Rússia revela novos detalhes do drone nuclear subaquático ‘Poseidon’
A agência de notícias russa TASS revelou alguns detalhes sobre o drone nuclear subaquático “Poseidon”.
O “Poseidon”, também conhecido pelo Ocean Multipurpose System Status-6 ou “Kanyon” pela comunidade de inteligência dos EUA, é um novo drone estratégico russo impulsionado por um reator nuclear miniaturizado.
Segundo a reportagem, a velocidade máxima do drone “Poseidon” será de mais de 107 nós (200 km/h), com profundidade máxima operacional de mais do que um quilômetro. Para comparação, a velocidade máxima dos modernos submarinos nucleares é de 32 nós, e torpedos 48 nós.
A alta velocidade do “Poseidon” será possível devido à supercavitação, através da qual uma bolha de gás envolve o torpedo na velocidade máxima. Isso minimiza o contato da água com o torpedo, reduzindo significativamente o arrasto.
Além disso, a TASS alegou que o mais novo veículo subaquático autônomo (AUV – autonomous underwater vehicle) russo será impossível de atacar devido às peculiaridades de suas manobras.
O ‘Poseidon’ foi projetado para criar uma onda de tsunamis de até 500 metros de altura, que contaminaria uma ampla área na costa inimiga com isótopos radioativos, além de ser imune a sistemas de defesa antimíssil, como mísseis antimísseis, armas laser e railguns que podem neutralizar um ICBM ou um SLBM.
O drone nuclear russo moderno foi oficialmente anunciado em março de 2018, juntamente com outros sistemas de armas futuros, destinados a combater o desenvolvimento de tecnologias de mísseis anti-balísticos pelos EUA.
O drone está incluído no programa de armamentos da Rússia para 2018-2027 e o Poseidon deve entrar em serviço antes do fim do programa, acrescentou a fonte.