Resgate da fragata KNM Helge Ingstad pode levar três semanas
A fragata da Marinha Real Norueguesa KNM Helge Ingstad ficou quase completamente submersa após uma colisão com um petroleiro no fiorde de Hjeltefjorden, em 8 de novembro.
Se prosseguirem com os planos, a fragata será içada e carregada em uma barcaça comercial de 140 metros e transportada para a base de Haakonsvern na primeira semana de dezembro.
Planos para salvar a fragata começaram logo após a colisão, enquanto o mapeamento do fundo do mar já estava em andamento. De acordo com relatos da mídia norueguesa, obras de dragagem que permitiriam que a barcaça se aproxime da fragata também estão em andamento.
Em uma atualização em 14 de novembro, a Marinha Norueguesa disse que a Helge Ingstad estava em perigo de afundar ainda mais.
Após a colisão na quinta-feira, a fragata foi intencionalmente encalhada e sete pontos de fixação foram posteriormente estendidos ao casco da fragata e fixados a âncoras no solo. No entanto, como a fragata continua a embarcar água, o peso do navio torna-se maior.
A empresa norueguesa BOA Management e a consultora marítima DNV GL estão agora trabalhando com a Marinha para planejar e executar uma operação em que a fragata será içada e transportada para a base de Haakonsvern para uma primeira avaliação de danos. A Marinha ainda não deu informações se a fragata será consertada ou descartada, já que a maioria dos sistemas do navio ficou submersa.
FONTE: Naval Today