almirante de esquadra Celso Luiz Nazareth
Almirante de esquadra Celso Luiz Nazareth

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

O almirante de esquadra Celso Luiz Nazareth, atual diretor-geral do Pessoal da Marinha, será, ainda neste primeiro semestre, o novo chefe do Estado-Maior da Armada (EMA).

Ele substituirá o também almirante de esquadra Liseo Zampronio, que assumiu o EMA a 4 de janeiro e deixará o cargo precocemente (entre o fim de maio e o começo de junho), a fim de ocupar uma vaga de representante militar brasileiro junto à Organização das Nações Unidas.

O Almirante Liseo substituiu o almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, que, cinco dias mais tarde – a 9 de janeiro –, assumiu o cargo de Comandante da Marinha.

O Estado-Maior da Armada é o Órgão de Direção Geral da Marinha e tem o propósito de assessorar o Comandante da Força, além de contribuir com o Conselho Militar de Defesa e com o Conselho de Defesa Nacional.

Dentro da Marinha o EMA cuida da área estratégica. Além disso, ele supervisiona o trabalho de diferentes comitês técnicos da Força, coordena Órgãos de Direção Setorial, trata de temas marítimos e, especialmente, dos assuntos ligados diretamente à Autoridade Marítima, exercida pelo Comandante da Marinha.

Almirante de Esquadra Liseo Zampronio
Almirante de Esquadra Liseo Zampronio

“Empreendedor” – Ex-chefe de Gabinete do ex-Comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira (e por ele muito estimado), Nazareth é definido por seus pares como “um oficial empreendedor”, que se desincumbiu bastante bem das suas tarefas na diretoria do Pessoal.

No Estado-Maior ele terá como prioridade um, neste primeiro semestre, a elaboração do Plano Plurianual Orçamentário, impactado pelas providências inerentes aos compromissos com o estaleiro vencedor do Programa de Corvetas da Classe Tamandaré.

O almirante Ilques pretende assinar o contrato de fabricação das corvetas a 13 de dezembro próximo, data comemorativa do Dia do Marinheiro.

Outro item a ser incluído no Plano Plurianual diz respeito ao cronograma de aquisição de planos para a construção do novo navio polar da Marinha.

Entre as demais tarefas do EMA nesta metade inicial de 2019 estarão (a) os estudos de viabilização dos recursos necessários à importação de dois navios varredores suecos de 2ª mão (230 milhões de dólares), (b) o monitoramento do desgaste dos navios dos esquadrões de Escolta e de Apoio – visando a eventual necessidade de recomendar a baixa (ou a revitalização) de uma ou outra embarcação –, e (c) a garantia da aplicação de recursos no acabamento do submarino Riachuelo e no prosseguimento das obras da unidade que irá segui-lo: o Humaitá.

Promoção – Para a diretoria-geral do Pessoal, sediada no Rio de Janeiro, irá o atual vice-almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, que já serve na área do Pessoal, como diretor de Pessoal Militar da Marinha.

Considerado um dos oficiais mais cultos da cúpula da Força, sua nomeação implica dizer que ele receberá a quarta estrela, de almirante de esquadra.

Aguiar Freire foi diretor de Ensino da Marinha e comandante do 3º Distrito Naval, sediado em Natal (RN).

Outra movimentação importante na cúpula da Força será a do vice-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, que, sem sair do Rio, trocará o Comando do 1º Distrito Naval pelo Comando-em-chefe da Esquadra.

A 24 de abril próximo, o vice-almirante Flavio Augusto Viana da Rocha assumirá a chefia do 1º Distrito, em substituição a Cunha de Menezes.

Depois de dirigir o Centro de Comunicação Social da Marinha durante boa parte da gestão Leal Ferreira, o almirante Rocha, tendo sido promovido a oficial-general de três estrelas, foi escolhido para chefiar o Gabinete de Leal Ferreira – e acabou mantido no cargo durante este início da gestão Ilques Barbosa.

Agora Rocha irá passar suas funções para o contra-almirante Eduardo Machado Vazquez, ex-comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina de Paz das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), que foi escolhido para chefiar o Gabinete do almirante Ilques.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments