Naval Group começa a produção de OPVs para a Marinha Argentina
Após a promulgação do contrato com a Argentina, o Naval Group iniciou o trabalho nos quatro navios de patrulha offshore. O primeiro navio a ser entregue será o L’Adroit. Desenvolvido pelo Naval Group e construído com recursos próprios, este navio já havia sido disponibilizado à Marinha Francesa desde 2011
A Argentina decidiu adquirir quatro navios de patrulha offshore (OPVs) construídos pelo Naval Group. O contrato entrou em vigor em 14 de fevereiro de 2019, e o Naval Group iniciará a produção dos quatro navios. O primeiro a ser entregue será o L’Adroit.
Desenvolvido, financiado e construído em menos de dois anos pelo Naval Group, o L’Adroit foi disponibilizado para a Marinha Francesa desde 2011, demonstrando assim sua capacidade operacional para a ação do Estado no mar. Os outros três navios de patrulha serão construídos na França.
As equipes do Naval Group realizarão uma revisão completa do L’Adroit e modernizarão certos equipamentos para garantir todo o seu potencial para a Marinha Argentina, ao mesmo tempo em que atenderá às necessidades específicas da Marinha. A autonomia dos quatro navios será prolongada através de uma maior capacidade de produção de água doce a bordo.
Os três novos OPVs também serão adaptados para a navegação nas águas frias dos mares do sul graças ao reforço estrutural. Todos os quatro navios serão equipados com um canhão de 30 mm operado remotamente.
O OPV 87, um navio inovador
Engajado em várias missões militares, bem como no policiamento da pesca e segurança marítima, notadamente na operação Atalante de combate à pirataria, o L’Adroit já demonstrou sua eficiência e a importância das inovações do Grupo Naval desenvolvidas para o benefício das marinhas, comandos e guarda costeira.
Os navios de patrulha offshore da Argentina se beneficiarão das inovações propostas pelo Grupo Naval e comprovadas pela Marinha Francesa:
- Grande autonomia e excelente capacidade de navegação;
- Visibilidade de 360° do passadiço e mastro único para cobertura de radar de 360°;
- Lançamento discreto e seguro de barcos rápidos em menos de 5 minutos;
- Equipado para a operação de drones aéreos e de superfície.
Essa gama de embarcações também se beneficia da expertise do Naval Group em sistemas de informação e comando, permitindo maiores capacidades de vigilância marítima e detecção automática de comportamento suspeito. O L’Adroit é equipado com o sistema de missão Polaris® desenvolvido especificamente pelo Naval Group para ação estatal em missões no mar e aprovado pela Marinha Francesa.
Características técnicas
O navio de patrulha offshore pode permanecer no mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e acomodar um helicóptero. Operado por uma equipe reduzida de 40 pessoas, ele também pode acomodar até trinta passageiros.
Comprimento total: 87 metros
Boca: 14 metros
Deslocamento: 1.650 toneladas
Velocidade máxima: 20 nós
Acomodação: 40 pessoas (tripulação) + 19 pessoas (passageiros)
Endurance: 7.000 milhas náuticas
Capacidade de embarque: duas embarcações leves de até 9 metros e um
helicóptero da classe de 10 toneladas
DIVULGAÇÃO: Naval Group