OSLO (Reuters) – A fragata da Marinha Norueguesa KNM Helge Ingstad (classe Fridtjof Nansen) que colidiu com um petroleiro na semana passada ficou quase totalmente submersa na terça-feira, apesar dos esforços para salvar o navio naufragado, mostraram fotos tiradas pela Administração Costeira da Noruega.

A situação do navio ao largo da costa norueguesa não está, no entanto, perturbando o terminal de exportação de petróleo bruto de Sture. “Estamos em operação normal”, disse uma porta-voz da Equinor, operadora da usina.

Os militares noruegueses trabalham desde quinta-feira para resgatar o navio, amarrando-o com vários cabos à costa. Alguns deles haviam partido.

“O navio afundou mais um metro e, como resultado, dois cabos se partiram. Eles foram substituídos por dois mais fortes. Nós trabalhamos até meia-noite sobre isso. Depois da meia-noite, percebemos que não era seguro para nossa equipe continuar o trabalho ”, disse Haavard Mathiesen, chefe da operação de resgate da Agência de Material de Defesa da Noruega.

“Por volta de 06:00 (05:00 GMT), mais cabos se partiram e o navio afundou ainda mais. Agora está em águas mais profundas e estável​”, disse ele em entrevista coletiva.

O navio estava encalhado na costa oeste da Noruega na quinta-feira passada, depois que colidiu com o navio-tanque que havia deixado o terminal de Sture. A instalação foi fechada por várias horas como resultado.

Oito membros da Marinha, de uma tripulação total de 137, ficaram levemente feridos no incidente.

KNM Helge Ingstad
KNM Helge Ingstad, classe Fridtjof Nansen

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments