Marinha entrega à Embraer último jato AF-1 para ser modernizado
No dia 28 de Março o caça AF-1 (N-1004) pousou na Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto, para ser modernizada. O voo foi realizado com o acompanhamento do caça modernizado AF-1B (N-1008).
O caça, uma versão monoplace, será a última a ser modernizada, tendo sua entrega prevista para Novembro de 2020, quando então, o Esquadrão VF-1 terá 6 caças modernizados (4 monoplaces e 2 biplaces).
As novas aeronaves modernizadas, propiciam aos pilotos da Marinha, ter uma maior consciência situacional e familiaridade com a operação de sistemas de uma aeronave moderna, condição imprescindível no cenário de combate atual.
Modernização
Os AF-1 Falcão (ex-A-4KU Skyhawk II do Kuwait) estão recebendo, além de um glass cockpit e vários outros equipamentos modernos, o radar israelense EL/M 2032, que possui os modos de operação. Ele pode fazer busca ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, e tem como principal tarefa detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície, além de fornecer medida de distância ar-solo para o subsistema de pontaria de armas.
O radar, no sub-modo TWS (Tracking While Scan), possui capacidade de localizar e rastrear automaticamente 64 alvos, simultaneamente, marítimos ou terrestres. No modo SAR (Abertura Sintética), é possível fazer o mapeamento terrestre em operações de esclarecimento (reconhecimento).
O planejamento original era modernizar 12 aeronaves AF-1, nove AF-1Bs e três AF-1Cs, mas por falta de verbas o número de aviões contemplados foi reduzido.
FONTE: Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)