Um dos jatos Super Étendard Modernisé seguindo de caminhão até o embarque no navio

Embarcaram ontem na França as 5 aeronaves Super Étendard Modernisé (SEM), junto milhares de peças de reposição, bancos de testes e um simulador usado pela Marinha Francesa para treinar seus pilotos.

Todo o material saiu hoje a bordo do navio Lily Auerbach direto para o Porto de Bahía Blanca.

Em 15 de maio de 2018 o governo argentino aprovou um pagamento de US$ 12,55 milhões ao Tesouro francês pela compra dos cincos aviões.

Os 5 (cinco) jatos Dassault Super Étendard Modernisé que serão incorporados à Aviação Naval, carregaram os números 1, 31, 41, 44 e 51 durante o serviço com a Aviação Naval Francesa (Aeronavale).

Fabricado a partir de 1981, o Super Étendard serviu na Argentina, França e brevemente no Iraque entre 1983 e 1985. A República Argentina incorporou 14 desses aviões, e perdeu 3 em acidentes operacionais. A Aviação Naval da Marinha Francesa operou 71 Super Étendard até Julho de 2016, deixando a Armada Argentina como a última do mundo a operar esta aeronave.

A França usou uma versão atualizada chamada Super Étendard Modernisé (SEM), com melhorias significativas em equipamentos eletrônicos, de navegação, ataque e comunicações.

Assim que começou a desativar gradualmente o avião, a Armada Argentina mostrou interesse em peças e suprimentos disponíveis, bem como o possível uso de equipamentos modernizados para converter as aeronaves argentinas, que têm muito menos desgaste do que as francesas.

Cockpit do Super Étendard Modernisé (SEM)

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