Veja como a fragata norueguesa afundada será resgatada
O Ministério da Defesa norueguês compartilhou um plano detalhado e ilustrado de como pretende resgatar a KNM Helge Ingstad, que está sentada no fundo do mar no fiorde de Hjeltefjorden, após colidir com um navio-tanque em 8 de novembro.
Embora o plano não forneça um cronograma sobre quando a operação ocorrerá, uma vez que o tempo depende das condições climáticas e da estabilidade da embarcação, entre outros, ele ilustra como o procedimento de levantamento e transporte será realizado.
Para lembrar, a KNM Helge Ingstad colidiu com o petroleiro Sola TS no fiorde Hjeltefjorden, perto de Bergen, em 8 de novembro. Após a colisão, todos os 137 tripulantes foram evacuados enquanto a fragata foi intencionalmente encalhada para evitar que ela afundasse em águas profundas. Na noite entre 12 e 13 de novembro, a fragata escorregou das rochas para águas mais profundas, apesar de ter sido presa com fios de aço.
Enquanto a fragata poderá ser desmantelada, já que a maioria dos sistemas críticos do navio passou uma quantidade considerável de tempo debaixo d’água, a Marinha ainda planeja içar o navio e transportá-lo para a base naval de Haakonsvern. A Helge Ingstad será levantada pela embarcação de transporte pesado holandesa Rambiz e carregada na semi-submersível BoaBarge 33/34 para transporte até a base.
O Ministério da Defesa anunciou na segunda-feira que os mergulhadores completaram a remoção de todos os mísseis da fragata antes da operação.
As imagens abaixo (cortesia do Ministério da Defesa da Noruega) fornecem uma visão geral passo a passo da operação de resgate.
Inicialmente, o Ministério da Defesa norueguês estimou que a elevação do navio e seu transporte até a base naval seriam concluídos até a primeira semana de dezembro. Não está claro se o procedimento seria concluído neste período de tempo.
FONTE: Naval Today