Cronograma do Programa de Submarinos (Prosub) para 2019
No dia 14 de dezembro de 2018 aconteceu cerimônia de lançamento do Submarino Riachuelo (S40), o primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um nuclear que estão sendo construídos pela Marinha do Brasil.
A Estratégia Nacional de Defesa (END), lançada em 2008, estabeleceu que o Brasil deve ter uma “força naval de envergadura”, incluindo submarinos com propulsão nuclear. Naquele mesmo ano, foi firmado um acordo de transferência de tecnologia entre Brasil e França.
O programa viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota de cinco submarinos Tipo 209 já existentes, de origem alemã. E culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR).
Os quatro submarinos convencionais brasileiros já começaram a ser construídos e estarão prontos até o final de 2022. O primeiro deles é o Riachuelo (S40). Depois virão o Humaitá (S41) em 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.
Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.
Segundo a ICN – Itaguaí Construções Navais, o cronograma do Prosub para o ano de 2019 é o seguinte:
JANEIRO
- Carga total das baterias do Submarino Riachuelo
ABRIL
- Embarque do KE (mecanismo de controle dos tubos lança-torpedos) no S-BR2
MAIO
- Embarque do MEP (Motor Elétrico Principal) no S-BR2
- Instalação do TLT (Tubos Lança-Torpedos) no S-BR3
JUNHO
- Submarino Riachuelo (S-BR1) no cais
AGOSTO
- Mergulho estático do S-BR1
- Embarque do Cradle de Vante do S-BR2
- Usinagem do escotilhão fêmea do S-BR3
OUTUBRO
- Submarino Riachuelo (S-BR1) pronto para navegação
- União das seções S3/S4 + antepara de vante do S-BR4
Vamos torcer para que não tenham imprevistos, que ocorra tudo conforme o planejado e o quantos antes estejam operacionais
Vamos torcer também para que a eficiência domine a Marinha e ela consiga adiantar esse cronograma porque 2020 ta longe.
Da uma desanimada ver o cronograma estimado das Tamandarés 2024-2027, é compreensível, mas não evita a impressão de que leva uma infinidade de tempo até lá kkk
Concordo plenamente contigo teropode, já pensou se os 11 bilhões que o BNDES “emprestou” para a Venezuela tivessem sido empregados na defesa, ou os 14 bilhões de Angola? Uma quantia dessas daria um belo upgrade na frota
Quando nossos Tipo 209 estiverem no fim de suas vidas úteis, a tendência é que se construam mais Scorpène BR ou nucleares? E iriam apenas repor as 5 unidades para se unirem aos 4 convencionais em andamento e ao SN Álvaro Alberto ou há a possibilidade de aumentarmos nossa força de submarinos?
Isso ainda é uma discussão, tem quem defenda um segundo lote, tem quem defenda a opção de construir somente nucleares.
Acho que poderia ser só nucleares para substituir a frota antinga os 5 atuais ,no caso já teriamos o dominio do nuclerar , e ai o aumento da frota com ais 5 ou 6 convencionais
Nao sou especialista naval, mas acredito que se em 10 ou 15 a Marinha consegui-se a combinação de 08 ou 09 scorpene SBR 04 ou 03 nucleares SNBR, chegaríamos a 2035 com uma força invejável de 12 submarinos.
Infelizmente, temos que lembrar que submarinos nucleares sao caros pra fazer e caros para operar, o que o diga a Royal
Não confunda custos de SSNs com custos de SSBNs
Esses 5 nao são suficientes,eu li uma informaçao de um site q a Marinha pretende construir me parece q 16 sunmarinos convencionais e 5 nucleares no programa Prosub
15 Submarinos Convencionais e 6 Submarinos Nucleares…
http://portalclubedeengenharia.org.br/2018/02/21/o-prosub-e-o-submarino-nuclear-brasileiro-sn-br/
Legal sbr4 ja esta no horizonte
O nome de batismo desses submarinos é dantesco. Exceto o SN-10.
Todos os demais são horríveis.
Cada nome dos SBRs retrata uma história, uma memória de conflito armado. Mas acho o Riachuelo um nome bastante bacana e marcante até pela sua própria história.
Feio ? Eu acho eles irados
Feio? O nome da maior vitória da Marinha do Brasil? É como um inglês achar veio o nome Trafalgar.
Horrível é demonstrar em público desconhecimento da história militar do próprio país.
Todos os nomes são de batalhas decisivas da Guerra do Paraguai
Apenas uma correção Marcelo. A batalha de angostura não foi da guerra do paraguai, mas sim da guerra de intervenção brasileira na Argentina contra o governo de rosas
São nomes de batalhas travadas e vencidas pelo brasil na guerra do Paraguai. Dantesco seria se fossem: Pablo Vitar, Anita, Xuxa, Fernandinho Beira Mar. O que a caterva bandida vitimista gostaria de ver. Pois eles são os heróis da ralé.
Amigos editores, sugestão de leigo ( e a maioria dos acessos é de leigos ) coloquem entre () o significado de termos como KE, MEP, TLT e etc. ou no fim da matéria um pequeno glossário. O iNguinorante aqui agradece, rs.
Obrigado pela sugestão, atualizamos o texto. Abs!
Que é isso meu chefe, eu ( e os outros vários leigos que deram like, rs ) é que agradeço. Abs.
Boa!
O lançamento de um submarino até a sua prova de mar é bem mais complexo do que navios de guerra.
Até pq se mergulhar .Pode não voltar.
Flávio, lembra do projeto S-80 construído pela Navantia? Ele foi capaz de submergir, mas depois não conseguia emergir, abriu um rombo no orçamento espanhol, portanto bata três vezes na madeira e que a prova se mar não seja na sexta-feira kkk
Se mergulhar pode voltar a superficie… Mas se afundar, nao!
O Submarino nuclear detonou muito tempo e dinheiro, lembro de ter lido sobre o mesmo a 25 anos atrás.
Espero que a marinha se concentre nos convencionais, e nas frotas de superfície.
Precisa lembrar que o Brasil esta fazendo na parte nuclear tudo sozinho e praticamente sem dinheiro (uma migalha por ano) Alguem pode informar quanto tempo demorou e quanto foi gasto para o inicio dos testes do projeto americano Manhattan. Lembrando que os americanos ainda tiveram ajuda (não sei qual foi o peso de cada um ) do Canadá e do Reino Unido.
O projeto Manhattan segu do a wiki.. Durou 6 anos.
Caro Dirceu, a ajuda do Reino Unido foi grande. No desespero pela sobrevivência na Batalha da Inglaterra, ‘entregaram’ ao parque industrial norte-americano seus projetos nucelares, tecnologias de sonares e radares e até os estudos de motores a jato.
Podemos dizer que abrirão mão de um futuro para terem o presente.
Os britânicos não “entregaram”, mesmo entre aspas pode dar uma impressão que os americanos entraram apenas com o dinheiro…eles se uniram ao “Manhattan” que era um projeto inúmeras vezes maior do que os britânicos podiam sonhar ainda mais diante da precariedade em que se encontravam em plena guerra. . Os britânicos gostam de pensar que a bomba atômica foi um esforço conjunto, de igual para igual com os americanos, há divergência sobre isso, de qualquer forma, sem ajuda britânica os americanos teriam a bomba da mesma forma, apenas, não em 1945, porém os britânicos se continuassem sozinhos levariam muito mais… Read more »
Quando estará pronto para a primeira patrulha?
Parabéns Marinha!!! Acredito que devemos concentrar recursos para aumentar a frota de submarinos e depois focar em meios de superfície novos.Enquanto isso aproveitar as fragatas Inglesas / Americanas que serão desativadas para manter a força de superfície operacional.
NÃO e2 a solução ideal aem duvida porem fazendo isso teremos uma boa condição de Defesa no A.S., e ai teremos tempo para desenvolver corvetas e fragatas em parceria , pois o Brasil estará livre da crise se Deus quiser ( confio na equipe econômica e em nosso Presidente)
“Submarino Riachuelo (S-BR1) pronto para navegação”
Neste ponto já se pode dizer pronto para “guerra”???? Ou precisa ainda mais tempo no mar?
Pergunta de um ignorante
Ainda não estará pronto, o submarino precisa passar pelos testes de mar e de certificação. Só estará pronto depois que for incorporado à Marinha.
Ora, um manjador da geografia de Arda
Não serão ao todo 16 SBR? Com uma produção acertada e garantida dentro das realidades a fim de garantir uma frota de subs efetiva e eficiente?
Itaguaí não está aí só para meia dúzia de subs não….
Muito bom estar vivenciando está realidade.
Espero que bons frutos venham com este novo governo, quem sabe até, com as Freem mobiliando nossa esquadra. Sou apaixonado pelo seu design!
As Italianas hein…
Kkkkk
16? Esse número é real, sem piada matemática de mal gosto?
geralmente a esquadra de submarinos no brasil é mantida com 9
Excelente notícia!
Acho que a MB já deveria encomendar mais 5 unidades dos SBR e mais uma do SNBR com modificações no projeto como mini submarino para resgate e Mec,s, sistema de lançamento vertical de mísseis Moreia (MT-300 naval) e Marlin (MANSUP), maior tonelagem de deslocamento etc.
Outra providência seria escolha de novos nomes, quem sabe da fauna e flora marinha ou mitologia marinha, tais como Netuno, Craquem etc.
Quem sabe até lá já estará pronto os sistemas de guerra eletrônica nacional e armas como Sonat/ Sonap, Torpedo pesado, Decois etc.
Netuno e Kraken não acho uma boa idéia hehe, deixando as homenagens e história de lado um pouco, talvez seria bacana uma nomenclatura nova, como Cruzeiro do Sul, Três Marias, Carina, Orion, Aquila, nomes assim.
Ué? Nome de constelação pra navio? Haha
Eu sou mais de se colocar nome de cidades litoraneas do país rsrs
Olá Felipe
Para quem navega, o nome de constelações faz todo o sentido, pelo menos para mim faz kkk
Nomes de cidades litorâneas também não é ruim, mas nesse caso faz mais sentido dar nomes de estados, temos muitos estados que já faz um tempo que não são homenageados
Acho que nomes como Fortaleza, Recife, Porto Seguro, Angra, Vitória são bons nomes pra subs e todos de cidades litoraneas kkkk Não mencionei os estados pq aí não teria novidade alguma. E alguns nomes da armada imperial como Defensora, Intrépida, etc seriam bons tb
Orion e Áquila já achei bom.
Porém como são recursos marinhos creio que não cairia bem.
Quem sabe Triton, Tridente etc rsrs
Vamos por nome de peixe, Bonito, Badejo, Pescada, Agulhão, Pargo, Vermelho, Garoupa, Namorado etc huehue
Badejo não é o nome que o Galante recebeu quando do seu batismo ao mergulhar num submarino da MB?
Sim 🙂
A MB deveria já está projetando um genuíno SSGN, que no meu entender, deveria ser o próximo nuclear a ser construído, com capacidade de desembarcar 75 grumec’s totalmente equipados. O AV-MT naval com um alcance maior (pelo menos 1000 km), talvez até um míssil de cruzeiro mais pesado (tipo brahmos). Isso num horizonte de 15 anos e com a economia crescendo pelo menos 3% ao ano.
O dobro de SSK’s e umas 6 fragatas (FREEM Bergamini?) já renovaria a MB.
Em que fase do projeto está o submarino nuclear?
Existe, por exemplo, desenhos das cavernas, especificações de aço, etc?
A essa altura, ainda seria possível usar o projeto do Barracuda para o nosso reator?
E em relação ao nosso próprio reator, em que situação se encontra?
E da fase de projeto do reator, para a construção de um reator fixo e depois para o reator que irá equipar o submarino, quanto tempo?
Tem trocentas matérias sobre isso aqui no PN, homi
Tomara que a marinha construa outro sub nuclear ao mesmo tempo que o Álvaro Alberto , isso elevaria nosso conhecimento na construção de subs nucleares e diminuiria o tempo de espera para construir outro subs nucleares. Do mesmo modo que estamos construindo os subs convencionais um após o outro , devemos fazer o mesmo com os subs nucleares ganharemos força submarina em pouco tempo .
Armaria, um só já é um tiro, imagine dois. Com a licença do trocadilho sem graça, a MB não tem bala pra isso não.
Com a construção dos SK-209 , já tínhamos conhecimento para construir um subnuc, vide exemplo do projeto SNB10.
Ainda não entendo o porquê da MB ter investido tantos recursos no projeto Scorpone.
Mas já que investiram que tirem o melhor proveito.
Não tínhamos. Não recebemos a ToT completa dos 209, não fabricávamos a proa, por exemplo, que vinha pronta da Alemanha. O SMB-10 não chegou a ter o projeto detalhado,
O SN-BR está sendo projetado com auxílio francês.
Que bom,apesar de 1 por anos ser devagar demais eu acho,mas,contato que seja levadi em frente sem atrasos e sem consumir mais dinheiro ta otimo.
E as tamandares? Como anda as negociações alguem sabe?
Um por ano para um país que não está em guerra e não a vislumbra no horizonte tá de bom tamanho. Só é preciso manter ritmo e que o estaleiro de Itaboraí não pare nunca mais.
E como sempre mencionam aqui, quem tem um não tem nenhum, então ao menos mais um SN-BR se faz necessário
Nós tivemos uma marinha poderosa no tempo do império.
Sugiro os nomes para os submarinos de D. Pedro I e D. Pedro II.
Justa homenagem
Deixa esses pros NAe
Um regime republicano homenageando imperadores não faz sentido, certo?
Os Russos Homenageiam um monarca se eu n me engano, Pedro o Grande, em um de seus Kirov
Mas nós não somos a Rússia.
Essa discussão é muito antiga aqui no grupo, já falamos muito sobre isso, no programa da MB estão 15 SBR + 6 SNBR , ou seja tudo em 3 lotes, no 1º lote ( o actual) serão 5 unidades (1 SNBR + 4SBR), no 2º lote serão 6 unidades (2 SNBR + 4 SBR) e no 3º lote serão 10 unidades (4 SNBR + 6 SBR), devemos nos lembrar que o PROSUB é o maior projecto de engenharia do Hemisfério Sul, algo so ao alcance de um selecto grupo de paises (EUA, Russia, China, França, UK, India) , o Brasil… Read more »
“Grandes de novo?”
Quando é que isto ocorreu anteriormente.
Você não conhece a história do Brasil, não é?
Quem conhece sabe que isso aqui sempre foi algo de ruim pra médio.
uma pergunta de leigo:
a quantos navios de superfície um submarino pode dar combate sozinho?
a primeira situação é um grupo tarefa com porta aviões escoltas dedicados e cobertura anti submarino.
a segunda seria uma escolta de navios mercantes.
sei que as questões são hipotéticas pois temos que considerar se é perto do continente ou em alto-mar.
isso já mudaria as condições de engajamento.
verifiquei as diferenças do nosso sub para um scorpene normal,então quais suas capacidades com uma tripulação com as garras afiadas?
obrigado pela atenção.
Ainda acho que o subnuc deveria ser cancelado e em vez de gastar com ele gastar em mais 2 ou 3 SBR
Teríamos uns 7 SBR até 2028 e na minha opinião muito mais úteis.
Sabemos que o subnuc no final das contas custará 10% ou 20% do orçamento da MB por ano para manter.
O submarino convencional, apesar das qualidades, tem sérias limitações: não tem velocidade para perseguir navios e precisa usar o Snorkel para recarregar as baterias, ficando vulnerável à detecção. O único submarino de verdade é o nuclear, que tem autonomia virtualmente ilimitada e ainda produz o próprio oxigênio.
Leonardo, no caso de Brasil, com toda a seriedade de nossos Políticos e até de alguns militares, eu concordo com vc. Se botou uma fortuna fora e ate o momento nda so sonhos e devaneios da MB, mesmo caso dos 2 PA. Qualquer um sabe das vantagens de um sub nuclear, só que na MB não vai ficar pronto nunca, e se por algum milagre o ficar, não tera verba para operar e também não passara de uma unidade. 7 Sub Convencionais com AIP, nos supririam perfeitamente a um custo muito mais aceitável a nossa realidade. Já falam ate e… Read more »
Leonardo M. Foi discutida em rodas de conversa testemunhadas inclusive por não iniciados como eu, no dia 14/12/18 durante o lançamento do S40 a POSSIBILIDADE de se encomendar um quinto SBR, o SBR5, para dar volume de trabalho e ser lançado estrategicamente “entre” o SBR4 e o SN A. Alberto, que pelas previsões só deve ser lançado ao mar em 2027/28 e ficar operacional em 2029/30. Isso foi comentado por almirantes como uma possibilidade real para o mês de agosto de 2019 quando se começa a discutir o OGU para o próximo exercício(2020).
O SBR5 serviria para fazer o pessoal da ICN “manter a Mão” até a construção do SN. Um cronograma ideal pensado no dia 14/12/2018 seria que o casco de um quinto sub pudesse ser iniciado no máximo até 2022 para que o timing ficasse perfeito.
E o PROSUPER nada, né?
Pessoal, o que vai ser feita com a nossa classe de submarinos Tupi ( Tipo 209)? Vão se reformados para operarem juntos com o da classe Riachuelo, ou serão vendidos pior ainda, serão progressivamente desativados nos próximos anos. Resumindo o que acontecerá com os nossos 209?
O “Tupi” passou pelo que teoricamente seria seu último “PMG” garantindo a ele pelo menos outros 7 anos de serviço, suficiente para alcançar 35 anos de comissionamento em 2024 e que não valeria a pena diante da incorporação de novos submarinos, ampliar esse prazo. . Foi comentado aqui no blog anos atrás, que 2024 deverá coincidir com a entrega ao setor operativo do SBR 4, portanto, há grande chance da força de submarinos iniciar 2025 com os 4 “Scorpenes” e 4 IKLs” , um aumento substancial quando comparado ao que se tem hoje, tanto numericamente quanto qualitativamente. . Caso essa… Read more »
Valeu mestre Dalton!!!
Pelo que aprendi por aqui ainda há a questão de tempo de imersão e profundidade nessa equação de limite de vida útil. Creio que dá p/ comparar c/ a aviação em que uma aeronave pode até ser velha pelo ano de fabricação, mas ser relativamente nova pelo nº de ciclos ( decolagens / pousos, que preferencialmente devem se igualar, rs ) que reflete o verdadeiro uso desta.
Vão fazer o que com todo esse espaço que vai sobrar no SNBR já que não vai ter lançador de míssil vertical??
A tripulação será maior…pode não ser a única razão para o espaço extra, mas, é de importância significativa.
Tripulação maior só aumenta os gastos ☹
Submarinos de propulsão nuclear exigem tripulações maiores que as de um convencional, ainda mais se comparados com um “peso médio” como o “Scorpene”, incluindo tripulantes especializados em propulsão nuclear, mas, para se ter algo melhor é preciso investir mais. . Os franceses por exemplo, tem duas tripulações mesmo para seus submarinos de propulsão nuclear “táticos” e ainda assim consideram um ótimo negócio. . Se a marinha brasileira terá recursos para efetivamente operar um pequeno esquadrão de submarinos de propulsão nuclear sem afetar significativamente o esquadrão de submarinos convencionais além de outras necessidades é algo que se terá que aguardar, mas,… Read more »
Bom dia a todos. Sobre esse equipamento de busca de corpos que as equipes de busca de Israel está trazendo para ajudar nas buscas em Brumadinho. Pelo que ouvi na imprensa mesmo a vítima estando morta , ou seja , sem emitir calor ; o equipamento localiza. Alguém pode dar detalhes sobre esse equipamento ? Obrigado e abraços
Não gostei de terem colocado o nome do almirante no submarino nuclear , soou corporativismo do pior tipo. Um grande projeto como esse é um feito nacional antes de qualquer coisa…
O Álvaro Alberto era um patriota de primeira, fez de tudo pro Brasil conseguir dar os primeiros passos no campo nuclear, tentou até contrabandear centrífugas se eu n me engano lá da Alemanha Ocidental
Caros, sempre debatemos o “tamanho” de nossa frota, seja ela naval, aerea ou terrestre, acredito que o parâmetro a ser adotado deva ser simplesmente qual o tamanho das RIQUEZAS as quais nossas frotas irão defender. Quanto valem as riquezas naturais da Amazônia? Quanto valem as riquezas naturais da Amazônia Azul? Quanto vale o PIB produzido pela população brasileira? Em quanto essas riquezas poderão ser multiplicadas sem as amarras impostas após mais de 38 anos de governos oligarcos-socialistas? Quanto valerão essas áreas produtivas: petróleo, produtos agrícolas, materias primas, pecuária, industria e serviços etc., para uma população mundial de 7 bilhões de… Read more »
boa noite SRs ; onde eu assino Senhor Alfredo RCS ? tuas palavras sao puramente a verdade que toda sociedade deveria questionar aos Politicos ,Militares e planejadores, Populaçao , estrategistas do Estado Brasileiro com suas Instituiçoes ; mas so um pequeno detalhe que questiono , este governo que esta presente e todos NOS anseiamos por todas as mudanças necessarias a Naçao, sera que ira questionar a joint venture da Boeing Embraer nos termos atuais de negociaçao apresentado ao setor jornalistico ? porque esse negocio de 80% Boeing e 20% Embraer e realmente um negocio lessa Patria.
Eduardo,
O Governo Bolsonaro já deixou claro que não é contra a JV entre a EMB e a Boeing. Se este governo que tem uma forte influencia militar (com um grande viés nacionalista) já aceitou que a JV é uma boa solução para a empresa, e a própria alta direção da EMB também é a favor (temos que lembrar que não é uma compra hostil), fica difícil ter argumentos sólidos contra a JV.
Você pode ser contra a venda é o seu direito, mas sem bons argumentos são palavras jogados ao vento.
Um grande abraço
com a tecnologia do grafeno podemos ter baterias mais leves e mais poderosas fora outras aplicacoes como condutores mais eficientes,revestimento pro submarino ficar mais invisivel e blindado.
Aguardamos atenciosamente a finalização do SN-BR.