Fragata HMS Argyll caça submarinos no Mar das Filipinas
A fragata Type 23 HMS Argyll da Royal Navy caçou submarinos no Mar das Filipinas durante exercícios com marinhas aliadas do Japão e dos Estados Unidos.
Esta foi a primeira vez que essas marinhas se combinaram assim, testando suas habilidades de guerra antissubmarino.
O destróier porta-helicópteros do Japão, JS Izumo, trabalhou com a fragata baseada em Plymouth para caçar um submarino da Marinha dos EUA, que fazia o papel do inimigo durante dois dias de treinamento.
A Argyll já trabalhou ao lado da Marinha Japonesa (Força Marítima de Autodefesa do Japão) durante sua atual missão – em uma missão de nove meses no Golfo e no Pacífico – mas esta é a primeira vez que as três nações trabalham juntas nessa região.
“Compartilhar a experiência e a experiência da Royal Navy com nossos parceiros e aliados em todo o mundo enfatiza o compromisso do Reino Unido em promover segurança internacional e estabilidade”, disse o comandante Toby Shaughnessy, comandante da HMS Argyll.
Como parte dos exercícios, o Izumo e a Argyll lançaram helicópteros para caçar o submarino.
O helicóptero Wildcat da Type 23 foi carregado com um Torpedo Variável de Teste (TVT) pelo 208 Flight antes de lançar-se do convés da Argyll para intensificar a busca pelo submarino dos EUA.
Os japoneses também enviaram seus helicópteros antissubmarino Seahawk juntamente com uma aeronave de patrulha marítima.
“Dado o aumento do tráfego marítimo em todo o mundo e os eventos atuais, a importância de uma maior colaboração e cooperação entre nossos três serviços altamente capazes e semelhantes não pode ser exagerada”, disse o capitão Katsuyoshi Motoyama, comandante do Izumo.
“Todos compartilhamos uma visão comum de melhorar a eficácia operacional de nossas forças marítimas”.
A Argyll está atualmente em um destacamento de nove meses e seguindo estes exercícios atracou ao lado da Base Naval dos EUA em Yokosuka, Japão.
Após as operações durante o período de Natal, esta foi uma oportunidade para a tripulação do navio explorar a capital Tóquio e conhecer nas montanhas ao redor de Yokosuka para participar de esportes de inverno.
FONTE: Royal Navy