Por Renan Russo

Agradeço a oportunidade de poder acrescentar um pouco ao Poder Naval, pelo qual tenho grande apreço. Moro no Rio de Janeiro, tenho 32 anos e coleciono com muita satisfação, brasões e flâmulas navais. Tenho cerca de 250 peças de variadas Marinhas do mundo, sendo grande maioria delas da Marinha do Brasil. Coleciono há pouco mais de 4 anos e comecei quando comprei por acaso um brasão da Fragata União – F45.

Infelizmente, conheço pouquíssimos colecionadores de modo que, para adquirir tal material, conto com a sorte de encontrá-lo em feiras de antiguidades, sites de vendas na internet (Brasileiros e Internacionais), presentes de amigos da própria Marinha e por fim com vendedores de rua que literalmente acham esses itens descartados no lixo (Observei, que quando da morte de algum oficial, algumas famílias por vezes acabam dando o lixo como destino para este material. Por diversas vezes encontrei brasões, miniaturas e outros itens destinados a Almirantes, CMGs, CCs e CFs entre outros, com esses vendedores).

De certo modo acredito que ao colecionar, os salvo do lixo e do esquecimento. Podem não ser tão importantes como por exemplo uma pintura, porém trazem consigo um pouco de história que merece ser preservada. Cito como exemplo as flâmulas do Encouraçado Minas Geraes e do CS Gurupá. Ambos foram descomissionados há mais de 60  anos e pensar que um pedaço de pano que provavelmente pertenceu a um membro da tripulação, sobrevive até hoje é fascinante. Além deste fato, me traz grande prazer buscar dados e conhecer mais sobre as embarcações que originaram todas estas peças.

Infelizmente as flâmulas não são mais confeccionadas com o ímpeto que tiveram até a década de 80, pois ao meu ver são as peças mais belas. Os brasões também sofreram pequenas mudanças, sendo antigamente confeccionados em resina e pintados à mão e hoje em dia, são basicamente fundidos ou prensados. Por falta de espaço apenas alguns brasões ficam pendurados na parede, ficando a grande maioria acondicionada em caixas.

Dentre os diversos itens que possuo, tenho especial apreço pelos Brasões dos Porta Aviões Clemenceau R98, INS Viraat R22, Corveta Purus V23 e as flâmulas do Submarino Tamoio e CS Guaporé. Já entre os mais curiosos da minha coleção estão os brasões do GNS Dzata da Marinha Ganesa e do NNS Enymiri da Marinha Nigeriana.

Tenho também Brasões de embarcações com seus nomes originais, antes de serem incorporadas à Marinha do Brasil tais como:  USS Skylark (Naux Gastão Moutinho U-20), USS James C. Owens (CT Sergipe D35), RFA Bedivere (NDCC Almirante Sabóia G-25), RFA Sir Galahad (NDCC Garcia D’Ávila G-29), Foch (NAe São Paulo A-12), HMS Brazen (Fragata Bosísio F-48), HMS Battleaxe (Fragata Rademaker F-49), HMS Brilliant (Fragata Dodsworth F-47), HMS Broadsword (Fragata Greenhalgh F-46) e por fim o HMS Ocean.

Através da ajuda de um amigo que é Capitão da Reserva, tenho tentado realizar uma exposição destas peças junto à Marinha do Brasil e espero em breve obter êxito. Aliás, mesmo faltando muito para começar a pensar nisso, espero um dia poder doar a coleção para a Marinha do Brasil através do seu Departamento Histórico.

Estou sempre à busca de novos itens para a coleção e meu contato é renanrrusso@gmail.com. Espero também poder conhecer outras pessoas que colecionem estes materiais.

Um Abraço,

Renan Russo

LEGENDAS:

01 – Visão geral de brasões brasilieiros pendurados na parede

02 – Visão geral de brasões brasilieiros pendurados na parede

03 – Visão geral da coleção

04 – Flâmulas do Encouraçado Minas Geraes e do CS Gurupá CS4

05 – Brasões GNS Dzata e NNS Enymiri

06 – Brasões dos PA Clemenceau R98 e CV Purus V23

07 – Brasões RFA Sir Bedivere, USS James C Owens, RFA Sir Galahad e HMS Battleaxe

08 – Flâmulas do Submarino Tamoio S13 e CS Guaporé CS1

09 – Close da Foto 003

10 – Brasões da Marinha Portuguesa

11 – Brasão e Flâmula do CT Santa Catarina D32

12 – Brasões do USS Flying Fish SSN673 e USS Manley DD940

13 – Brasões do HTMS Donchedi, L.E. Eithne e SAS Drakensberg

14 – Brasões do USS Thach FFG43 e USS Moosbrugger DD980

15 – Flâmulas da Marinha Japonesa

16 – Brasões do INS Viraat R22 e HMS Hermes R12

17 – Brasão da Fragata Maestrale F70

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments