VÍDEO: Navio-Tanque Almirante Gastão Motta chegando ao Porto de Santos – SP
Assista ao vídeo feito por Roberto Smera da chegada do Navio-Tanque Almirante Gastão Motta ao Porto de Santos – SP, no dia 5 de abril.
O Navio de Tanque Almirante Gastão Motta – G 23, é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Em 24 de julho de 1986, teve o seu financiamento aprovado em reunião do Fundo de Marinha Mercante, sendo sua construção autorizada em 15 de dezembro de 1987.
Sua construção teve como objetivo complementar o Navio Tanque Marajó – G27, e substituir o Navio de Apoio Logístico Almirante Gastão Motta – G29 (ex-NM Itatinga, do Lloyd Brasileiro), que teve sua conversão para uso naval cancelada, e acabou sendo vendido em 1987.
O Almirante Gastão Motta foi construído pelo estaleiro ISHIBRAS – Ishikawajima do Brasil S/A, no Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 11 de dezembro de 1989, e foi lançado ao mar e batizado em 1º de junho de 1990, tendo como Madrinha de Batismo a Sra. Maria Elisa Boisson Motta, viúva do Almirante Gastão Motta.
Características:
- Deslocamento: 7.075 ton (dwt), 10.320 (carregado).
- Dimensões: 135.0 m de comprimento, 128.0 m de comprimento entre pp, 19.0 m de boca e 7.52 m de calado máximo.
- Propulsão: Diesel; 2 motores diesel Wärstilä Vasa de 12 cilindros 12V32 de 11.700 hp, acoplado a um eixo com hélice com passo controlável.
- Combustível: 600 toneladas.
- Energia Elétrica: 3 motores diesel Ishibras-Wärstilä 4-R22, 3 diesel geradores de 600 Kw e 440V/60Hz; 2 geradores de 900 Kw e 440V/60Hz, para o sistema de TOM, gerando um total de 3.600 Kw; e 1 diesel-gerador de emergência de 280 Kw.
- Velocidade: máxima de 20.5 nós.
- Raio de Ação: 10.000 milhas náuticas à 15 nós.
- Armamento: nenhum.
- Sensores: 2 radares de navegação tipo Decca.
- Capacidade de Carga: 4.400 toneladas de combustível, sendo 5.100.000 litros de diesel MAR-C e 608.000 litros de JP-5, mais 200 toneladas de suprimentos diversos. É equipado com uma estação de transferência de combustível em cada bordo a meia nau, e de transferência de pessoal e carga leve com capacidade de 280 Kg .
- Código Internacional de Chamada: PWGM
- Tripulação: 121 homens, sendo 13 oficiais e 108 praças, com 12 acomodações extras.
Saiba mais acessando a página do navio no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB, clicando aqui.
Ele mais um navio da Classe Wave e estamos feitos.
Faltou a fragata Constituição e o ndcc Mattoso Maiai para compór o grupio tarefa.
Somado ao Atlântico e o cenário seria lindo
orra, ainda ta faltando ????????? aja saco ne Meu ….
Não entendi MO a sua indignação???
Ninguém fala mais nesse navio
Quero dizer, do Wave
Vem logo Wave, esse daí já está com 30 anos, apesar de navegar pouco “amanhã” já estará com 40 ou 50 anos. isso se não necessitar de um PMG agora. Wave muito mais moderno também.
Qual a idade do Wave em questão?
Ambos entram em serviço em 2003 mas a encomenda do primeiro foi em 1997.
30 anos para navio não é nada
Roberto Smera, seu vídeo é uma obra de arte, parabéns!
De nada, só faltou Video graças ao MO
BZ Ostra!
Faltou gratidão.
Parabéns pelo vídeo
Ele veio sozinho ou ainda virão mais alguns?
Cara, que vídeo espetacular. Em 1:20 o marinheiro faz um joínha……Meu sonho é um dia ter a oportunidade de navegar num navio desses.
Passei sabado em santos e vi esse navio e uma fragata que creio ser a constituição atracados na capitania dos portos
10/04/19 – quarta-feira, bnoite, ele ainda é com casco comum, como antigamente, hoje proibido para navios tanque?? Outra coisa por que ele não possui armamentos, quase todos os navios de suprimentos que vejo possui um canhão na proa, e várias metralhadoras espalhadas pelo convés????
Navio tanque não te diz algo?
Navio Tanque diz tudo amigo. Acontece que esse não é somente um navio tanque. É um navio tanque DE GUERRA!
E, como tal, tem que ter capacidade de se defender. Se armamento algum e com casco simples um barco pesqueiro armado, a depender do armamento, pode fazer um estrago.
Ok, vamos liberar o triângulo do fogo…
Nos blue prints constam 3 canhões de 40mm, 1 na proa e 1 de cada lado da superestrutura, resumindo, está no projeto porém nunca foram instalados.
Tbm quero saber
Até onde eu sei ele é casco simples. Deve ter alguma seção como casco duplo, existia uma regra um pouco complexa que determinava um percentual que deveria ser duplo baseado em alguns critérios. A obrigatoriedade de casco totalmente duplo (costado e fundo) veio depois da construção dele.
Poderia ser convertido para outra função, que não navio tanque, ao invés de ser descomissionado e vendido para sucata. Não acredito que afundem ele, dada a natureza da carga.
casco simples SH
O bom e velho Single Hull
Muito bom o vídeo, achei muito melhor que os vídeos feitos por helicópteros, devido a aproximação que é possível com drone. Parabéns!
Roberto, espetacular!!! Uma visão diferente com o uso do drone!! Será que você poderia fazer este tipo de filmagens com outros navios da MB que chegarem à Santos? Já pensou, uma Fragata ou o PHM?
Adoro este navio tb. Pena que só construimos um. Poderíamos ter quatro deles. Parabésn à tripulação !!!
amigo, o Beto nao Lê aqui, mais uma vez, fui EU que providenciou SAPORRA assim como muitos outros videos, incluindo o Atlantico
Então faz favor e agradeça ao Roberto por nós? Valeu
KKKK Calma ai, marujo!!! rsrs, então MO, xará, futuramente, com autorizações acredito, os próximos poderíam serem feitos com esta qualidade?
Lindas imagens! Parabéns ao Roberto Smera.
parabens ao MO carai que arrumou com o Beto o video ….
parabens, vlw MO…
Padrão Zemió de qualidade
Filmagem, edição, música tudo de Patrão.
Parabéns.
Parabéns Ostrão…
Agradeço por compartilhar conosco, reles cracas, este belo vídeo.
as ordi
Belas imagens. Alguém saberia dizer qual a função de uma marcação circular a bombordo e o domo branco a estibordo, ambos no covnves superior a popa?
Boa noite… a bombordo, área de transferência para operações aéreas… a boreste, antena banda X ou Ku, não sei ao certo… abraço…
Parabéns! O vídeo ficou espetacular! Show!!!
Ôrra, show de bola esse vídeo. Meus parabéns.
Já comecei a imaginar essa filmagem com o Atlântico e as futuras Tamandarés.
Belíssimo vídeo! Parabéns, MO!
Essa música e a do filme Titanic??
Video espetacular! Parabens ao Roberto e ao MO!
esse navio tem a capacidade de reabastecer um submarino em alto mar??
Não existe essa possibilidade… seja por questão de procedimento, seja por questão de material… abraço…
então essa embarcação que nao tem essa capacidade ou a MB que nao tem essa capacidade?? ha navios específicos para tal procedimento??
Bom barco na sua categoria. Aquele helistop poderia ser estendido até a popa, possibilitando o uso de helis maiores. Ao embarcar um heli armado, qualquer navio se torna uma arma naval e um ponto de apoio para os helis da frota.
O NT não embarca ANV… aquela é uma área de transferência e não de pouso… abraço…
Eu desconheço faina de reabastecimento de submarinos no mar nos dias de hoje… os alemães o fizeram durante a II GM, mas o contexto e os submarinos à época eram outros… mas existem sim navios tender (https://www.navy.mil/navydata/fact_display.asp?cid=4625&tid=300&ct=4) que proporcionam suporte fora do porto sede… abraço…
por isso mesmo eu perguntei… lembro que nas II guerra os Uboat “pescavam” toneis no alto mar para reabastecimento…
o que aconteceria se um submarino da MB “ficar sem combustível” em alto mar, seria rebocado?? ou hj em dia nao tem como um submarino ficar sem combustível??
wwolf…submarinos antes de partir para uma missão recebem a quantidade de combustível necessária e também alimentos e depois de esgotados o submarino necessita retornar a base ou porto mais próximo para reabastecimento de combustível e víveres.
.
A tripulação sabe o tempo todo quanto combustível resta, então não há como “ficar sem combustível”.
.
Reabastecer submarino em alto mar seria demorado, complicado e perigoso, mesmo em tempo de paz e não há justificativa para isso…diferente dos alemães durante a batalha do Atlântico que possuíam muitos submarinos e
precisavam que eles permanecessem no teatro de operações mais tempo.
.
Creio ser possível pela popa prezado XO, mas teria que contar com estado de mar 3 no máximo
Aira, como armamentista/convés, imagino o pesadelo que seria fazer uma faina dessas… abraço…
Bravo Zulu para a tripulação! Não importa muito agora se o casco é duplo ou simples, o que importa é que a missão agora pode ser cumprida. Gostaria de ver também o Garcia navegando. Será que já esqueceram dele?
Lindo vídeo com imagens bem profissionais!
MUITO superior aos vídeos institucionais da própria MB. Aquele pessoal tem que dar uma olhadinha no merchan
Ficou sensacional o vídeo!!!
.
Parabéns ao Beto que não lê aqui e ao MO carai que arrumou com o Beto que não lê aqui Saporra! ?
.
Sds
kkkkkkk
MO carai sem saco… kkk
a falta de gratidão arranca o saco de qualquer um!!
Belíssimo Registro … valeria uma serie com todos os principais navios !!!