México revela custos da fragata Damen SIGMA 10514
Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval
A Marinha do México lançou ao mar, nesta sexta-feira (23.11), Día de la Armada de México (193º aniversário de sua primeira operação como Força Armada), a sua primeira fragata leve Tipo Damen SIGMA 10514, construída no Estaleiro Nº 20 da Secretaria da Marinha, em Salina Cruz, estado de Oaxaca (maior porto do litoral do Oceano Pacífico, no extremo sudoeste do território mexicano).
Batizada Reformador (101), a embarcação, na frota mexicana, é classificada como Patrullera Oceánica de Largo Alcance (POLA).
De acordo com os articulistas M. García e J. A. Quevedo, do portal de notícias militares Infodefensa.com, a construção da embarcação, de 107,14 m de comprimento e 2.530 toneladas de deslocamento, consumirá 337 milhões de Euros (cerca de 380,8 milhões de dólares), de um total de 390,92 milhões de Euros (aproximadamente 441,7 milhões de dólares) previstos para todo o programa de desenvolvimento, produção e equipamento do barco.
Os almirantes mexicanos prevêem obter oito POLAs – quatro para operar no Atlântico e quatro para o Pacífico – mas, devido aos custos, até agora só uma teve sua encomenda autorizada.
A POLA mexicana é composta por seis módulos, quatro dos quais foram fabricados no México e dois na Holanda. Espera-se que, até o fim do ano que vem, ela esteja pronta para iniciar testes de propulsão/navegação, funcionamento de sensores e de armamento.
Classe Tamandaré – O grupo holandês Damen ofereceu uma variante da SIGMA 10514, mais pesada e bem mais artilhada, para o programa brasileiro de escoltas Classe Tamandaré: quatro navios que também teriam seus módulos fabricados na Holanda e no Brasil.
Conforme o Poder Naval já informou, com exclusividade, a 21 de outubro último (EXCLUSIVO: Consórcio Damen/SAAB sai na frente na disputa pela Classe Tamandaré), o team Damen/SAAB/(estaleiro)Wilson Sons foi o mais bem colocado no short list anunciado pela Marinha do Brasil (MB) para o Projeto Tamandaré. O anúncio do vencedor deve acontecer em março de 2019.
Na última semana de junho passado, durante a mostra RIDEX, que teve lugar no Rio de Janeiro, representantes dessa associação liderada pela Damen informaram, oficialmente, que, no caso de vencer a concorrência no Brasil, o SIGMA 10514 da série Tamandaré terá 107,5 m de comprimento e, pelo menos, 14 m de boca. A medida de comprimento garantida pela extensão do espelho de popa, que amplia a área do convoo e permite a operação de um Sikorsky MH-16 – aeronave multipropósito que reúne a preferência da oficialidade brasileira.
A MB reservou 1,6 bilhão de dólares para os escoltas Classe Tamandaré, mas segundo o Poder Naval pôde apurar, nenhuma das quatro propostas pré-selecionadas pela Diretoria de Gestão de Programas da Marinha apresenta um valor unitário para o navio que propõem abaixo do patamar dos 500 milhões de dólares – motivo pelo qual estão havendo negociações que resultarão no oferecimento, por parte dos competidores, de uma Best and Final Offer.
Bofors Mk3 – Os valores divulgados pelos mexicanos para a sua patrulheira são consideravelmente inferiores aos da Classe Tamandaré porque não incluem muitos dos itens de armamento e de eletrônica militar exigidos pela Marinha Brasileira.
No capítulo dos armamentos a Armada Mexicana só anunciou que a peça de artilharia fincada da proa é um canhão BAE Systems Bofors Mk3 de 57 mm (que os ingleses chamam de BAE Systems 57mm Mk110), apto a fazer até 220 disparos por minuto, com alcance máximo efetivo de 8.500 m e máximo de 17.000 m.
Na Marinha Mexicana, o POLA 101 será tripulado por 120 militares (13 mulheres). A propulsão do navio, do tipo combinada diesel-mecânica/diesel-elétrica, deverá garantir-lhe velocidade máxima de 27 nós (aproximadamente 50 km/h) e autonomia (capacidade de permanência) de 20 dias no mar.