Marinha Indiana introduz Sistema de Resgate Submarino com DSRV
A Marinha Indiana introduziu um Sistema de Resgate Submarino com um Veículo de Resgate de Submersão Profunda (DSRV) juntamente com equipamentos associados. Este sistema possui um Sonar de Varredura Lateral para localizar a posição do submarino em perigo no mar, fornecendo alívio imediato por meio do desdobramento de Contêineres de Suporte de Vida de Emergência com a ajuda do Veículo Operado Remotamente (ROV) e depois resgatando a tripulação do submarino usando o próprio DSRV. Em um acidente submarino, a rapidez da resposta é crucial para a segurança da vida.
Para garantir a mobilização antecipada, o sistema foi adquirido em uma configuração Flyaway que permite o transporte rápido do Sistema de Resgate da base para a localização exata do submarino em dificuldades por meio de transporte em meios aéreos/terrestres/marítimos.
O DSRV indiano tem a capacidade de resgatar pessoal de um submarino em dificuldades (DISSUB) até uma profundidade de 650 metros e é o mais recente em termos de tecnologia e capacidades. Ele foi projetado e fornecido para atender aos requisitos exclusivos dos submarinos indianos pela James Fisher Defense do Reino Unido. Foram encomendados dois sistemas que serão baseados na costa leste e oeste da Índia, respectivamente, para fornecer redundância, alta disponibilidade operacional e resposta imediata para lidar com uma contingência de submarinos.
O Rescue System passou recentemente por extensas provas de mar, em que muitos registros foram definidos. O DSRV mergulhou a mais de 666 metros, o Veículo de Operações Remotas (ROV) mergulhou a 750m e o Sonar de Varredura Lateral mergulhou a 650m. Também foram alcançados acoplamentos submarinos reais com diferentes tipos de submarinos, juntamente com a transferência de pessoal do submarino para o DSRV, simulando assim o resgate submarino.
Com esta capacidade, a Índia juntou-se a uma seleta liga de nações que têm essa capacidade única e está agora em posição de fornecer não apenas cobertura de resgate para seus próprios submarinos, mas também para outras nações amigas no IOR e além. Nossa visão é emergir como um centro de excelência regional para Serviços de Resgate Submarino, de acordo com a estatura de uma grande nação.
FONTE: Ministério da Defesa da Índia