Porta-aviões Charles de Gaulle embarca 30 caças Rafale Marine durante exercício
Por ocasião do exercício FANAL da Marinha Francesa, o porta-aviões Charles de Gaulle (R91) estabeleceu um novo recorde. Nada menos que 35 aeronaves, incluindo 30 caças Rafale Marine, estavam presentes a bordo e, durante um “Photex”, todas alinhadas no convés de voo.
Apenas um dos dois Dauphin que realizam a tarefa de “Pedro” (socorro de tripulantes de aeronaves em caso de queda na água durante pouso e decolagem) do grupo aerotransportado, aquele de onde as imagens foram tiradas, não aparece nessas fotos.
Além dos dois Dauphin “Pedro” da flotilha 35F e Rafale Marine das flotilhas 11F, 12F e 17F, há duas aeronaves de alerta aéreo antecipado E-2C Hawkeye da 4F , bem como um terceiro helicóptero Caiman Marine da 31F ou 33F.
Esta é a primeira vez que o Charles de Gaulle embarcou tantos Rafale Marine, mesmo em relação ao seu último desdobramento no final de 2016, quando embarcou 24 aeronaves.
O Charles de Gaulle foi originalmente projetado para poder carregar até 40 aeronaves no total, entre caças, aeronaves AEW e helicópteros.
O PA Charles de Gaulle teve sua construção iniciada em 1989, foi lançado ao mar em 1994 e fez sua primeira viagem em 2001.
O navio desloca 42.500 toneladas e é movido a propulsão nuclear, com dois reatores Areva K15 de água pressurizada (PWR) com 150 MWt cada.
O custo total do navio chegou a 3 bilhões de euros, sem contar as aeronaves.
FONTE: Mer et Marine