HMS Clyde

HMS Clyde

O jornalista Roberto Caiafa do site da revista Tecnologia & Defesa noticiou que a Marinha do Brasil deverá receber da Royal Navy o navio-patrulha HMS Clyde em 2019.

A informação foi dada durante o evento Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-Reino Unido, realizado no 8º Distrito Naval (Centro Cultural da Marinha em São Paulo), pelo contra-almirante Amaury Calheiros Boite Junior, Superintendente de Manutenção da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DgePM).

O contra-almirante confirmou que a Marinha do Brasil vem mantendo conversas com a Royal Navy e a BAE Systems visando o recebimento por leasing do OPV classe “River”,  que deverá ocorrer ao final de 2019.

O jornalista Roberto Lopes havia noticiado em fevereiro deste ano que a Marinha do Brasil estava avaliando a compra de três navios-patrulha classe River Batch I, mas a Royal Navy acabou retendo os navios, por causa do Brexit.

Consultada na época, a Marinha do Brasil não confirmou que estava avaliando os navios classe River Batch I.

Segundo informações publicadas nas redes sociais no Reino Unido, o HMS Clyde, único OPV classe River Batch I que possui convés de voo, será desativado em 2019.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr

Opa!!! Lançado em 2006!!! Novo em folha, se comparado a maioria das embarcaçōes em serviço. Acabei de fazer o update do Clyde no Wikipedia.

Tomcat4.0

Maravilha!!!
Vc tem ae no USArmy alguma informação sobre possibilidades de Abrams virem dae do tio Sam pra cá ou e terem sido avaliados ???

Gonçalo Jr.

Esqueça o Abrams. Já foi noticiado no Forte https://www.forte.jor.br/2018/01/25/eb-avalia-no-futuro-evoluir-do-leopard-1a5-para-o-2a4/ que o EB vai continuar com a família Leopard devido a expertise que possui com o modelo, manutenção, ferramental, simuladores além da empresa possuir em Santa Maria – RS um centro de manutenção.

O EB vai ao longo dos proximos anos substituir os Leo que estão mobiliando sua cavalaria por modelos Leo 2A-4 e mais a frente Leo-2A6 ou A7.

Mario Heredia

Não é bem assim, não. Existem conversas sobre uma série de equipamentos, um deles é o Abrams. Como já havia dito, 2019 / 20 trarão surpresas americanas.

Valter Sales

A conversa que existe forte é sobre o Bradlay e o Buffalo

FighterBR

O Abrams é incompatível com a nossa infraestrutura. Ele está disponível para o Brasil, mas quem disse que o Brasil quer?

Gilbert

Só com os viadutos de São Paulo, hahaha

Gustavo

Interessante essa analise que o Abrams não é compatível com a infraestrutura do Brasil, mas eu penso, eles andavam pra lá e pra cá nas ruas de Bagdá, nossa infraestrutura é tão inferior assim a do Iraque?
Abraços

FighterBR

Sério que você quer comparar Iraque com Brasil?

Caio

Gustavo é pq nossas pontes não foram feitas para aguentar tanto peso já o iraque é um deserto sem pontes em sua maioria por isso os abrams passam lá

Tomcat4.0

Quem disse que o Brasil não quer?
Dê uma lida nos materiais de estudo da CIBILND (é gratuito as edições da revista Ação de Choque da força blindada do EB em pdf). Vc verá a menção do Abram’s mais de uma vez por especialistas ,da atica ,do EB.
A inclinação ,até lógica, pela continuidade de operação da família Leopard não significa que outro CC não possa ser inserido no lugar, substituindo o Leo 1A5.

Felipe Maia

Acredito que se o Abrams vier – e se vier – não será no curto prazo de 4 anos do Governo atual. O EB já tem estudo realizado para preparar alterações significativas em sua logística visando comportar a operação de veículos do porte do Abrams ou do Leopard 2A5. Vai levar 10 anos para estar tudo finalizado. Antes desta data, acho inviável.

Lucas

Gente, é impossível o Brasil adquirir o Abrams, além de sua manutenção e seu valor ser muito elevado o Brasil não possui interesse em blindados pesados devido a sua localização e sua infraestrutura. O Abrams possui um peso muito elevado para as pontes e viadutos do Brasil, então para a locomoção dele em nossa território teríamos que fazer super obras de infraestrutura nas rodovias, pontes,trilhos de trem e etc ou seja o E.B não vai adquirir o Abrams

Julio

Lucas, nada é impossível. Você já ouviu falar de política? Ou cadeia de comando? A decisão de comprar material bélico é da alta cúpula de Brasília, de políticos, e não de militares. Se a decisão de comprar material bélico estivesse nas mãos dos militares, o Prosuper já tinha saído faz tempo. Os caças já teria sido comprados a pelo menos 10 anos atrás. Eu não duvido que o Trump exiga que o Brasil compre o Abrams, F-35 ou qualquer outro material bélico em troca de alguma negociata comercial ou diplomática. O Trump está fazendo isso com a Coréia do Sul,… Read more »

Claudio Moreno

Boa tarde senhores!
Excelenteaquisição. Embarcação relativamen nova, apenas uma geraçãoanterioras Amazonas.

Estamos no caminho correto.

Marcos

Leasing? Pronto, chegamos num ponto sem volta. Quanto vai custar esse leasing de um OPV?

É sério, quem sair por último que apague as luzes.

india-mike

Qual o problema de um leasing, Marcos?
No momento ele pertence a BAES e está cedido à RN por sistema de leasing.

Pq serve pros britânicos e pra gente é inaceitável?

Marcos

Estamos falando do Brasil, tudo sai caro. Temos patrulhas em construção ou tínhamos, não sei o atual estado dos nossos estaleiros. É melhor gastar dinheiro e terminar o que temos do que comprar o que não podemos.

Oliver

Simples… pois a BAES é inglesa… e não brasileira…

EricWolff

Para quem não sabe, os 4 CT classe 1000, TB conhecidos como classe Pará, os últimos q a MB teve, tb vieram por leasing, e ao fim do contrato, a MB ganhou a propriedade definitiva.

John Paul Jones

OBA !!!! Começou o PROSUPER da MB !!! é a XEPA do BREXIT !!!

Agora a Marinha vai !!!

Vai de “Rural” …. kkkkkkk

india-mike

Pois é, cantei essa está aí na semana passada. Quando o ministro da defesa britânico confirmou q os 3 River originais iriam ficar em serviço por mais 2 anos, mas ignorou o Clyde (que é uma versão melhorada com hangar), já dava pra ver q esse navio q cabe perfeitamente no planejamento da MB (afinal é irmão muito próximo dos Amazonas) poderia ter um destino muito interessante.
Se vier, indicativo de costado ele já tem — P123. Agora só falta escolher um nome de rio começando com A pra ele 🙂

Daniel Ricardo Alves

Araguaia!

Alessandro

Araranguá

Gilbert

Lá no Wikipédia tem um lista gigante de rios brasileiros que começam com a letra A

Adriano Luchiari

Acre

Sequim

Marcos, normalmente contratos de leasing têm opção de compra pelo valor residual do bem ao final de sua vigência. Imagino que será isso que a MB fará. “Alugará” o navio, e ao final do contrato, o comprará.

Marcos

Interessante que nem a própria Royal Navy vai ficar com o navio, indispensável (ou não) para patrulhar as Malvinas.

E a nota soltada pela MB e veiculada aqui mesmo no PN dizia o seguinte: “[…] que as unidades não atendem aos requisitos que ela define como indispensáveis para este caso, e descartou a aquisição.”.

india-mike

Marcos, a MB teria “dispensado” suas irmãs que não tem convoo e não o HMS Clyde.

Quanto ao Reino Unido, a patrulha das falklands vai ficar a cargo de um River batch 2 recém construído (serão 5 b2 novos + os 3 b1 originais) e como a RN não tem pessoal para manter absolutamente todos os navios vai se desfazer de um deles. É provável q no futuro os 3 b1 originais sejam disponibilizados tb — agora se o Brasil vai ter interesse em pegá-los depois de 2021 é outra história

pm

Noticiar a compra de um navio-patrulha desse jeito mostra a draga que estamos. Uma aquisiçao dessas devia ser uma nota de rodapé.

Nao me entendam mal: provavelmente é uma boa compra de oportunidade e estamos em falta de navios patrulha oceanicos como estes, mas nao agrega nada para MB como navio de guerra.

Lucas

Na verdade agrega sim, os navios de patrulha oceânica são essenciais para qualquer Marinha do mundo. Nessas últimas semanas chegou a notícia de um navio de pesca chinês destruiu um barco brasileiro por disputa da área de pesca e com os opvs esses acontecimentos nunca aconteceriam, ou seja com a Aquisição desses tipos de navios os cidadãos brasileiros terão mais segurança nos mares da vida e além de ajuda também na apreensão de drogas ilícitas que chegam em nosso território via oceânica

Blackbird

MB indo as compras e aos poucos reorganizando sua esquadra.

Joao Moita Jr

Tomcat4.0…
Que eu saiba, não. Se ouvir algo, voces serão os primeiros a saber.

Abs

Tomcat4.0

Valeu a atenção !!!

Flávio

Trecho retirado da matéria original do Caiafa:

“Segundo o vice-almirante Calheiros, a Marinha do Brasil já havia avaliado anteriormente a aquisição desse meio, e agora retorna as negociações, já que o HMS Clyde deverá dar baixa do serviço ativo na Royal Navy ao final de 2019 (veja nesse artigo).”

Ou seja, mais uma vez o Roberto Lopes deu o furo de reportagem em fevereiro. A MB realmente estava avaliando os navios.

JL

Prezados, temos que pensar que a aquisição desse patrulha oceânico, vai liberar os já desgastados vasos de guerra que nos sobraram, de uma tarefa que um OPV executa com perfeitas condições. Isso nos dará tempo de devagar ir repondo o que ficou negligenciado por décadas.

Vovozao

29/11 – quinta-feira, bnoite, segundo a informação do Caiafa, este chegaria através de aluguel a BAE, nada impedindo a compra do WAVE, e, nem das Lá Fayettes, caso disponibilizadas.

Egidio Martins

Você conhece o Caiafra?

Marcos
BrunoFN

Pode ate existir a possibilidade de ”Leasing” mas a torcida e pela sua aquisição , torcendo tb pela aquisição dos outros 3 ,mesmo sem convés… precisamos de patrulha urgente

Mercenário

Bruno,

Os outros 3 classe River B1 serão mantidos para patrulha das ilhas britânicas, por pelo menos mais 2 anos.

Curioso que o HMS Clyde é justamente o atual patrulheiro do Atlântico Sul, baseado nas Falklands.

Delfim

Sai mais em conta ceder ao BR que levá-lo de volta ao UK.

Foxtrot

Marcos 29 de novembro de 2018 at 18:55 Estamos falando do Brasil, tudo sai caro. Temos patrulhas em construção ou tínhamos, não sei o atual estado dos nossos estaleiros. É melhor gastar dinheiro e terminar o que temos do que comprar o que não podemos. Concordo com o senhor Marcos, ao invés de alugarmos (sim Leasing é aluguel kkk) esses OPV,s, porquê não com essa verba acabar os Napas em construção, iniciar os 1.800 e Napa 500-BR. Lá vai a MB mais uma vez dá um passo maior que as pernas. Não estamos em guerra, não entraremos tão cedo, nossa… Read more »

Nilson

Caro Fox, penso o contrário. O leasing é exatamente a solução quando não tem dinheiro para comprar ou construir, pois vai pagando aos poucos. Não vejo relação entre o dinheiro para o leasing (um pingado ao longo de anos) e a possibilidade de construir os patrulhas.

Carlos Campos

Roberto Lopes o homem dos furos já tinha dito sobre essa possibilidade,,,,,,, Deus Salve a Rainha, os Britânicos tendo que se desfazer do que eles tem para manter a Marinha deles bem equipada, porém sem números grandes como devia ser, parece que se os EUA entrarem em guerra a USNAVY vai ficar estressada por não ter aliados com capacidades grandes.

Egidio Martins

Realmente, Roberto Lopes, o homem dos furos.

abrahamyamato

finalmenteeeeeeeeeeeeee

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. JL. Se é para construir NapOc, que se construa. Também acredito que poderíamos construir alguns submarinos de pequena tonelagem(800 a 1000 toneladas) com seis tubos de torpedos mais atuais tecnologias. (visto o 206 A) e continuar com o Prosub, pois são submarinos de maior tonelagem. Agora, é arrumar dinheiro para se construir. Lembrando que ainda há CCT e mais os caça minas. Esqueci da patrulha fluvial. Deixe-me ver…? Aviação de Patrulha marítima…modernização do AMRJ. ??? Lembrei: previdência. A MB tem e muito a fazer e acredito que conseguirá uma boa parte. abraços a todos. Este OPV… Read more »

Luis Galvão

Prezado,
Com relação aos submarinos, o que a MB procura é exatamente o contrário da sua ideia. Devido a extensão do nosso litoral e de nossa fronteira marítima, precisamos de submarinos que possam ter mais tempo em patrulha, ou seja, precisamos de submarinos de maior tonelagem, capazes de armazenar maior quantidade de víveres e combustível. Por esta razão é que o projeto do Scorpene BR foi modificado para ter maior autonomia em missão. Caso contrário seria melhor comprar mais submarinos IKL, que foram originalmente desenhados para patrulhas de curta duração.

Serigy

Que ótima notícia! Um nome perfeito para embarcação seria Almirante Bacellar, seu legado vai ficar marcado na história.

Robsonmkt

Comprado ou leasing, não importa.
O que importa é que a MB, em pouco tempo, está conseguindo adquirir meios de qualidade construtiva e operacional comprovada e com razoável tempo de utilização futura que impedirão o colapso total da esquadra. O Bahia, o Atlântico e agora este classe River são muito bem vindos.
Que venham as Tamandarés!

Paulo de Lima

Compra tudo Marinha do Brasil.

paulo costa

Parabéns a Marinha do Brasil por essa otina noticia …

Como eu disse em outro tópico, as pessoas tem que entender que uma coisa sao projetos dedicados como os NPa 500 BR projeto esse que a MB planejou e vai tocar ja em 2019 com os recursos do Fundo Mercante e outra coisa sao as compras de oportunidades como essas 03 + 01 class River, Hms Ocean e mais que viram
vai se desenhando com 04 OPV, 04 CCT, 04 SBR, e por ai vai

paulo costa

Em 2019 teremos a assinatura contrato com a Naval Group para o novo NAe podem esperar

Marcos Rego

Calma cocada!

MO

Zzzzzzzz …. tsc tsc ….

Baschera

Kkkkkk….
Cada ano pior Ostra….. tsc…tsc !
C’est la vie !

Sds.

MO

Tá phod… Basque é o bobos nos comenta se multiplicou ….

James Marshall

Mas só um?
Deviam vir os quatro de uma vez, a marinha urge em adquirir patrulhas.
“Ain, mas não estamos em guerra ou há riscos do Brasil entrar em uma!”
Os pescadores no Rio Grande do Norte mandam lembranças.

Robsonmkt

É só ler a matéria: “O jornalista Roberto Lopes havia noticiado em fevereiro deste ano que a Marinha do Brasil estava avaliando a compra de três navios-patrulha classe River Batch I, mas a Royal Navy acabou retendo os navios, por causa do Brexit.”

James Marshall

Espero que se concretize, pois a marinha tem tradição em viver viajando na maionese e viver de megalomanias.

Luiz

Só espero que venha para Santos-SP.

Lucas

Na verdade o ideal seria ir Para o nordeste onde recentemente navios chinêses vem destruindo barcos pesqueiros brasileiros

Rogerfer

Quem te viu, quem te vê.

HMS Clyde Refused Entry To Brazil | Forces TV
https://www.youtube.com/watch?v=SEPoVuY2cIs

E a embarcação veio parar aqui, ainda que poderia ter ido para as mãos dos Chilenos (…e tem gente que reclama!).

Parabéns a Marinha do Brasil!

Valter Sales

Agora tem que manter o foco no RFA Wave. Tem que garantir isso em 2019.

Delfim

Não sei o motivo de tamanha festa. Leasing limita o uso do bem, ainda mais se tratando de armamento. Vai se usar como ? Onde ? Contra quem ? Contraria interesses britânicos ? Favor devolver…

Flanker

A MB já operou muitos navios por leasing. E no final, acabaram ficando com eles. E ainda, não tiveram qualquer limitação quanto ao seu uso. E quando terminar o leading, fica com o navio. Por acaso a BAE vai querer o navio de volta? Duvido.

NAVY_JACK

É impressionante!
Lembrando da época dos ex-presidentes Lula e Dilma, os navios da Royal Navy nem se quer puderam atracar no Brasil durante as viagens as ilhas Falkland ou de volta para o Reino Unido.

E agora o Royalç navy parece ser o fornecedor favourito de navios de segunda mão para a MB.

Haroldo Fiocco

Concordo co a ideia de que o Brasil precisa de uma Guarda Costeria. Apesar que a Marinha não gosta muito da ideia pois perderia naviox, efetivo e $.
O que é hipocrisi pois a MB quis porque quis avioes.
Deveria entao ser criada do nada uma nova força com a missão de patrulha de portos e costa.
E como a Damen Saab já esta no pareo, sdus modelos:
Stan Patrol 1605 como GC de patrulha de portos.
Offshore Patrol vessel 1400 para patdula da ZEEx.
Só uma opinião claro.

Gilson Elano

Mais um OPV que chegar, beleza!
Queria entender o porquê foi gasto dinheiro público com a tal ” TOT” da classe Amazonas?
Não vão produzir mais unidades?

Bardini

Navio simples, barato de comprar, manter e operar. Coisa que poderia estar sendo feita aqui aos montes, fazendo a grana girar aqui, mantendo pessoal especializado de um único estaleiro do ramo da construção de meios militares empregado…
.
Mas, é o que tem pra hoje. Melhor que nada.

Felipe Maia

Aquisição mais do que bem-vinda. Meio off-topic: não sei se souberam, mas o Presidente eleito indicou como Ministro de Minas e Energia o ALMTE. Albuquerque Júnior, ligado ao setor de pesquisa nuclear da MB. Esta nomeação, somada a indicação do ALMTE. Ilques Barbosa Júnior, me fazem crer que o sub nuclear terá sua continuidade garantida (talvez até num prazo menor do que o atualmente estipulado) e alguns grandes projetos da MB começarão a tomar forma mais robusta. Resta saber se haverá “la plata” para tudo o que pretendem. Minha ideia seria: se aproximar ao máximos do americanos e israelenses, extrair… Read more »

Fabio Araujo
Maurício Benício de Carvalho

Boa sorte pros hermanos, tomara que não sejam enganados.

Delfim

Para quem estranhou eu não falar “aiiinnn mais uma OPV com 30mm”, admito que mudei de opinião.
Quem quer uma OPV com casco, armas e sistemas de corveta na verdade precisa é de uma corveta.
Se essa for a idéia da MB e se houver $$$, que venham muitas CCT.

horatio nelson

otimas noticias hj para a marinha! deve vir com 1 30mm já vamos aproveitar e colocar o mansup nele tbm kkkk…..mes q vem tem riachuello capitulo final ?!

João Francisco Neves

Pra quê outro OPV? Não temos as Amazonas? Não temos direito de produção? Não entendo tanta comemoração pra tão pouco, mais um barquinho com canhão????? Cadê os caça-minas suecos, não seriam mais úteis???? Ainda não temos cobertura AAe de área, radar 3d em todos os vasos de guerra, entre outras coisas, e o pessoal tá comemorando um naviozinho mixuruca com canhãozinho…

Atilio Batisti

Viva a Marinha! Mais um meio que será muito bem recebido e operado. Que a próxima notícia seja a confirmação do Wave, tem mais gente de olho precisamos bater esse martelo o quanto antes.

Luiz Floriano Alves

Jõao Francisco
Na penuria de meio que nos encontramos receber uma River é, sim, motivo de festa. Um barco destes, bom de mar serve para levar a nossa bandeira e nossa marujada onde se fizer necessária a suas presenças. Não esqueça da engenhosidade e do espírito do brasileiro: fazemos de uma River uma Fremm, basta surgir a necessidade. Coragem e patriotismo é que não falta na MB.

willhorv

Vamos refrescar a memória sobre estes navios…
Não tinha um estudo deles sobre a compartimentação, controle de danos e que não serviam muito bem para emprego militar? Me ajudem aí! Eram os batches 1 ou 2? Não me recordo do troço todo…

Lucas

Quem,quer apostar comigo que o nome do novo navio vai ser o nome de algum Rio ou estado?

Valter Sales

Acho que deveria ir para a capitania lá de Santos -SP

Maurício Benício de Carvalho

O que vejo de custo proibitivo pro EB é a manutenção da turbina dos blindados Abrams.

Joao

Parabéns, quanto tempo de uso tem este barco? E ele vai realmente atender as necessidades da MB???

paulo costa

Joao, O HMS Clyde entrou em serviço ativo por volta 2008 e tem 12 anos e devera ser a Royal Navy ate o 2º semestre de 2019, quando possivelmente passara por uma revisão geral pela Bae Sistem antes de ser entregue a Marinha do Brasil. Esse navio foi construído como OPV e opera em águas difíceis do atlântico sul e em tese e parecido com os navios da classe Amazonas que a MB ja opera atualmente fazendo missões de patrulha oceanica. Mas mesmo assim, eu acho que o fato de ter sido “adquirido” por leasing indica uma certa cautela por… Read more »

sergio ribamar ferreira

Sr. Luiz Galvão. Obrigado. Porém creio que poderíamos(hipóteses ter tantos costeiros como de ataques como bem disse o Sr. Com as tecnologias atuais creio ser possível termos em pouco tempo subs. de pequena tonelagem com maior velocidade e como bem ilustrou o prezado colega os Scorpenes. Bem, talvez empolgação por acreditar piamente que os submarinos são as belonaves de pronta dissuasão para as marinhas de guerra. De que adianta ter um PA se três desses submarinos convencionais podem colocar O PA de mais de um bilhão de dólares mais tripulação e aeronaves? São apenas conjecturas. De qualquer forma, agradeço o… Read more »

sergio ribamar ferreira

Errata: …colocar o PA de mais de um bilhão de dólares … no fundo…? Reitero apreço e abraços a todos. OBS: Sou a favor de NPo…

Luiz Floriano Alves

Ótimo! Que venha mais uma River. Temos missões a cumprir com essa classe de barco. Só de pensar que nas Malvinas esse navio estava enfrentando aqueles mares bravios me faz ter mais respeito por esse projeto.

Carlos Goes

E aonde foi parar toda ladainha levada aos quatro ventos e tão aplaudida por todos aqui….Aonde foi parar as Amazonas e todo custo desembolsado para ter o projeto e direito de produção?
Mais uma vez a MB joga dinheiro lixo, e muitos aqui aplaudem hoje mas criticam amanha….

esse sim é o verdadeiro complexo de vira latas do brasileiro, sempre ficar com o resto dos outros…

Flanker

Calma!!! A MB disse que não vai consteuir mais unidades do Amazonas? Apenas está sendo noticiada a aquisição, por leasing, de uma única unidade de patrulha oceânica. O que vai ser pago por esse navio não daria para construir uma única unidade da classe Amazonas. O pagamento por leasing é “pingado”, logo, não se compara ao desembolso necessário para construir navios novos. A construção desses navios vai ocorrer, assim que tiver verba suficiente disponível.

Hélio Vieira Guerra

Ótimo. Que venha o navio patrulha em 2019. O País é a nossa Marinha merecem,assim como o nosso A140. Parabéns.

Luiz Floriano Alves

Na reportagem exibida do HMS Clyde, lá nas Malvinas, se ve que está equipado com um Minigun 7,62 em cada borda. Espero que venha com essas armas, que muito ampliam a força coercitiva da embarcação.