás quando a Rússia anexou a Crimeia. Não está claro qual é a condição dessas embarcações hoje, mas a Ucrânia só está interessada em recuperá-las se vierem junto com seu território.

Mas, independentemente disso, à medida que a Rússia se torna mais beligerante em águas regionais, a Ucrânia precisará de mais navios maiores do que os barcos de patrulha que está produzindo atualmente e o projeto velho, mas robusto da classe Perry poderia dar a eles um impulso muito necessário.

Em setembro de 2017, havia dez fragatas de classe Perry reservadas para as vendas externas e mais quatro – algumas das mais novas da produção da classe Perry – reservadas para exercícios de afundamento. Um desses navios, o ex-USS McClusky (FFG-41) já foi afundado.

Dos dez navios disponíveis para exportação, sete estão nas melhores condições. Assim, vários desses navios poderiam acabar nas mãos dos ucranianos – um ato que a Rússia não ficaria satisfeita.

Fragatas classe Oliver Hazard Perry na reserva da Marinha dos EUA

FONTE: The Drive

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments