Resgate da fragata KNM Helge Ingstad pode levar três semanas
A fragata da Marinha Real Norueguesa KNM Helge Ingstad ficou quase completamente submersa após uma colisão com um petroleiro no fiorde de Hjeltefjorden, em 8 de novembro.
Se prosseguirem com os planos, a fragata será içada e carregada em uma barcaça comercial de 140 metros e transportada para a base de Haakonsvern na primeira semana de dezembro.
Planos para salvar a fragata começaram logo após a colisão, enquanto o mapeamento do fundo do mar já estava em andamento. De acordo com relatos da mídia norueguesa, obras de dragagem que permitiriam que a barcaça se aproxime da fragata também estão em andamento.
Em uma atualização em 14 de novembro, a Marinha Norueguesa disse que a Helge Ingstad estava em perigo de afundar ainda mais.
Após a colisão na quinta-feira, a fragata foi intencionalmente encalhada e sete pontos de fixação foram posteriormente estendidos ao casco da fragata e fixados a âncoras no solo. No entanto, como a fragata continua a embarcar água, o peso do navio torna-se maior.
A empresa norueguesa BOA Management e a consultora marítima DNV GL estão agora trabalhando com a Marinha para planejar e executar uma operação em que a fragata será içada e transportada para a base de Haakonsvern para uma primeira avaliação de danos. A Marinha ainda não deu informações se a fragata será consertada ou descartada, já que a maioria dos sistemas do navio ficou submersa.
FONTE: Naval Today
16/11 – sexta-feira, btarde. Vale o resgate, ou será só um gasto?? Não seria mais fácil, retirar todo o óleo e afunda-la.
Acho que é mais para segurança da navegação mesmo pq quase nada vai ser reaproveitado e para efeitos de estudos para alguma correção na estanqueidade do projeto ou para efeitos de estudos jurídicos e tribunal marítimo (investigação).
Se fosse aqui …
Bom, aqui teve um submarino que fez o que tinha que fazer: afundar.
Marcos10, depois de uma semana ele foi içado, só que deu PT. Como vc vê, acidentes acontecem nas melhores Marinhas!
Pode existir processo indenizatorio se “os inqueritos” apontarem falha do petroleiro ?
Acho que nem se conseguissem provar que o petroleiro intencionalmente foi em direção a fragata; a diferença de velocidade, manobrabilidade e tempo de resposta torna impossível qualquer argumento.
Essa deu PT. Todo sistema eletrônico, motor baterias, tudo foi pro saco. Só o casco que pode ter lá salvação. Melhor mesmo tira lá daí porque é o certo mas leva lá para o fundo do mar. Imagina o gasto para recupera lá da pra pagar outra dessa.
Acho que eles estão a priori visando a contenção de contaminantes ambiental da embarcação como diesel, nitretos e nitratos dos explosivos dos paiois enfim, quanto o a integridade dos componentes não há salvação mas se conseguirem retira la do mar e se avaliarem que o casco não sofreu algum empenamento crítico o mesmo poderá ser restaurado e preenchido por novos componentes e armamentos. Dinheiro não é problema lá.
para colocar em operação novamente terao que cortar o casco para retirar os motores e equipamentos volumosos vai ser a mesma coisa que colocar um carro que afundou para funcionar ,vai torrar o preço de um novo e ainda por cima nunca mais vai funcionar direito
A Noruega tem equipamentos de primeira linha para essa operação.
Sucesso. bom
Digamos que o navio consiga ser resgatado e colocado numa doca seca, e constatarem que não dá pra reformá-lo, ou que o xusto não valeria a pena. O que seria feito do navio? Alvo de teste?
Vão vender para o Brasil.