A fragata Type 054A "Liu Zhou" visitando o Brasil em 2013 - Fotos: Alexandre Galante

A fragata Type 054A “Liu Zhou” visitando o Brasil em 2013

A China iniciou recentemente a construção de uma versão para exportação de um de seus navios de guerra avançados e a entregará ao Paquistão quatro unidades como parte de um importante acordo armamentista, segundo a China State Shipbuilding Corp., uma grande empreiteira de defesa estatal.

O navio é uma versão da mais avançada fragata de mísseis guiados da Marinha Chinesa, a Type 054A.

No final de dezembro, o navio estava em construção no estaleiro Hudong-Zhonghua, em Xangai, notando que será equipado com modernos sistemas de detecção e armas e será capaz de operações antiaéreas, antissubmarino e de defesa aérea.

Segundo a Marinha Paquistanesa, a classe do navio é do Type 054AP, o que significa que se baseia na Type 054A da Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

Uma vez construído, o navio de guerra será uma das maiores e tecnologicamente avançadas plataformas da Marinha do Paquistão e fortalecerá a capacidade do país de responder aos desafios futuros, manter a paz e a estabilidade e o equilíbrio de poder na região do Oceano Índico. Ele também apoiará a iniciativa da Marinha Paquistanesa de garantir rotas marítimas para o transporte marítimo internacional, patrulhando as águas distantes.

A Type 054A é a melhor fragata em serviço com a PLA Navy. Fontes militares disseram que o navio tem um deslocamento total de cerca de 4.000 toneladas e está equipado com radares e mísseis avançados. Cerca de 30 fragatas Type 054A estão em serviço com a PLA Navy.

Type 054A vista pela popa
Helicóptero Harbin Zhi-9 (Z-9C,) versão naval do AS 365N Dauphin II fabricado sob licença – Foto: Alexandre Galante
Dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio C-803
A Type 054A tem dois CIWS Type 730 de 30 mm, um em cada bordo – Foto: Alexandre Galante
Lançadores VLS, canhão e lançadores de foguetes antissubmarino na proa

Cao Weidong, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa de Estudos Militares do PLA, disse que no passado, a Marinha Paquistanesa pediria a seus empreiteiros chineses que usassem radares ocidentais ou armas em navios construídos na China porque acreditavam que as tecnologias navais ocidentais eram melhores do que as chinesas.

“Mas parece que todas as armas e radares no novo navio serão produtos chineses, o que reflete nosso progresso na indústria e a confiança da Marinha Paquistanesa em nossa tecnologia e capacidade”, disse ele.

Cao disse que há muitas nações vendendo fragatas no mercado, então o Paquistão deve ter feito comparações completas em termos de capacidade de combate e custos.

“Acredito que a razão pela qual eles escolheram nosso tipo é que o nosso é um dos poucos que podem realizar todas as tarefas de defesa aérea, antinavio e antissubmarino”, disse ele, esperando que o serviço da fragata chinesa vai impulsionar a capacidade de defesa do Paquistão.

Um insider no setor de construção naval da China com conhecimento do programa Type 054AP disse ao China Daily sob condição de anonimato que o navio é o maior e mais poderoso navio de combate que a China já exportou.

“Baseado em imagens que circulam na internet, o navio terá células de lançamento verticais que podem disparar mísseis de defesa aérea HQ-16 da China e outros tipos de mísseis. Células de lançamento verticais trarão flexibilidade ao usuário em termos de portfólio de armas. É uma capacidade de combate mais forte”, disse ele, acrescentando que a Type 054AP é a melhor fragata que o Paquistão pode acessar no mercado internacional.

“As Type 054AP duplicarão o poder de combate da frota de superfície da Marinha Paquistanesa”, disse ele.

As Type054AP serão equipadas com o radar phased array SR2410C

A Type 054AP também é conhecida como Type 054B

FONTE: China Daily

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments