Os dois novos submarinos A26 da Marinha sueca terão o nome de HSwMS Blekinge e HSwMS Skåne, Ministério da Defesa da Suécia, anunciado em 16 de janeiro.

Os nomes dos dois novos submarinos foram aprovados pelo rei sueco Carl XVI Gustaf, de acordo com a tradição de nomeação de navios da Marinha da Suécia, informou o Ministério da Defesa.

O ministério disse ainda que o primeiro submarino seria entregue em 2024, e o segundo em 2025. O HSwMS Blekinge foi originalmente programado para ser entregue em 2022.

Os submarinos A26 de propulsão independente do ar, estão sendo construídos pelo fabricante sueco de defesa Saab Kockums, sob um valor de SEK8.6 bilhões (aproximadamente US$ 950 milhões) de 2015. A construção do primeiro submarino começou em setembro de 2015, segundo um anúncio da Saab.

A Saab oferece três variantes A26 de diferentes comprimentos e deslocamentos, com base nos requisitos da missão. A menor é a versão “Pelagic” de 50 metros, que tem uma autonomia AIP de 20 dias. A seguir, a versão “Oceanic”, que mede 65 metros de comprimento e uma autonomia de mais de 30 dias. O maior modelo “Extended Range” tem mais de 80 metros de comprimento e um alcance de mais de 10.000 milhas náuticas, segundo a empresa.

O A26 construído para a Suécia substituirá os atuais submarinos da classe Gotland, o primeiro dos quais completou recentemente uma atualização de meia-vida recebendo uma extensão de casco de dois metros para acomodar atualizações e novas tecnologias que serão usadas nos A26.

A A26 será capaz de lançar mísseis de cruzeiro a partir de lançadores VLS além da tradicional carga de minas e torpedos. O novo design também contará com o que a Saab se refere como o Portal Multi Missão, um lançador de forças especiais colocado próximo aos tubos de torpedos na proa que permite aos mergulhadores nadar horizontalmente. O portal será amplo o suficiente para o lançamento e recuperação de diversas cargas de missão, como veículos tripulados e não tripulados.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments