Indonésia negocia mais três submarinos Type 209/1400
Funcionários do Ministério da Defesa indonésio estão atualmente em negociações com o construtor naval estatal PT PAL e a empresa sul-coreana Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) para uma encomenda subseqüente de três submarinos diesel-elétricos Type 209/1400.
Verificações realizadas pelo Jane’s desde o início de janeiro de 2019 com várias fontes do setor e do governo confirmam que as negociações dizem respeito a acordos de compartilhamento de trabalho que podem ser realizados para cada embarcação e programas de crédito de defesa sul-coreanos que podem ser utilizados para financiar a aquisição.
Caso isso se concretize, o contrato, que inclui um pacote de suporte e treinamento em todos os três submarinos, deve valer aproximadamente US$ 1,2 bilhão.
A Indonésia assinou um contrato de US$ 1,1 bilhão para três submarinos Type 209/1400 com a DSME em dezembro de 2011. Dois navios sob o contrato foram entregues, enquanto um terceiro está atualmente aguardando o lançamento nas instalações da PT PAL em Surabaya. O primeiro submarino foi encomendado em agosto de 2017 como KRI Nagapasa (indicativo 403).
Como indicado nos pontos iniciais de discussão vistos pelo Jane’s, o primeiro submarino que estará no contrato subseqüente será o quarto navio da classe “Nagapasa” da Indonésia, será montado nas instalações da DSME em Okpo, na Coreia do Sul.
No entanto, a PT PAL construirá dois dos seis módulos do submarino em Surabaya, enquanto a DSME construirá os quatro módulos restantes na Coreia do Sul. Uma vez prontos, os módulos indonésios serão enviados para a Okpo para montagem.
FONTE: Jane’s