De Redação, com agências internacionais

A Marinha Chinesa (Marinha do Exército de Libertação Popular da China) celebrou hoje seu 70º aniversário exibindo o primeiro de uma nova geração de destróieres de mísseis guiados, o Type 055.

O presidente Xi Jinping disse que a Marinha está melhorando sua capacidade de defender as águas chinesas.

Mas Taiwan e outros estão preocupados com as reivindicações territoriais distantes do continente chinês.

Dois navios de combate indianos, incluindo o destróier stealth INS Kolkata, participaram na terça-feira do desfile da frota da Marinha que mais cresce no mundo.

Um total de 32 embarcações da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) navegou em seis grupos, e 39 aviões de combate navais voaram em dez grupos no desfile presidido pelo presidente chinês Xi Jinping, que também é o chefe dos militares e chefe do Partido Comunista da China (PCC).

Além de seu primeiro porta-aviões Liaoning, que é uma reforma de antigo navio da União Soviética, a China exibiu seus mais recentes submarinos, destróieres e caças a jato.

No entanto, o clima com forte neblina prejudicou a visibilidade do desfile. (Para ver as fotos do desfile, clique aqui).

Como parte da nova doutrina militar defendida por Xi, considerado o líder mais poderoso da China nos últimos anos, o exército chinês, o maior do mundo, reduziu o tamanho do seu exército em número de homens nos últimos anos e expandiu sua marinha e força aérea para aumentar sua influência global.

A Marinha Chinesa pela primeira vez em sua história tem bases logísticas em Djibuti, no Oceano Índico, e no porto de Gwadar, no Mar da Arábia, no Paquistão. A China também adquiriu o porto de Hambantota, no Sri Lanka, como uma troca de dívida, embora o governo do Sri Lanka afirme que ele continuará sendo um porto comercial.

Anteriormente, em uma reunião do grupo com chefes das delegações estrangeiras para os eventos da marinha multinacional, o Presidente Xi pediu esforços conjuntos para enfrentar ameaças e desafios comuns no mar.

“O planeta azul que os humanos habitam não é dividido em ilhas pelos oceanos, mas é conectado pelos oceanos para formar uma comunidade com um futuro compartilhado, onde as pessoas de todos os países compartilham o bem e o mal”, disse Xi à agência estatal de notícias Xinhua.

O Presidente Xi observou que a China persegue uma política de defesa nacional de natureza defensiva, dizendo que a Marinha Chinesa continuará a arcar ativamente com suas responsabilidades internacionais, salvaguardar a segurança das hidrovias internacionais e fornecer mais bens públicos para a segurança marítima.

Assista abaixo ao vídeo de propaganda dos 70 anos da Marinha Chinesa:

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments