Fotos dos destroços do submarino ARA San Juan no fundo do Atlântico
A Armada Argentina divulgou imagens dos destroços do submarino ARA San Juan (classe TR-1700), que estava desaparecido desde 15 de novembro de 2017, com 44 tripulantes a bordo.
As autoridades disseram que o submarino sofreu uma implosão no fundo do Oceano Atlântico e que não é possível realizar o resgate.
Segundo a Armada, as imagens mostram que o casco de pressão do submarino sofreu algumas deformações, e que as partes externas se desprenderam por causa da implosão do casco, que teria ocorrido em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino devido à profundidade do local.
A empresa norte-americana Ocean Infinity usando robôs submarinos descobriu os restos do ARA San Juan em uma região de cânions, a 600 km da cidade de Comodoro Rivadavia, a 907 metros de profundidade.
O local é próximo de onde há um ano foi identificada uma “anomalia hidroacústica” semelhante a uma explosão.
Além de decretar 3 dias de luto nacional, o presidente argentino Mauricio Macri prometeu investigação para descobrir “a verdade” sobre a tragédia com a embarcação.
Ocean Infinity
A Ocean Infinity utilizou cinco Veículos Submarinos Autônomos (AUVs) para realizar a busca, que foi conduzida por uma equipe de aproximadamente 60 tripulantes a bordo do navio Seabed Constructor. Além disso, três oficiais da Armada Argentina e quatro membros da família da tripulação da ARA San Juan se uniram ao Seabed Constructor para observar a operação de busca.
A Ocean Infinity havia se comprometido a conduzir a operação de busca por até sessenta dias e a assumir o risco econômico da busca, recebendo apenas pagamento se o submarino fosse encontrado.
A capacidade de busca oceânica permanentemente mobilizada da Ocean Infinity é a mais avançada tecnologicamente do mundo. Seus AUVs são capazes de operar em profundidades de água de 5 a 6 mil metros e cobrem vastas áreas do leito marinho a uma velocidade incomparável.
Os AUVs não são atrelados ao seu navio hospedeiro durante as operações, permitindo-lhes ir mais fundo e coletar dados de maior qualidade para a busca.
Eles são equipados com uma variedade de ferramentas, incluindo sonar de varredura lateral, uma câmera HD de eco de vários feixes e sonar de abertura sintética.
Além disso, a partir da embarcação hospedeira, a Ocean Infinity é capaz de desdobrar dois ROVs de classe de trabalho e equipamentos de levantamento pesado capazes de recuperar objetos com peso de até 45 toneladas de 6.000m.