Clique na imagem para ampliar

A Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN; Chinês: 中国人民解放军 海军), também conhecida como PLA Navy, é o braço de guerra naval do Exército de Libertação Popular, que é o braço armado do Partido Comunista da China.

A PLAN pode traçar sua linhagem até unidades navais que lutaram durante a Guerra Civil Chinesa e foi estabelecida em setembro de 1950. Durante os anos 1950 e início dos anos 1960, a União Soviética prestou assistência à PLAN na forma de assessores navais e exportação de equipamentos e tecnologia. Até o final da década de 1980, a PLAN era em grande parte uma força ribeirinha e litorânea (Marinha de Águas Marrons).

No entanto, na década de 1990, após a queda da União Soviética e uma mudança para uma política externa e de segurança mais orientada para o futuro, os líderes das forças armadas chinesas foram libertados de se preocupar com disputas de fronteira terrestre e voltaram sua atenção para os mares. Isso levou ao desenvolvimento da Marinha do Exército de Libertação Popular em uma Marinha de Águas Verdes até 2009. Antes da década de 1990, o PLAN tinha tradicionalmente desempenhado um papel subordinado à Força Terrestre do Exército de Libertação Popular.

Em 2008, o general Qian Lihua confirmou que a China planeja operar uma pequena frota de porta-aviões em um futuro próximo, mas com a finalidade de defesa regional em oposição ao “alcance global”. A partir de 2013, oficiais do ELP também delinearam planos para operar na primeira e segunda cadeias de ilhas. Os estrategistas chineses denominam o desenvolvimento do plano de uma Marinha de Águas Verdes em “uma Marinha defensiva e ofensiva regional de Águas Azuis”.

A Marinha do Exército de Libertação Popular é composta de cinco ramos; a Força Submarina, a Força de Superfície, a Força de Defesa Costeira, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Força Aérea Naval. Com uma força pessoal de 255.000 homens e mulheres, incluindo 10.000 fuzileiros navais e 26.000 da força aérea naval, é a segunda maior marinha do mundo em termos de tonelagem, atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos, e é a primeira em número de navios.

Marinha Chinesa em demonstração de força
Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments