SSBN chinês Type 094 classe Jin, equipado com mísseis balísticos JL-2

A China realizou recentemente o primeiro teste conhecido de um novo míssil balístico lançado por submarinos (SLBM), um desenvolvimento significativo quando Pequim tenta reforçar suas forças nucleares.

O teste, relatado pela primeira vez pelo The Washington Free Beacon e confirmado pelo The Diplomat, envolveu o novo míssil JL-3, que os analistas especulam que poderia transportar múltiplas ogivas. Embora a China ainda não tenha confirmado o teste, teria sido monitorado pelos EUA.

O teste foi realizado no Mar Bohai, no final de novembro, usando um submarino convencional modificado, mas a nova arma deverá ser instalada operacionalmente nos novos submarinos de mísseis balísticos nucleares Type 096, que ainda estão em desenvolvimento.

“As quatro SSBNs da classe “Jin” da China representam a primeira dissuasão nuclear com base marítima credível da China”, escreveu o Departamento de Defesa em seu relatório de 2018 sobre o poder militar chinês, referindo-se aos submarinos do Type 094. “O SSBN Type 096 de próxima geração da China, supostamente armado com o SLBM JL-3, provavelmente começará a ser construída no início de 2020.”

Os atuais submarinos Type 094 carregam mísseis JL-2, variantes navais dos terrestres DF-31. Um relatório do Centro Nacional de Inteligência Aérea e Espacial argumentou no ano passado que “o míssil permitirá, pela primeira vez, que os SSBNs chineses atinjam partes dos Estados Unidos das áreas operacionais localizadas perto da costa chinesa”.

Um Type 094 com as portas dos silos de mísseis abertas

Acredita-se que o JL-3 tenha um alcance muito superior ao do JL-2, que tem um alcance estimado de cerca de 7.000 quilômetros. O The Diplomat, citando estimativas da inteligência dos EUA, sugeriu que o alcance total do novo míssil poderia ser superior a 9.000 km. O Free Beacon, no entanto, colocou o alcance entre 11.000 e 14.000 quilômetros. Durante o teste mais recente, o míssil não voou em seu alcance completo, talvez porque o teste foi uma avaliação de verificação de sistemas.

De qualquer forma, o alcance estendido do JL-3 dá à China a capacidade de mirar em alvos no continente americano sem se aventurar longe da costa da China em águas onde o submarino pode ser mais vulnerável a ataques no caso de um confronto.

No infográfico abaixo, o submarino Type 094 e o míssil JL-2.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments