USS Gerald R. Ford - CVN78

USS Gerald R. Ford CVN78 em testes operacionais

O navio de guerra mais caro da Marinha dos EUA, o Gerald R. Ford, de US$ 13 bilhões, teve 20 falhas em seus sistemas de lançamento e aterrissagem de aeronaves durante operações no mar, de acordo com o escritório de testes do Pentágono.

As falhas anteriormente não divulgadas com os sistemas eletromagnéticos feitos pela General Atomics ocorreram durante mais de 740 testes no mar desde a entrega do porta-aviões em maio de 2017, apesar dos elogios dos oficiais da Marinha de suas crescentes capacidades de combate. A Marinha deve pagar para consertar tais falhas sob um contrato de desenvolvimento “cost-plus”.

Os novos problemas de confiabilidade aumentam as dúvidas de que o porta-aviões, designado como CVN-78, cumprirá sua taxa planejada de missões de combate por 24 horas – a métrica principal para qualquer porta-aviões – de acordo com o relatório anual do escritório de teste operacional sobre as principais armas do Departamento de Defesa.

“Nenhuma das interrupções ocorridas durante as operações de voo do CVN-78 causou danos ao pessoal ou danos à aeronave ou navio”, disse Michael Land, porta-voz da Marinha, em um e-mail.

Houve, acrescentou, dois “abortos de missão” associados ao sistema de lançamento da catapulta. Em ambos os casos, as operações de voo foram brevemente suspensas e “uma correção foi implementada”.

A questão do lançamento e aterrissagem é separada dos problemas de funcionamento em 11 elevadores para levantar munições de baixo do convés, uma questão que é examinada pelo presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado, James Inhofe, um republicano de Oklahoma.

O Ford “provavelmente não alcançará” seu requisito de taxa de surtidas por causa de “suposições irreais” que “ignoram os efeitos do clima, emergências de aeronaves, manobras de navios e composição aérea atual nas operações de voo”, disse Robert Behler, diretor operacional de testes do Pentágono, em sua avaliação porta-aviões, obtida pela Bloomberg News.

O relatório completo de armas de Behler para 2018 será publicado esta semana – provavelmente apenas alguns dias antes de a Marinha anunciar um único contrato multibilionário de projeto e construção para a construtora de navios Huntington Ingalls Industries Inc. para o terceiro e quarto porta-aviões do programa de US$ 58 bilhões. É parte do esforço do serviço de expandir sua frota de 284 navios para 355, a partir de meados da década de 2030.

Em um memorando enviado ao secretário de Defesa em exercício, Patrick Shanahan, transmitindo o relatório anual, Behler destacou os problemas do Ford, dizendo que, embora “tenham ocorrido melhorias, a confiabilidade fraca e desconhecida continua afetando o navio e os principais sistemas”.

FONTE: Bloomberg

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