Alemanha aprova exportação de fragata Meko A200 ao Egito
A Spiegel Online, citando documentos oficiais, informou em 2 de janeiro de 2019, que o Conselho de Segurança Federal alemão aprovou a exportação de uma fragata Meko A200 para a Marinha Egípcia. A fragata, produzida pela ThyssenKrupp, provavelmente custa cerca de 500 milhões de euros, disseram fontes à publicação. A Spiegel observou que o Egito pode comprar outra fragata do fabricante, além da que foi aprovada.
Nos últimos anos, o Egito considerou uma nova compra de embarcações de superfície, buscando principalmente para produtos franceses e alemães. A Marinha Egípcia opera corvetas Gowind 2500 e uma fragata FREMM comprada recentemente da França, mas evidentemente favoreceu a alemã Meko A200 para sua nova compra.
Em novembro de 2018, La Tribune informou que um contrato entre o Egito e a Alemanha por quatro Meko A200 – no valor de até 2 bilhões de euros – havia sido assinado dois meses antes. A publicação observou que o governo egípcio estava inicialmente querendo comprar duas Meko A200, ambos para serem construídas na Alemanha, mas depois ajustou sua exigência para quatro navios, com um a ser construído no Egito.
No entanto, o acordo foi congelado logo após a assinatura, de acordo com o La Tribune, decorrente da pressão saudita. A deterioração das relações entre a Arábia Saudita e a Alemanha, especialmente após o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi por sauditas, levou Riad suspender o financiamento para a compra do Egito. Mesmo assim, o Handelsblatt informou no mês de novembro que um acordo para duas fragatas no valor de um bilhão de euros havia sido finalizado e um contrato para a ThyssenKrupp.
FONTE: Navy Recognition
esse canhão na proa ta meio estranho… não parece fazer parte do projeto original da embarcação… sei la…
Sim, ficou meio desproporcional, mas essa é a Argelina, creio que o canhão escolhido pela marinha sul africana para a classe valour seja o canhão original do projeto
O Egito compra tudo que é de material de defesa de vários países sejam ocidentais ou não, a logística de lá deve dar uma dor de cabeça em seus oficias responsáveis.
Porque não outra fremm? São da mesma categoria, porque não comprar mais e otimizar a logística? Será alguma insatisfação com o produto ou com o fabricante?
As fragatas FREMM são de categorias distintas, visto que estas tem deslocamento aproximas de 6000t, em quanto as Meko 200 desloca aproximadamento 3400t
A Alemanha não tem remorso nenhum..simplesmente é uma colonia que recebe ordem dos Âmis.
Motivos dessa compra: Aster-30, boas condições de financiamento por conta da situação atual da TKMS, luz verde de Israel para a venda dos alemães…
Este deveria ser o projeto no Arsenal de Marinha, em conjunto com EMBRAER, SICONTA MKIV etc…(2 no Brasil e 2 na Alemanha)…Sonho
Porque a Alemanha teria que consultar Israel para vender um navio para o Egito?
La vente des deux Meko A200 aurait le feu vert d’Israël. “De conception déjà ancienne, la Meko A200 ne menacera pas la supériorité navale de la marine israélienne”, explique-t-on à La Tribune. Car Tel Aviv fait pour sa part construire par TKMS quatre corvettes Sa’ar 6 de nouvelle génération à Kiel en Allemagne, incorporant le dernier cri des équipements et armements israéliens (C-Dome, Barack-8, radar MF-Star, etc). De fait, Berlin adopte la même politique pour les corvettes que pour les sous-marins : livrer un armement moins sophistiqué au Caire qu’à Israël. Le sous-marin Dolphin et sa version NG sera ainsi… Read more »
Entao… pelo que foi descrito no artigo nao ha vantagem alguma para o Egypto comprar uma arma que vai deixa-lo em defasagem tecnologica em relacao as outras potencias da regiao independente de ser Israel, ja que ambos os países ja firmaram um acordo de paz.
Seria o mesmo que os EUA nao venderem armamentos de ponta para o Brasil so pq a Argentina nao ia gostar.
Egypt ne peut pas acheter un bateau militaire sans l’autorisation d’Israel.
exato, luz verde de israel tem o mesmo valor de um fósforo queimado.
Vcs estão se esquecendo que o grande inimigo do Egito e da Arábia Saudita, hoje é o Irã, basta ver as ameaças feitas por este ao comércio marítimo mundial.
Remorsismo alemão.
Exatamente… remorso alemao.
Vamos analisar,
Fragata FREMM + fragatas MEKO + corvetas Gowind 2500 = Salada logística
Nao sei se essa diversidade e boa para o Egito.
Diversidade porém estão dotando sua marinha de bons meios navais.
Para marinhas pequenas a padronização não é tão crítica. Possuímos navios ingleses e franceses e não vejo grandes questionamentos logísticos.
Enquanto as múmias vão de Meko 200 outros vão de jangada…
Fragasta Meko a200 pode lançar misseis tomahawk
Não, o “Tomahawk” exige uma versão do MK-41 chamada de versão de ataque, que possa acomodar um míssil tão grande.
Valeu Dalton pela explicação,tirou minha duvída ???