Marinha de Taiwan comissiona duas fragatas da classe OHP
A Marinha da República da China (RoCN) incorporou duas fragatas de mísseis guiados classe “Cheng Kung” (ex-Oliver Hazard Perry da Marinha dos EUA) em uma cerimônia realizada em 8 de novembro na base naval de Zuoying, na cidade portuária de Taiwan, Kaohsiung.
As fragatas Ming Chuan PFG-1112 e Feng Chia PFG-1115 – ex-USS Taylor (FFG 50) e ex-USS Gary (FFG 51) – entraram em serviço em um evento liderado pela presidente taiwanesa Tsai Ing-wen e se juntarão a 146ª Flotilha da RoCN – Esquadrão de Ataque baseado em Makung, Condado de Penghu. Os navios, que são agora as 9ª e 10ª fragatas da classe operada pelo RoCN, serão responsáveis por patrulhar o Estreito de Taiwan.
“Diante de desafios tradicionais e não tradicionais, fortaleceremos resolutamente nossas capacidades de autodefesa e protegeremos a liberdade do povo e do modo de vida democrático de Taiwan”, tuitou Tsai após o evento.
Construídas na década de 1980, as duas fragatas de 138,1 m de comprimento foram formalmente transferidas para a RoCN em uma cerimônia realizada em 9 de março no estado americano da Carolina do Sul. Poucos dias após a transferência, o jornal Taipei Times citou Tsai Shih-ying, o legislador do Partido Democrático Progressista, dizendo que os navios foram reformados “para prolongar sua vida útil em cerca de 30 anos, tornando-os uma opção altamente rentável para a Marinha”.
A mudança ocorreu depois que o Departamento de Estado dos EUA anunciou em dezembro de 2015 que havia aprovado a possível venda, reforma e atualização de duas fragatas da classe Oliver Hazard Perry a serem fornecidas a Taiwan como EDAs (Excess Defense Articles) por um valor estimado de US$ 190 milhões.
De acordo com um anúncio feito na época pela Agência de Cooperação de Segurança de Defesa dos EUA (DSCA), cada navio deveria ser equipado com o sistema de controle de tiro MK 92 MOD 6, o sistema de guerra antissubmarino SQQ-89V, o sistema MK 75 de canhão de 76 mm, o sistema de armamento Phalanx 20 mm (block 18), o sistema de lançamento de mísseis guiados MK 13, o sistema de guerra eletrônica AN/SLQ-32, o radar AN/SPS-49, sonar towed array rebocável SQR-19 e sonar de casco AN/SQS-56.
FONTE: Jane’s