Japão decide adquirir caças F-35B para os navios classe ‘Izumo’
O governo japonês decidiu adquirir a aeronave de caça furtiva de decolagem curta e aterrissagem vertical (STOVL) F-35B como parte do novo plano de defesa a ser esboçado no próximo mês. Esta informação foi relatada pela mídia japonesa Nippon News Network (NNN).
A aeronave embarcada seria adquirida para ser desdobrada pela Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) em dois “destróieres porta-helicópteros” da classe “Izumo”, JS Izumo e JS Kaga. As duas embarcações – as maiores da frota da JMSDF, com um deslocamento de 27.000 toneladas (carga total) e um comprimento de 248 metros, seriam modificadas para acomodar a aeronave.
O primeiro navio da classe, Izumo, foi lançado em 6 de agosto de 2013. O navio foi incorporado em 25 de março de 2015. O Kaga foi incorporado em 22 de março de 2017. O F-35B é um derivado do F-35A já operado pela Força Aérea Japonesa.
De acordo com a reportagem da NNN, a decisão do governo japonês de introduzir o F-35B está relacionada à consolidação da expansão da China no oceano. O Japão tem como objetivo fortalecer as capacidades de defesa das ilhas do sudoeste, incluindo as ilhas Senkaku.
O governo japonês irá incorporar sua decisão no Defense Outline, que será anunciado no mês que vem, depois de mostrar essas políticas tanto para o Partido Liberal Democrático (LDP) quanto para os partidos Komei.
Em fevereiro de 2018, o Yomiuri Shimbun informou que o Japão planejava adquirir 40 caças F-35B de decolagem e pouso verticais, que poderiam ser operados a partir desses navios com algumas alterações. Em março deste ano, o LDP determinou que o governo japonês desenvolva seus próprios porta-aviões e opere a aeronave F-35B, que deve incluir a reforma da classe “Izumo”.
FONTE: Navy Recognition