Submarinos Scorpène da Índia ainda estão sem torpedos modernos
Houve pouco progresso na aquisição de novos torpedos pesados para a frota submarina da Marinha Indiana
O primeiro submarino de míssil balístico de ppropulsão nuclear da Marinha Indiana (SSBN), INS Arihant, e o submarino diesel-elétrico (SSK) da classe Scorpène (SSK) INS Kalvari ainda não carregam torpedos pesados devido a um longo processo de aquisição que começou há mais de uma década.
Os torpedos são os principais sistemas de armas de um submarino para atacar e defender-se contra submarinos de ataque inimigos e navios de guerra de superfície. Por enquanto, submarinos da classe “Arihant” e da classe “Kalvari” devem estar armados com torpedos mais antigos e menos eficazes, deixando a força submarina da Índia mais vulnerável a ações inimigas no caso de um conflito no futuro próximo.
O Ministério da Defesa indiano (MoD) deverá discutir a aquisição de novos torpedos durante uma reunião de alto nível nos próximos dias, de acordo com relatos da mídia indiana. “Espera-se que uma reunião de alto nível do Ministério da Defesa discuta a proposta de adquirir torpedos pesados para o submarino nuclear INS Arihant e os submarinos da classe “Kalvari” da Marinha Indiana”, disse uma fonte da Marinha Indiana. como dito pela ANI News em 30 de janeiro.
No entanto, os observadores da defesa não acreditam que isso leve a um processo de aquisição acelerado. O MoD indiano emitiu seu último pedido de informações há mais de um ano, mas até agora não emitiu uma proposta oficial. A Marinha Indiana está atualmente avaliando o torpedo alemão SeaHake e o francês F21 Artemis. O MoD cancelou um pedido de 98 torpedos do Black Shark em 2017, após um escândalo de corrupção envolvendo a compra de helicópteros.
O torpedo Black Shark era especificamente para ser adquirido pela Marinha Indiana para serviço a bordo dos submarinos da classe “Arihant” e “Kalvari”. De acordo com funcionários do MoD, tem havido alguma discussão sobre a revitalização do negócio do Black Shark.
A Marinha Indiana também encomendou 73 torpedos pesados Varunastra de 533 milímetros (21 polegadas) de producão autóctone, embora não esteja claro quando a produção em série do novo sistema de armas terá início. A Bharat Dynamics Limited obteve uma licença para fabricar o torpedo Varunastra da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) em abril passado. O torpedo é atualmente adotado para os tubos de torpedos dos submarinos diesel-elétricos classe “Kilo” (classe “Sindhughosh”).
Notavelmente, o Varunastra, juntamente com o estoque existente de torpedos da Marinha Indiana, não pode ser disparado da classe “Arihant” ou classe “Kalvari” sem modificações nos tubos de torpedos e no software. Não está claro se essas modificações estão atualmente em curso no primeiros de suas classes, INS Arihant e INS Kalvari.
FONTE: The Diplomat