China testa novo míssil balístico lançado de submarino
A China realizou recentemente o primeiro teste conhecido de um novo míssil balístico lançado por submarinos (SLBM), um desenvolvimento significativo quando Pequim tenta reforçar suas forças nucleares.
O teste, relatado pela primeira vez pelo The Washington Free Beacon e confirmado pelo The Diplomat, envolveu o novo míssil JL-3, que os analistas especulam que poderia transportar múltiplas ogivas. Embora a China ainda não tenha confirmado o teste, teria sido monitorado pelos EUA.
O teste foi realizado no Mar Bohai, no final de novembro, usando um submarino convencional modificado, mas a nova arma deverá ser instalada operacionalmente nos novos submarinos de mísseis balísticos nucleares Type 096, que ainda estão em desenvolvimento.
“As quatro SSBNs da classe “Jin” da China representam a primeira dissuasão nuclear com base marítima credível da China”, escreveu o Departamento de Defesa em seu relatório de 2018 sobre o poder militar chinês, referindo-se aos submarinos do Type 094. “O SSBN Type 096 de próxima geração da China, supostamente armado com o SLBM JL-3, provavelmente começará a ser construída no início de 2020.”
Os atuais submarinos Type 094 carregam mísseis JL-2, variantes navais dos terrestres DF-31. Um relatório do Centro Nacional de Inteligência Aérea e Espacial argumentou no ano passado que “o míssil permitirá, pela primeira vez, que os SSBNs chineses atinjam partes dos Estados Unidos das áreas operacionais localizadas perto da costa chinesa”.
Acredita-se que o JL-3 tenha um alcance muito superior ao do JL-2, que tem um alcance estimado de cerca de 7.000 quilômetros. O The Diplomat, citando estimativas da inteligência dos EUA, sugeriu que o alcance total do novo míssil poderia ser superior a 9.000 km. O Free Beacon, no entanto, colocou o alcance entre 11.000 e 14.000 quilômetros. Durante o teste mais recente, o míssil não voou em seu alcance completo, talvez porque o teste foi uma avaliação de verificação de sistemas.
De qualquer forma, o alcance estendido do JL-3 dá à China a capacidade de mirar em alvos no continente americano sem se aventurar longe da costa da China em águas onde o submarino pode ser mais vulnerável a ataques no caso de um confronto.
No infográfico abaixo, o submarino Type 094 e o míssil JL-2.