Alto oficial chinês sugere ataque a navios da Marinha dos EUA no Mar da China
O tabloide chinês Global Times organizou uma conferência em Pequim, sábado, 8 de dezembro, que apresentou declarações belicosas sobre Taiwan e os EUA
TAIPEI (Taiwan News) – Em uma conferência realizada em Pequim no sábado, o governo chinês e oficiais militares discutiram questões no Mar do Sul da China e o atual estado das relações entre os EUA e a China.
A mídia chinesa relata que a situação no Mar do Sul da China deve crescer mais intensamente no próximo ano, com um oficial militar também declarando que a China deveria estar preparada para atacar navios de guerra dos Estados Unidos, caso os EUA violem as “águas territoriais” chinesas.
Dai Xu (戴 旭), que é presidente do Instituto de Segurança e Cooperação Marítima, bem como comandante e coronel da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China, foi citado pelo tabloide Global Times dizendo o seguinte:
“Se os navios de guerra dos EUA invadirem as águas chinesas novamente, sugiro que dois navios de guerra sejam enviados: um para detê-lo e outro para abalroá-lo … Em nossas águas territoriais, não permitiremos que navios de guerra dos Estados Unidos causem distúrbios.”
Referindo-se às operações cada vez mais regulares de Liberdade de Navegação (FONOPs) realizadas pelos Estados Unidos no Mar da China Meridional, Dai disse que não conseguia entender por que as pessoas na China tinham medo de usar a força militar para combater a atividade norte-americana de FONOP.
Mais recentemente, os EUA enviaram dois navios de guerra através do Estreito de Taiwan quatro dias após as eleições de Taiwan realizadas em novembro, o que causou alarme entre as autoridades em Pequim.
Falando sobre Taiwan, Dai pareceu expressar sua expectativa por aumentar a tensão no Mar da China Meridional, enfatizando que a China não deveria ter medo de conflitos.
Ele sugeriu que alguma forma de provocação no Mar da China Meridional poderia levar a China a uma ação militar contra Taiwan.
“Isso aumentaria a velocidade de nossa unificação com Taiwan … Vamos apenas estar preparados e esperar. Uma vez que uma oportunidade estratégica surja, devemos estar prontos para assumir Taiwan”.
Outro orador, Huang Jing, da Universidade de Língua e Cultura de Pequim, afirmou que a política externa dos EUA não era mais capaz de competir com Pequim na atração de apoio de outros países da região.
Huang é professor chinês-americano e um suposto espião do Partido Comunista Chinês, que foi deportado de Singapura em 2017 por passar informações privilegiadas a autoridades de Singapura em nome de uma potência estrangeira.
Huang diz que a política de Pequim continua “firme, mas flexível” na região, e também expressou sua crença de que os países da ASEAN apoiam cada vez mais as reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China.
Huang também teria feito a declaração “O Japão atacou o Pearl Harbor depois que assumiu o controle do Mar do Sul da China”.
FONTE: Taiwan News
LEIA TAMBÉM: