Pescadores vietnamitas encontraram um torpedo pesado na costa da Província de Phu Yen, no Vietnã.

O objeto cilíndrico, com 6,8 metros de comprimento e 54 cm de diâmetro, com barbatanas na cauda e hélice, tem caracteres chineses no corpo. A cabeça laranja indica que é um torpedo de exercício, sem carga explosiva.

De acordo com a informação original, em 18 de dezembro, o pescador Tran Minh Thanh (40 anos de idade, comunidade An Hai) saiu para praticar a pesca de arrasto e descobriu o estranho objeto a cerca de quatro milhas náuticas da costa.

O Sr. Thanh arrastou o objeto, levou-o para bordo do seu barco e depois relatou às autoridades.

Na manhã de 19 de dezembro, forças militares, guardas de fronteira, policiais e pescadores levaram o objeto para a praia, aguardando a ação da agência competente.

Pelas características da arma, é um torpedo pesado chinês Yu-6.

Torpedo pesado chinês Yu-6
Torpedo pesado chinês Yu-6

Ironia do destino

Em outubro de 1978, navios de pesca chineses encontraram um torpedo de combate Mk-46 Mod 1 Block 2 da US Navy, que não explodiu, perto das ilha Hainan.

O torpedo foi entregue aos militares chineses, para apreciação e mais tarde foi utilizado para desenvolver uma cópia de engenharia reversa, no âmbito do Projeto 109.
A primeira fase dos trabalhos de engenharia reversa foi realizada pelo Instituto Xi’an, entre dezembro 1978 e abril de 1979.

O desenvolvimento da cópia chinesa Yu-7 começou em 1982. A enorme tarefa foi partilhada entre o Instituto 705, responsável pela concepção geral e pelo desenvolvimento do sistema de controle de águas rasas, e a NPU, responsável pelo desenvolvimento do sistema de controle de águas profundas.

Torpedo leve chinês Yu-7, cópia do Mk.46 americano
Torpedo leve chinês Yu-7, cópia de um Mk.46 americano encontrado por pescadores

As fábricas 872 e 874 foram responsáveis pela produção torpedo. O programa entrou em engenharia de desenvolvimento em 1984.

A equipe de projeto produziu 80.000 blueprints e mais de 100.000 páginas de documentos técnicos. Mais de 90 institutos de pesquisa e fábricas em todo o país estiveram envolvidos na produção de mais de 5.000 peças e 4.500 instrumentos para o torpedo.

Leia a história completa da cópia do torpedo chinês clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments