Almirante Gorshkov

Almirante Gorshkov

Almirante Gorshkov
Fragata Almirante Gorshkov

Duas embarcações navais russas foram equipadas com uma arma defensiva que, durante os testes, causou alucinações e vômitos em alguns indivíduos devido ao seu efeito desorientador.

A RIA Novosti, agência estatal de notícias da Rússia, informou que um fabricante militar russo havia começado a fornecer a arma à Marinha, um dispositivo de “interferência visual óptica”, chamado Filin 5P-42. O nome da arma “Filin” se traduz em “Águia Coruja”.

A tecnologia, desenvolvida para ofuscar e incapacitar atacantes, foi implementada nas fragatas russas Almirante Gorshkov e Almirante Kasatonov, de acordo com um comunicado da Ruselectornics, que criou o sistema Filin.

O site 9News informou que a arma dispara um feixe, semelhante a uma luz estroboscópica, o que dificulta a capacidade do inimigo de visualizar os navios. A arma também pode suprimir a tecnologia de visão noturna, sistemas de mira a laser e mísseis antitanque até uma distância de mais de três milhas.

Testes da arma revelaram que os voluntários que tentaram acertar os alvos protegidos pelo Filin com armas de precisão, armas de assalto e metralhadoras, todos tiveram dificuldade em apontar. Eles não conseguiram ver o alvo.

Quase metade dos participantes, 45 por cento, afirmaram sentir tontura, náusea e  desorientação, de acordo com a RIA Novosti. Outros 20% disseram que sofreram alucinações e descreveram uma “bola de luz se movendo na frente dos olhos”. O fabricante também afirmou que o dispositivo pode temporariamente cegar os atacantes.

Espera-se que dois outros navios de guerra, atualmente em construção, sejam equipados com o dispositivo, assim como o Gorshkov e o Kasatonov, que atualmente estão patrulhando o Oceano Ártico.

Filin 5P-42
Uma das configurações do Filin para instalação em navios

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments